Decoração minimalista: conceito e como usar
Você provavelmente já ouviu falar sobre a decoração minimalista, mas muitas vezes, mesmo já tendo ideia do que se trata, a gente continua em dúvida sobre como seria uma casa decorada nesse estilo. Se você tem essa pergunta ainda sem resposta, fique tranquilo, neste conteúdo tem tudo para te ajudar a entender e deixar a sua casa do jeito minimalista.
Como é conhecido o estilo minimalista?
Vamos começar essa explicação de uma forma bem simples: em primeiro lugar, você provavelmente já ouviu a frase “o menos é mais”, certo? Pois então, agora pense em um estilo baseado nisso. Esse conceito pode ser usado na moda, na arquitetura, na decoração, no design e por aí vai.
Ah, se você tem interesse nesse estilo, mas não quer aderi-lo por completo, não tem problema. Você pode mesclar com outras formas e fazer algo mais sua cara.
O que é uma decoração minimalista?
Esse estilo presa pelo funcional, pelo espaço livre e cores neutras, claras e pasteis. Por isso, quando começar a pensar na sua decoração, é importante ter isso em mente.
No minimalismo não há espaço apenas para a estética, pois ela divide espaço com a funcionalidade. Leia mais e veja 5 passos de como aderir.
1 – Escolha as cores certas!
Normalmente é usado uma paleta de duas ou três cores, justamente porque a ideia é manter o espaço clean, bem simples e evitar os excessos, incluindo a coloração das coisas.
Então, as cores mais usadas em decorações e construções minimalistas são, em primeiro lugar e com maior destaque, o branco. Depois pode ser usado o preto e seus tons, como as variações de cinza. Vale optar por usar mais uma cor em pontos específicos da decoração. Para deixar mais aconchegante, opte por tons pasteis ou tons de madeira.
2 – Retire os excessos
Uma boa forma de começar a sua decoração minimalista é retirando aquelas peças que foram adicionadas somente por decoração. Afinal esse estilo é muito baseado no funcional, em deixar exatamente aquilo que precisa e de forma otimizada e limpa.
Normalmente, as únicas coisas que são deixadas no espaço em excesso são as plantas, isso porque elas conseguem dar um ar aconchegante, colorido e natural para o ambiente, o que é muito vantajoso se você tem medo de decorar sua casa muito clara ou simples.
3 – Decore as paredes
Normalmente, quando decorando um cômodo minimalista, as paredes são pintadas de branco, mas para que não fique sem vida, você pode adicionar um papel de parede simples, neutro e com poucos detalhes, ou então adicionar um roda meio para que fique mais encorpado sem perder o toque simples, você também pode tentar usar um boiserie.
É possível também pintar um pedaço da parede, algo como quase chegando na metade da horizontal, com o tom pastel que optou de usar nas decorações menores. Esse jogo de cor é bem bacana, mas é muito importante que você se mantenha em um padrão das três cores, para que tudo fique equilibrado.
4 – Insira móveis
Quando você for escolher os móveis para adicionar nos cômodos, é muito importante pensar em sua funcionalidade, porque a ideia é espalhar pelo local apenas o necessário. Por exemplo, em uma sala deve-se ter uma TV, um sofá, um móvel para guardar coisas, pufes e algumas plantas, para ambientar. Então tente encontrar opções que sejam belas por si só e em tons da paleta de três cores escolhida, organizando tudo de forma uniforme e minimalista.
Você pode escolher por rodapés em branco, ou no tom do chão ou da parede, que vai funcionar muito bem. Fazer uso de chão de madeira e de detalhes nessa cor e textura, vai te ajudar a manter um ambiente confortável e aconchegante! Todos os estilos de decoração são bem vindos desde que com uma boa razão, se está ali para iluminar, coloque apenas o suficiente para tal, entende?
Além disso, para o minimalismo, a iluminação natural é muito importante e faz completa diferença no resultado da decoração , por isso, janelas são muito bem vindas e suas barras e molduras podem ser escolhidas dentro da paleta de cores, para manter o padrão.
5 – Respeite o espaço do ambiente
Esse é um dos fatores mais importantes do minimalismo, a otimização do espaço é apenas uma tática para conseguir, no fim, deixar um lugar espaçado e com bastantes lugar de respiro, para que tudo se torne simples, aconchegante e obviamente, minimalista. Por isso, não tenha medo de deixar espaços vazios na sua casa!
O que achou de nossas dicas? Compartilhe esse conteúdo sobre decoração minimalista com seus amigos e aproveite também para conferir nosso post sobre decorações cleans, para te ajudar a decorar. Até a próxima!