A decoração sustentável é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força com o passar do tempo.
O mais interessante sobre o design é que ele não se baseia apenas no conceito de ser “ecologicamente correto” — que é necessário e relevante —, mas também tem um compromisso com a sofisticação!
Por ser tão bonita, essa decoração desperta uma nova visão a respeito da sustentabilidade e necessidades mais ecológicas para a preservação do meio ambiente. Suas soluções casam com qualquer lar, podem ser utilizadas em diferentes contextos.
Você quer aprender mais sobre essa decoração que, além de tudo, é sustentável? Vem conosco!
O que é uma decoração sustentável?
O estilo é baseado em elementos que sejam ecologicamente corretos. É um modo de trazer não só uma beleza natural para o seu lar, mas também de fazê-lo mais sustentável de maneira geral.
Opções ecológicas sempre existiram, mas a decoração baseada nesses conceitos é algo novo e uma evolução sustentada por dois motivos:
Aposta em elementos da natureza como plantas e outros elementos para criar uma decoração temática;
Utiliza decoração, que foi resgatada e retrabalhada, com peças que iriam pro lixo, por exemplo.
Do It Yourself na decoração sustentável
Por trazer a sustentabilidade à tona, esse modelo de decoração também conversa com outros conceitos incríveis do planejamento doméstico, como o DIY (Do It Yourself) ou “faça você mesmo”.
O conceito de DIY incentiva criações e reparos por conta própria — tudo isso pode ser combinado, naturalmente, às práticas sustentáveis.
Afinal, a decoração sustentável pode aproveitar aquilo que iria para o lixo, dando uma cara nova para um material que seria descartável e utilizar o que puder em sua decoração inteligente — muitos dos entusiastas do DIY citam que a prática deste conceito é uma espécie de terapia.
O mesmo pode ser dito dessa decoração, a qual é uma forma de exercitar sua criatividade, colocar a cabeça para funcionar e estimular seu senso artístico.
E conforme a decoração toma conta da casa, o dono do imóvel percebe que o lar vai ficando com mais personalidade, parecendo mais autêntico e ganhando a sua cara.
Não perca a oportunidade de conferir 12 ideias de decoração do estilo “faça você mesmo”!
Como fazer uma decoração sustentável?
A decoração sustentável deve partir da vontade de criar algo para sua casa que venha de um item, que quase foi descartado. Uma prática sustentável é evitar o acúmulo de lixo, de sujeira e garantir um mundo mais limpo para a posteridade.
Portanto, antes de descartar um móvel ou objeto logo de cara, tente imaginá-lo como um item novo. Pense se ele não pode se tornar um objeto de decoração, uma pequena obra de arte, uma estátua divertida. São muitas opções!
Para a decoração pensada de maneira sustentável, a criatividade pode ultrapassar todos os limites da sua imaginação, incluindo as ideias para a decoração. Você pode reinventar tecidos, móveis quebrados, brinquedos velhos, madeiras, pallets, vidros, entre outros objetos que no primeiro momento seria lixo descartável.
Para quem pratica este tipo de decoração, objetos já sem uso podem virar uma obra de arte! E claro, você também pode investir em plantinhas caseiras, como lindas suculentas, por exemplo, excelentes para compor sua decoração.
Você pode aprimorar a economia da decoração sustentável combinando-a com ambientes com parede de cimento queimado! Confira tudo sobre o assunto.
Quais as vantagens de uma decoração sustentável?
Para entender melhor, veja os principais benefícios da decoração sustentável e como sua aplicação pode ajudar no visual de uma casa:
É sustentável: claro, essa é sem dúvidas a maior vantagem. Com a decoração realizada de modo a pensar no meio ambiente, vários itens que seriam descartados são reaproveitados, assim gerando menos impacto na natureza;
Estimula a criatividade: por ser uma decoração no estilo DIY, sua imaginação será estimulada ao máximo, sempre pensando na criação de pequenas obras de arte com produtos inusitados;
Deixa seu lar com sua cara: de tanto você compor os cenários com o seu próprio talento artístico, seu lar ficará com sua cara e todo o ambiente terá aquele toque pessoal. Sem dúvidas será incrível!
Economia: se você se basear em produtos que iriam para o lixo, ou comprados por um valor mais barato pelo mesmo motivo, você economiza bastante em sua decoração!
Viu só quantos benefícios estão relacionados à ideia?
Em quais cômodos é possível aplicar uma decoração sustentável?
Precisa de inspirações ou exemplos de quais ambientes podem ter essa decoração? Conheça dicas incríveis para realizar uma decoração baseada na sustentabilidade. Confira as melhores:
1. Sala
A sala é um cômodo espaçoso, que precisa ser aconchegante, certo?
Para sua decoração, você pode apostar em vasos de plantas maiores, mais robustos e também em pequenos itens de decoração pintando aqui e ali em cima de uma mesa no centro, da raque e outros lugares da sala.
Um sofá de pallet também cai muito bem, estão super na moda e saem bem mais baratos que os modelos convencionais comprados em loja.
Já que estamos falando das salas, o que acha de conferir um guia de iluminação do ambiente?
2. Quarto
O quarto é outro lugar ideal para praticar a decoração do tipo sustentável.
Por lá, você pode colocar pequenas plantinhas que não precisam de sol, como suculentas, além de investir em móveis reaproveitados e, claro, peças elaboradas em madeira.
Assim como na sala, você pode aproveitar os pallets para criar uma cama, utilizando também um jogo de roupa de cama de tecidos reaproveitados.
Veja quais são as plantas combinam perfeitamente com quartos!
3. Cozinha
A cozinha sustentável pode receber produtos plantados em uma horta caseira: pequenos legumes como tomates e especiarias, como louro, tomilho, manjericão — todos muito fáceis de plantar!
Outra forma de ser sustentável é ter uma cozinha sem desperdício, sempre aproveitando ao máximo seus alimentos.
Potinhos de tempero e outros recipientes podem ser adaptados em utensílios de vidro ou plástico! Além de serem sustentáveis, eles ajudam a aprimorar a decor do ambiente.
Aproveite a temática de plantas para saber mais sobre a arquitetura tropical!
4. Banheiro
O banheiro sustentável deve, em primeiro lugar, não desperdiçar água. Então, tente reduzir o consumo de água durante o uso.
Além dessa parte, muitos itens podem ser reaproveitados na decoração como cestas, lixos de madeira e muito mais.
5. Escritório
No escritório, cai muito bem algumas plantinhas para compor o cenário, a troca de lâmpadas incandescentes por modelos LEDs também é essencial.
E aqui mais uma vez a decoração sustentável se encontra com a economia: o uso de papel reciclável, também não é nada mal para ser utilizado no escritório sustentável.
Viu como essa decoração tem tudo para ser uma excelente escolha da sua parte? Economia, tendência, beleza e muita inovação!
E claro, a criatividade e a imaginação rolando solta para criar as soluções ideais para sua casa. Não deixe de aplicar nossas dicas em seu lar e tenha uma casa muito mais sustentável!
Aproveite para aprimorar a sua leitura conferindo outras tendências do universo da decoração!