Uma das principais características dos espaços que seguem o estilo retrô é a personalidade. Essa tendência da decoração que chegou para ficar, veio para resgatar, enriquecer e, principalmente, homenagear ornamentações nostálgicas dos anos 50, 60, 70 e 80. No entanto, com elementos e móveis atuais.
A combinação de tons vibrantes, estampas florais e diferentes texturas marcam esse estilo e, diferentemente do vintage, o retrô proporciona peças inspiradas no estilo antigo com novas repaginações – falaremos disso daqui a pouco.
Ficou curioso para entender mais sobre essas decorações e encontrar inspirações para adicionar no projeto decorativo da sua casa? Continue a leitura e confira nosso guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o retrô. Veja e se inspire!
O que é o estilo retrô?
O estilo retrô nada mais é que uma forma de decorar inspirada em épocas antigas que foram marcantes, que vai desde 1950 e 1980 com representações em eletrodomésticos, enfeites e móveis de releituras melancólicas para dentro do lar. Você facilmente reconhece essas decorações por seus padrões, estampas e cores vibrantes e com muita evidência. Além disso, existem outras características que representam muito bem esse estilo. Conheça quais são:
Principais características do estilo retrô!
Além das cores vibrantes e texturas marcantes, o design old school também conta com outras características que marcam a personalidade a originalidade do estilo. Veja quais são elas:
1- Estampas florais
Para começar, uma das maiores releituras do retrô são as estampas e papéis de parede florais. Essas padronagens conseguem expressar tempos antigos e, ao mesmo tempo, oferecem um toque delicado e romântico ao local.
Embora proporcione esse clima mais romântico, não se limitam apenas nesse estilo de decoração. As estampas florais com tonalidades suaves e em tons pastéis são alternativas para as pessoas que buscam uma ornamentação mais brutal. Vale apostar também na combinação de padronagens de flores com detalhes patchworks. Mas, lembre-se: esses estilos funcionam muito bem em tons complementares ou similares.
2- Referências geométricas
Outra característica marcante do old fashioned são os padrões e referências geométricas e abstratas. Esses padrões podem ser aplicados tanto em revestimentos quanto em objetos, como roupas de capa, tapetes, estofados e até nos papéis de parede.
Embora muito funcionais, deve-se atentar ao excesso de elementos com essas referências. Isso porque, excessivamente, o geométrico pode sobrecarregar esteticamente a decoração, considerando que, elas por si só já carregam muita personalidade e informação para o espaço.
Para uma decoração equilibrada, aposte composições neutras e com poucos detalhes abstratos na decoração. No entanto, caso deseje espaços mais dinâmicos e coloridos, vale trazer as mesmas tonalidades do tom da parede para as padronagens evidência na decoração.
3- Combinação de estilos
Uma das principais vantagens de adotar o retrô para a decoração da sua casa, é que ele permite infinitas composições com diferentes estampas e estilos. Não é preciso se limitar a apenas em peças que simbolizam o nostálgico. É possível misturar o clássico ao retrô, ou o industrial ao retrô. Com apenas alguns elementos é construído uma atmosfera com o estilo.
4- Cores e tons vibrantes
Como citado acima, as cores e tons vibrantes marcas bastante o design retrô. A releitura dos tempos antigos é feita com mastreia seguindo elementos e móveis coloridos. O amarelo, laranja, rosa, azul, preto, branco e vermelho são os tons mais evidentes nas peças old school.
Embora sejam ambientes mais coloridos, é importante manter um equilíbrio e controle na mistura entre cores. Vale optar por composições em tons complementares ou parecidos. Para facilitar essa mistura, você pode seguir o círculo cromático das cores.
A nossa dica para você, que não deseja fugir muito do clássico, é apostar em paredes e revestimentos em tonalidades neutras, como o cinza e branco, e deixar os tons intensos para os acessórios em detalhes no espaço.
Qual a diferença entro o retrô e o vintage?
Você sabe a diferença entre o vintage e o retrô? Embora usados com frequência para representar o mesmo estilo, os dois possuem definições diferentes. Mesmo ambos simbolizando a estética antiga com elementos e peças que transferem períodos passados existem algumas diferenças entre eles.
O estilo retrô traz móveis e objetos antigos para a atualidade, como réplicas, inspirações e repaginações dos design passados que fizeram sucesso entre os anos 50 até as épocas dos anos 80. É por isso que essas decorações oferecem muita autenticidade, exorbitância, formas geométricas, estampas florais e texturas como o plástico, vinil e o veludo.
Já no estilo vintage, os tempos passados são representados com peças e elementos desenvolvidos na época, mas que são utilizados até os dias atuais. Para essas decorações, trazemos peças que representam verdadeiros tesouros, que carregam muitas histórias e memórias daquele período.
Inspirações de decoração retrô por cômodos
Agora que já compreendemos o significado desse estilo, é hora de vermos como é aplicado na decoração dos cômodos. O retrô remete a quebra de padrões, com estéticas intensas e muito surpreendentes. Com todas essas informações, pode parecer complicado criar um visual harmônico e equilibrado, não é mesmo?
No entanto, para não errar e nem pesar a mão nessas decorações, selecionamos uma dica de ouro para você: escolha peças-chaves. Pois é! As peças-chaves do old school são alternativas infalíveis para criar um visual esse estilo com proporcionalidade e simetria. Essas peças são:
- Móveis e eletrodomésticos coloridos;
- Espelhos com ornatos em arabesco;
- Boiserie;
- Ladrilhos;
- Cristaleiras;
- Papéis de parede geométricos, florais ou poá;
- Vitrolas;
- Penteadeiras;
- Móveis com pé palito.
São muitas formas de ousar e apostar no retrô, não acha? Agora veremos como aplicá-los em cada cômodo. Vamos lá?
1- Decoração retrô para sala
As salas é um dos ambientes mais sociais da casa. Portanto, devemos tomar cuidado com o excesso de cores e texturas. Aposte em paredes com boiserie e vitrolas em tonalidades neutras. Papéis de parede podem ajudar a compor a estética, mas opte por estampas florais ou de poá.
Já para os móveis, não tenha medo de adicionar peças com pé palito. Essa característica pode estar presente em cadeiras, aparadores, sofás, poltronas, mesas e muitos outros elementos. Use a criatividade, mas com moderação!
2- Decoração retrô para quarto
Já o quarto, exige uma ambiente mais confortável com um efeito requintado. Mas, como aliar essas características com o visual antigo? Para esse espaço, é possível remeter o old fashioned em quadros, penteadeiras coloridas com pé palito e espelhos com molduras.
Já para as paredes, os padrões geométricos caem bem aqui! Escolha estampas abstratas com tonalidade neutras e deixe o colorido para os jogos de cama, enfeites, tapetes ou até mesmo para as cortinas.
3- Decoração retrô para banheiro
Para as decorações retrô em banheiros, é possível ousar um pouco mais nas composições. Esse ambiente permite a mistura entre estampas e texturas. Indicamos apostar em papeis de parede florais e cheios de cores, no entanto, caso queira um toque ainda mais dinâmico, adicione quadros e molduras em laranja, vermelho ou branco e preto.
4- Decoração retrô para cozinha
A cozinha é um dos cômodos mais fáceis de remeter o old school. Neste espaços o colorido pode aparecer em eletrodomésticos como máquinas, batedeiras, micro ondas, geladeiras ou outros equipamentos. Além disso, as tonalidades vibrantes também funcionam muito bem em móveis e armários. Aposte também em cristaleiras com vidro em cores marcantes como azul, amarelo e preto.
Viu só como não é um estilo complicado para trazer em decorações? Lembre-se de usar harmonia e equilíbrio para as composições. Dessa forma, é possível criar um design retrô surpreendente para qualquer cômodo da sua casa.
Gostou do nosso post? Conta aqui para a gente o que achou das nossas dicas e inspirações. Para você que deseja renovar ainda mais sua decoração gastando pouco, preparamos um conteúdo sobre DIY para casa para você mesmo fazer com elementos baratos e simples. Confira!