O retrofit é uma nova tendência que ganha mais evidência na construção civil, promete revitalizar a história das cidades e dominar o mercado nesse segmento. Saiba que seu histórico não está apenas em livros acadêmicos, documentos e relatórios oficiais, mas também na cultura, canções, literatura, e claro, na arquitetura!
Cuidar da arquitetura antiga é conservar a arte e sua história. O retrofit é uma tentativa de conservar prédios antigos, realizando reparos e estruturando com o que há de mais moderno na construção civil.
Nada mais triste do que ver um imenso edifício histórico abandonado, como se não representasse parte essencial da cultura de um povo. E no meio de tanta inovação arquitetônica, as edificações antigas parecem mais charmosas, elegantes e imponentes.
Por isso, entenda, com este artigo, o que é retrofit, como funciona e outras curiosidades, confira!
O que é retrofit?
O retrofit é um processo e técnica que visa conservar a arquitetura antiga, de acordo com suas próprias características, preservando seus aspectos originais.
Falando assim pode parecer algo de pouca técnica e até mesmo fácil, no entanto, o que o retrofit faz é um processo complexo e profundo. A maioria da complexidade que ela oferece está sustentado por duas coisas:
Preservação das características originais do edifício;
Atualização para o que a legislação moderna pede e também de possíveis elementos do prédio original que já estejam irrecuperáveis.
Portanto, é um processo bem trabalhoso que funciona no meio desta tensão, entre a modernidade e o projeto original.
Mas claro, é o edifício com suas características originais que fala mais alto em todo o processo. Mesmo com a tecnologia utilizada para “restaurar” o edifício, sendo, apenas, para manter suas características originais.
O retrofit não preza apenas pelo design e beleza do projeto arquitetônico, que, claro, são relevantes para o andamento da obra, mas também pela segurança da população em torno.
Não podemos ignorar que quanto mais antigo um edifício, mais riscos ele tem de cair ou gerar acidentes. Portanto, a segurança e a adequação à legislação e às normas de segurança são essenciais para o retrofit. Afinal, contam diretamente para que o projeto seja completado.
E para concluir a explicação sobre o que é retrofit, é necessário dizer que o processo não se limita à construção civil e à arquitetura, mas também a todo elemento que venha concluir a obra, ou seja, também contam:
Rede elétrica;
Pintura;
Opções de acessibilidade;
Reforço para a segurança do edifício.
Mesmo vindo de campos de atuação diferentes, tudo isso se une no processo de retrofit.
Aproveite para conhecer também os detalhes que estão relacionados à decoração industrial!
Quais são as vantagens do retrofit?
A primeira e mais relevante vantagem do retrofit é conservar a memória da arquitetura e dos edifícios antigos. Como já comentamos, esses edifícios são registros históricos, culturais e fazem parte da história de diversas regiões.
Outras vantagens do retrofit são trazer um aspecto novo para grandes centros urbanos. Um edifício que está descuidado, com aquele aspecto abandonado pode ser transformado para sempre com a prática.
Sem dúvidas, isso traz uma cara nova para a cidade, para o centro urbano e deixa a população mais satisfeita em frequentar o local. E claro, se um prédio, casa, praça ou o que quer que seja for restaurado utilizando o retrofit, esses locais podem ser novamente frequentados.
Assim, a cidade tem mais um espaço para entretenimento, lazer e visitas para a população local, com muita história agregada. Conhecendo o que é retrofit você tem maior possibilidade de reparar nessas restaurações com ainda mais respeito e carinho.
Já que estamos falando de arquitetura antiga, o que você acha de conferir um pouco mais sobre o estilo clássico?
Quais os tipos de retrofit?
O retrofit pode ser dividido em dois principais grupos. Não necessariamente eles são tipos de retrofit diferentes, mas duas tecnologias nos quais o processo pode se basear.
Assim, quando citados, costumam figurar como dois grupos do mesmo processo. Conheça quais são:
BIM 4D
A tecnologia BIM 4D já é muito utilizada pelo setor de construção civil. Os modelos 3D utilizados pelos profissionais levam em consideração o modelo da obra com suas proporções mantidas em um pequeno projeto tridimensional.
Já o modelo 4D leva em consideração não só o 3D, mas também informações técnicas como:
Quantidade de materiais que serão utilizados;
Serviços que serão necessários;
Valores que o projeto irá gastar.
Todas essas informações disponibilizadas em um único projeto garante para esse modelo mais precisão — tornando-o ideal para o retrofit.
Renderers Ultra Realistas
Renderers ultrarrealistas são ótimos para projetos de retrofit. Permitem que o arquiteto e seu cliente tenham uma perspectiva completa sobre o modelo.
Também pode ser compartilhado com toda a equipe que pode observar melhor os detalhes da construção.
Qual a diferença entre retrofit e reforma?
É necessário não confundir o retrofit com uma reforma convencional.
A reforma pode até tentar imitar os aspectos originais de um edifício, mas não terá o compromisso de conservar a arquitetura original como o retrofit.
O retrofit faz de tudo para deixar o prédio com seus elementos originais intactos. Já a reforma em primeiro lugar tenta trazer mais beleza para o edifício, pode até mesmo, simular o aspecto original sem respeitá-lo ou conservá-lo.
Já que estamos falando de predios com elementos originais, aprimore sua leitura conhecendo os detalhes da arquitetura brutalista, movimento que possui como característica o concreto aparente em suas construções!
Como elaborar um projeto aproveitando o retrofit?
É preciso muito investimento (humano e financeiro) para realizar um projeto retrofit.
É necessário planejamento com base nas tecnologias que já citamos, conseguir um bom investidor e por fim pesquisar as soluções ideais para aquele edifício específico.
Para o retrofit, não existe fórmula pronta e uma vez que cada edifício tem suas características distintas que devem ser respeitadas ao máximo, cada projeto se torna único.
Exemplos de arquitetura retrofit
Com tudo o que falamos aqui, ficou claro o que é retrofit? Agora, conheça, para marcar muito bem o conceito, os principais projetos de retrofit.
Pinacoteca
O edifício foi originalmente construído no século XIX e durante todas essas décadas já passou por várias mudanças e esteve abandonado.
Hoje, reformado, passou por um processo de retrofit e está lá de pé, novíssimo em folha!
Farol Santander
Criado no meio da década de 40, o Farol Santander recebeu um processo de retrofit em 2018.
Atualmente, está muito bonito, conservado com um acabamento externo e interno novo.
Hotel Fasano
Um dos hotéis mais famosos de todo o Brasil, o Hotel Fasano foi criado na década de 30, teve uma restauração retrofit que foi um sucesso. E já pode receber com todo o aconchego e conforto novos visitantes.
Entendeu o que é retrofit? Esse é um dos processos arquitetônicos mais bonitos e valiosos que existem! É uma restauração que sem dúvidas deve ser valorizada por conta de suas técnicas que permitem a preservação de contextos históricos para os prédios à nossa volta.
Continue navegando pelo blog e encontre outros conteúdos tão incríveis quanto esse! No Meu Rodapé, você tem sugestões incríveis de como aprimorar a sua casa e também sua vida. Aproveite para conferir os principais estilos arquitetônicos!