Não há nada mais gratificante que escolher e conseguir aplicar na sua casa uma decoração relacionada a sua personalidade, concorda?
E em meio a tantas opções, o principal passo para iniciar esse processo é escolher o estilo de decoração que será aplicado. Afinal, isso vai te dar um norte para todas as escolhas, além de te ajudar a evitar alguns erros básicos.
Seja em uma obra que está começando do zero ou na atualização de uma decoração que já existe, escolher um estilo decorativo novo para sua casa é uma decisão que pode dar um “up” no ambiente.
Pensando em você que está procurando inspirações para decorar e em dúvida sobre qual estilo de decoração aplicar na sua casa, o blog da Meu Rodapé reuniu opções incríveis para você encontrar o estilo perfeito.
Veja a lista!
Decoração Boho chic
Com um aspecto livre e aconchegante, o estilo de decoração boho é um estilo boêmio e muito utilizado por artistas franceses. Reforçando a ideia de liberdade, podemos dizer que a característica mais forte do estilo de decoração é a mistura de diversos outros estilos.
Partindo de um aspecto visual mais hippie — e até romântico —, o boho chic pode reunir os estilos orientais, indo até o vintage em suas composições. Geralmente, se manifesta em uma base neutra com tons terrosos trabalhados no ambiente.
Além disso, se essa for sua escolha, aposte em plantas, varais de luz e materiais naturais como lã e madeira.
Decoração clássica
O estilo clássico de decoração é uma alternativa que está diretamente ligada ao luxo, ao requinte, à sofisticação e à riqueza. Muitas vezes relacionado aos castelos europeus, o estilo tem a sua raiz na arquitetura grego-romana, sendo repleta de detalhes prata e dourado na decoração.
Entre as diversas características marcantes desse estilo que mencionaremos hoje, gostaríamos de destacar as boiseries. As molduras de parede francesas são um dos elementos mais marcantes desse estilo de decoração.
Além delas, nesse estilo, é muito comum a presença de arcos, lustres, mármores, estofados em capitonê e móveis de madeira com acabamentos curvados!
Decoração neoclássica
O estilo de decoração neoclássico se trata de uma releitura do estilo clássico.
Esse tipo de decoração aproveita dos mesmos elementos — ou ainda elementos semelhantes —, porém, de uma forma um pouco mais contida. Isso quer dizer que os detalhes ricos em acabamentos luxuosos neste cenário vão aparecer com mais sutileza e de forma menos trabalhada.
Estilo de decoração industrial
Cada vez mais escolhido durante o desenvolvimento de seus projetos decorativos, o estilo de decoração industrial tem sua origem em Nova York, quando alguns galpões abandonados começaram a ser decorados e utilizados como moradias. Ou seja, ele parte de uma ressignificação de um espaço que estava anteriormente abandonado, ganhando uma nova função!
Sua história justifica o motivo de encontrarmos como características fortes desse estilo os tijolinhos e encanamentos metálicos aparentes, que também são aproveitados para distribuir a iluminação por todo o espaço. Outros elementos marcantes do estilo são a madeira e o cimento queimado, bem como as cores preto, cinza e branco.
Estilo escandinavo de decoração
O estilo escandinavo de decoração é o queridinho da atualidade. O movimento teve início na Europa, especialmente em países da península escandinava.
A primeira característica marcante do estilo é explorar ao máximo as cores claras e a entrada de iluminação natural. Uma necessidade dos seus países de origem, locais onde boa parte dos dias do ano é nublado e cinzento — condição que deixa as casas ainda mais escuras.
Assim, as cores claras ajudam a refletir melhor a luz, criando ambientes mais leves, aconchegantes e iluminados. Simples e funcional, ele abusa de elementos naturais como a madeira, a lã e a palha em seus itens decorativos, aquecendo o ambiente, tornando-o mais convidativo e aconchegante.
Decoração vintage ou retrô
O estilo de decoração retrô é basicamente uma releitura do estilo decorativo, que era utilizado entre as décadas de 1950 e 1970.
A ideia por trás dele é usar os móveis e objetos que remetem a um design retrô, mesmo sendo fabricados e vendidos atualmente. E é basicamente isso que distingue o estilo da identidade vintage, onde de fato é usada uma mobília antiga.
Um ótimo exemplo de móveis contemporâneos inspirados nos designs retrô são aqueles com os “pés de palito”. Aqui, a paleta de cores é mais vibrante do que a maioria dos outros estilos, repleta de cores como vermelho, laranja, amarelo, azul e preto e branco.
Decoração moderna
O conceito de decoração moderna pode parecer muito nebuloso para algumas pessoas. Ao falar no estilo de decoração moderna, estamos nos referindo basicamente ao movimento modernista da arquitetura. Um pensamento que vai contra a ornamentação excessiva dos cômodos e espaços, priorizando elementos sóbrios, práticos e neutros.
Com uma pegada um pouco minimalista e bastante funcional, saiba que ao escolher o estilo moderno para decorar a sua casa, você estará optando por cores majoritariamente básicas como branco, preto, cinza e bege, além de móveis com linhas mais retas — aqueles que proporcionam um visual clean.
Estilo de decoração contemporânea
O estilo contemporâneo na decoração costuma ser muito confundido com o estilo moderno. Porém, com o conceito da decoração moderna em mente, saiba que o movimento contemporâneo é mais dinâmico e flexível quanto aos adornos.
Nesse caso, a funcionalidade também é um dos principais pilares! Isso porque ele não é tão minimalista e abre espaço para as diversas tendências de decoração que podem estar em alta no momento.
Assim, a estética traz uma proposta mais livre:
- Trabalhando linhas curvas em conjunto com linhas retas;
- Permitindo a presença de diversas cores;
- Viabilizando a combinação com outros estilos.
Gostou do conteúdo? Essas foram as dicas que preparamos para te ajudar a conhecer um pouquinho de cada estilo decorativo e encontrar aquele que mais tem a ver com você!
Aproveite e compartilhe esse post com aquele amigo ou familiar que pode estar nesse mesmo processo!