Pular para o conteúdo
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Menu
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Pesquisar

Decoração moderna: o que é? Como decorar? Confira!

  • Como Decorar
  • 05/05/2022
  • Meu Rodapé

Download em formato PDF: 

Download PDF

Dentre os diversos estilos de decoração para residências e ambientes corporativos, um dos mais explorados até os dias de hoje é a tendência moderna. Por mais contraditório que pareça, esse é um estilo que surgiu na primeira metade do século 20 e carrega consigo uma ideia de decoração mais natural e simples.

De qualquer forma, assim como qualquer outro tipo de decoração, a moderna tem diversas características e macetes bem legais na hora de ser utilizada. Por isso, nós preparamos um conteúdo completo, trazendo todos os detalhes do estilo, as melhores dicas e referências. Antes de saber como usar, confira o conceito no próximo tópico.

Indíce

  • O que é uma decoração moderna?
    • 1. Naturalidade
    • 2. Neutralidade
    • 3. Funcionalidade
    • 4. Linhas retas e sóbrias
    • 5. Ambientes integrados
  • Qual é a diferença entre o estilo contemporâneo e moderno?
  • Como fazer uma decoração moderna? Referências para cada cômodo:
    • Sala moderna
    • Quartos com estilo moderno
    • Banheiros modernos
    • Fachadas modernas

O que é uma decoração moderna?

A decoração moderna é um estilo de adorno que preza pelo natural, pela simplicidade e praticidade que uma casa ou escritório deve oferecer. Tanto que a frase “a forma segue a função” de Louis Sullivan, o pai dos Arranha-céus, de Chicago, é usada como um princípio do design funcionalista da arquitetura e design moderno do século XX.

Imagem de um ambiente decorado com elementos modernos

É claro que esse estilo pode ser usado junto com outros, como o rústico (aqui você aprende também a criar uma sala rústica), o industrial e o clássico. De qualquer forma, confira a lista das características principais dessa decoração:

  1. Naturalidade;
  2. Neutralidade;
  3. Funcionalidade;
  4. Linhas retas e sóbrias;
  5. Ambientes integrados.

Abaixo, você vê mais de detalhes e informações sobre cada um desses aspectos para te ajudar a entender melhor e colocar em prática:

1. Naturalidade

Uma das maiores características desse estilo é o uso de materiais que remetem a leveza. Por isso, é comum sempre trabalhar com espaços vazios na decoração (chamados de espaços de respiro), assim como iluminações mais suaves, com acabamentos em EVA.

Imagem de um ambiente interno decorado no estilo moderno com aspecto de naturalidade

É importante tomar cuidado com as cores dos materiais, já que normalmente as cores usadas nesse estilo são mais claras, muitos evitam tinturas escuras.

2. Neutralidade

Andando de mãos dadas com a ideia do natural, a neutralidade é a chave muito importante dessa decoração. Esse é um estilo bem sóbrio e neutro, fazendo uso de paletas de cores mais focadas no branco, cinza, marrom e outros tons. Além disso, não é muito comum o uso de ornamentos muito chamativos e brilhantes e, quando são usados, costumam ser apenas um ponto de foco junto de vários objetos neutros. Como dizem algumas pessoas, faz uso de uma decoração clean.

Imagem de um ambiente interno decorado com elementos neutros

3. Funcionalidade

Assim como na decoração minimalista, a decoração moderna sempre prega pela funcionalidade. Por isso é muito comum ver sofás-camas, mesas de estudo, eletrônicos de limpeza, prateleiras e muitas outras mobílias funcionais sendo usadas como ornamentos do ambiente. É como se tudo tivesse um propósito para estar em cada lugar e, uma hora ou outra, aquele item precisa ter um uso bem definido. Tanto que é por isso que a presença de itens unicamente decorativos é pouco frequente.

Imagem de ambiente interno decorado com elementos funcionais

4. Linhas retas e sóbrias

Outra característica muito marcante nesse estilo são as linhas retas. Desde o design dos móveis, a disposição do ambiente, paredes até a fachada do local costumam ser feita com base em linhas retas. Diante disso, quando você resolver fazer uma decoração moderna, sempre preze pelos objetos retangulares, quadrados e outras formas retas. Muitas pessoas trabalham essas linhas de diversas formas, desde com rodameios, painéis na parede e até explorando papéis decorativos.

Imagem de cozinha decorada com elementos retos e sóbrios

5. Ambientes integrados

Por fim, antes de seguir para os próximos tópicos, uma tendência muito usada no estilo moderno são os ambientes integrados. Essa é, na verdade, uma das características mais marcantes desse estilo, criando ambientes compostos por sala de estar, sala de jantar e cozinha ao mesmo tempo.

Imagem de ambiente integrado decorado com elementos modernos

Às vezes, podendo também mesclar a sala de estar, home office e varanda (aqui você pode aprender como criar ambientes integrados).

Qual é a diferença entre o estilo contemporâneo e moderno?

Por causa do nome “moderno”, muitas pessoas confundem essa decoração com a ideia do atual, da moda e do momento, mas não é bem isso. Como trouxemos anteriormente, o moderno é a ideia do prático, reto, funcional, natural e neutro. Por outro lado, o contemporâneo traz a ideia de explorar o que é atual, usando tanto os tons mais neutros e claros até as cores mais vivas, intensas e, bem, coloridas.

Imagem de um ambiente interno decorado com elementos contemporâneos

Como fazer uma decoração moderna? Referências para cada cômodo:

Agora, vamos entrar em mais detalhes com dicas e referências para você usar à vontade. É legal lembrar que essa decoração não precisa ser cara, muito pelo contrário, especialmente por ser mais funcional e simples, não há necessidade de gastar com muitos materiais. Então vamos para as dicas dividindo em 4 principais cômodos de uma casa:

Imagem de escadaria residencial decorada com elementos modernos

Sala moderna

Na decoração moderna de uma sala, em geral, combine todas as peças de decoração com tons semelhantes. Por exemplo, usar um sofá em tons de cinza e a mesa de jantar em material semelhante ao gesso queimado, com tampão de vidro. Ou então um sofá marrom claro com uma mesa de madeira. De qualquer forma, tente criar um ambiente equilibrado com uma boa distribuição de luz e decorações funcionais.

Imagem de sala de estar decorada com elementos modernos

Se você quiser fazer uso de quadros, coloque apenas alguns em um único lado da parede, para não pesar fora do estilo. Normalmente as pessoas costumam fazer um painel na parede da televisão ou próxima da sala de jantar, nessas horas é possível explorar painéis geométricos em EVA.

Aproveite e confira como pintar rodapé de EVA!

Quartos com estilo moderno

Em quartos, a decoração costuma ser trabalhada na parede da cama, como uma cabeceira. Normalmente as pessoas usam paredes almofadadas, painéis de madeira ou rodapé de EVA em modelos altos. Além disso, é muito usado a mistura da luz quente e fria, trazendo a fria como iluminação geral, já os focos de luz em tons quentes para usar quando você estiver mais próximo de ir dormir.

Quarto de casal decorado com estilo moderno

Banheiros modernos

No banheiro, as dicas prevalecem as mesmas, sempre dê atenção para o que vai realmente ser usado. Escolha um espelho bem trabalhado e complemente com uma decoração de três tons, dando preferência para os mais claros e neutros. No banheiro é bacana dar prioridade para as luzes mais quentes, garantindo um local agradável para o banho e para outras necessidades.

Imagem de banheiro decorado no estilo moderno

Fachadas modernas

Por fim, quando você resolver começar uma construção do zero e utilizar traços modernos, dê preferência às construções mais retas, geométricas, com pilares, vidros e vigas. O legal desse estilo é que ele tem bastante espaço para misturar com outros e, dessa forma, trazer algo super inovador para a sua casa ou escritório.

Fachada residencial decorada no estilo moderno

E então, nosso conteúdo te ajudou de alguma forma? Esperamos que sim. Em caso de dúvidas, comente aqui embaixo. Aproveite também para conferir o nosso conteúdo completo com dicas de como reformar sua casa gastando pouco.

Meu Rodapé

Meu Rodapé

Nós, da Meu Rodapé, somos muito mais do que apenas uma fábrica de rodapés, molduras de EVA e acabamentos, somos também um portal de informações dedicado em ajudar e inspirar você, nosso leitor, a transformar seus ambientes favoritos. Tudo isso, por meio de dicas de decoração, tendências e novidades do ramo.Afinal, sabemos que só quem mora em um ambiente realmente confortável – e que seja completamente a sua cara –, vai saber o prazer e aconchego que essas decorações oferecem. E, por mais que muitas pessoas já tenham o hábito de procurar inspirações e trends relacionadas ao famoso DIY (Do It Yourself), aqui você tem centralizado os assuntos que mais se destacam.Bom, e aqui estamos! A Meu Rodapé, por meio deste blog, é um dos principais canais de DIY do Brasil, que já é muito forte nas redes sociais, pois mobilizamos mais de 400 mil pessoas para ver dicas de "faça você mesmo".Enfim, é porque a Meu Rodapé acredita que todo mundo merece viver em um ambiente confortável, que tenha a aura de lar, que nós trazemos tantos atalhos decorativos e todos os conteúdos cuidadosamente produzidos.Mantenha-se atualizado nas tendências e nos clássicos da decoração, e sinta-se preparado para transformar o seu lar, seu ambiente de trabalho e também, a sua forma de aproveitar bons momentos. Aqui, sempre terá um universo infinito de possibilidades.
PrevAnteriorDecoração industrial: guia completo com inspirações!
PróximoDIY na decoração do quarto: 20 dicas para fazer você mesmoNext
Roda teto: como aplicar e transformar o visual do seu ambiente Como usar cores neutras para valorizar painéis ripados, rodapés e boiseries Quais rodapés usar com piso vinílico: altura, cor e material ideais Erros comuns ao calcular metro quadrado: evite desperdícios em obras e reformas Rodapé de poliestireno ou MDF? Entenda as diferenças e vantagens
Roda teto: como aplicar e transformar o visual do seu ambiente
Como usar cores neutras para valorizar painéis ripados, rodapés e boiseries
Quais rodapés usar com piso vinílico: altura, cor e material ideais
Facebook Instagram Youtube Pinterest

©2021 Blog Meu Rodapé | UI & UX projetada por liveSEO