O estilo boho chic vem ganhando espaço como uma tendência de decoração livre, aconchegante e atual, que propõe a mescla sensata do estilo antigo e o contemporâneo, a fim de obter como resultado um ambiente arejado, leve e agradável.
Muito além de uma mistura de elementos, o estilo boho carrega todo um conceito, que, por ser livre, pode gerar bastante dúvida. Sugerindo propostas diferenciadas, ele se distancia da maioria dos padrões de decoração que conhecemos, tornando-se a alternativa ideal para quem deseja transmitir a própria personalidade através da décor!
Mas não pense que o boho é uma bagunça. Esse estilo se trata exatamente de encontrar equilíbrio em meio à pluralidade. Ficou interessada? Para saber mais sobre o conceito, e conferir ideias de elementos boho que você pode acrescentar na decoração da sua casa, continue com a gente!
Afinal, o que é uma decoração boho?
Em sua origem, a palavra boho é uma derivação do termo “boêmio”, e se refere a um estilo de vida marcado pela liberdade, e uma forte relação com as artes. Exemplos e personalidades relacionadas a esse conceito são os hippies, ciganos e artistas de modo geral, que se distanciam da maioria dos padrões tradicionais a fim de se expressar com liberdade.
Diante disso, da mesma forma que o estilo de vida boêmio refere-se ao bem-estar, a palavra central para decorar ambientes nesse estilo contemporâneo é a liberdade. Grande confirmação disso é uma das características mais fortes do boho chic de decoração: a mistura de estilos.
Esse conceito une frequentemente estilos como o vintage, o folk e o rústico através da utilização de móveis românticos, itens de decoração feitos de forma artesanal, DIY para a casa e estampas étnicas! Uma proposta despojada, mas que não deixa de lado a elegância.
Como decorar boho?
Agora que você compreende melhor todo o conceito, é hora de partir pra prática, e visualizar tudo isso se encaixando! Para montar a sua decoração boho chic, você deve deixar livre a sua criatividade, e buscar evidenciar sua personalidade através de elementos, cores, tecidos e móveis. É assim que construiremos juntos um ambiente que diz muito sobre você! Veja na sequência algumas dicas sobre os elementos essenciais que compõem uma decoração estilo boho chic:
Cores do estilo boho
Para dar início ao seu projeto de decoração, você pode começar escolhendo a paleta de cores que vai utilizar no ambiente. Não uma regra, mas é interessante consultar as tabelas para ter um norte sobre onde se pode chegar, e por onde ir.
Falando nas tonalidades, não há regras quanto a escolha. Você pode tanto optar por um conjunto de cores mais neutras e clássicas quanto utilizar cores mais vibrantes e alegres. Nesse caso, uma forte característica do estilo é, inclusive, unir diversas cores em um mesmo ambiente. Para fazer isso, basta garantir que haja harmonia entre todas elas.
Algumas das cores que podemos sugerir são: bege, tons de verde – uma ótima aposta seria o verde oliva – mostarda, roxo, diferentes tipos de laranja, tons metalizados como dourado e prata, e todas as tonalidades de marrom.
Quem já se sente mais à vontade com o estilo pode apostar na mistura de estampas e investir nas étnicas. Para quem ainda se sente inseguro ou simplesmente prefere as tonalidades mais claras, esse é um caminho certeiro. Afinal, as tonalidades mais neutras são a base da decoração moderna. Assim, você pode começar por elas e posteriormente acrescentar mais cores.
Tecidos boho chic
Dentro de uma decoração boho os tecidos são essenciais para compor o efeito aconchegante e colorido que o conceito pede. Por isso, invista em combinações de fronha nas almofadas, pense bem na cor do sofá escolhido, e conte com o auxílio dos tapetes para enriquecer a sua composição.
Os tapetes costumam ser utilizados de forma sobreposta um ao outro, com estampas e tonalidades de cor que fazem relação entre si. E é preferível optar pelos modelos que não são tão felpudos. Para aumentar a sensação de aconchego no ambiente, vale mais investir em tecidos fofinhos e felpudos para sobrepor cadeiras, poltronas, ou a cama com mantas que possuem franjas nas pontas.
Assim, uma ideia bacana e bastante explorada dentro desse estilo é a mistura de tipos de tecido em um mesmo espaço. Isso pode ser feito aliando, por exemplo, um sofá de couro a tapetes de linho e almofadas de veludo!
Artesanatos, plantas e acessórios decorativos
Quando chegamos nos itens de decoração e artesanato na decoração boho chic um leque de possibilidades muito grande se abre. Para compor os ambientes, você pode investir sem medo em acessórios feitos em palha, vime ou madeira.
Outros elementos essenciais para essas composições são luminárias, peças artesanais, plantas e quadros. Lembranças de viagens e itens que contam histórias também são muito bem-vindos. Aposte em cristais, livros, e belos vasos para suas plantas!
Além disso, a referência do estilo hippie que inspira o boho prioriza muito a leveza dentro dos ambientes, com o objetivo de transmitir uma sensação de paz e aconchego. Por isso, invista em arranjos, suculentas, jardins de inverno, e plantas naturais na sua decoração.
Móveis boho chic
Falando na mobília dentro do estilo boho, como já foi mencionado nos tópicos anteriores, a madeira é o material mais utilizado. Por isso, para melhor aproveitar o potencial rústico e aconchegante desse material é interessante deixá-lo em evidência na maioria dos móveis da casa, e trazê-lo também para alguns objetos.
Como o boho faz relação com o estilo vintage, sem dúvidas resgatar quadros e móveis antigos que não estão mais sendo valorizados em outros locais vai complementar toda a ideia.
Existem móveis que por si só fazem uma releitura dos estilos antigos criando um novo vintage, então por que não fazer você mesma a sua própria releitura? Para isso, conte com as sobreposições de tecidos e almofadas mencionados anteriormente.
Dicas para aplicar a decoração boho por cômodo
Com tantas todas essas dicas sem dúvidas deve estar rolando uma chuva de ideias na sua cabeça, não é mesmo? Para começar a direcionar toda essa criatividade, veja agora algumas dicas e ressalvas importantes para aplicar o estilo boho chic nos principais cômodos da sua casa:
Quarto boho
Na decoração do quarto boho, procure investir em roupas de cama variadas, e aproveite acessórios como almofadas extras e mantas para garantir um cantinho aconchegante. Também é interessante optar por cores vivas e fortes para a cabeceira da cama, e edredons estampados. Tudo isso vai contribuir para uma composição cheia de personalidade.
Sala boho chic
Na sala o objetivo é conquistar uma decoração convidativa, do tipo que atrai as pessoas para sentar no chão e compartilhar um papo fluído e agradável. Para investir nessa ideia, você pode fazer um cantinho mais intimista no ambiente, se houver espaço. Opte por sofás de tons terrosos, entre marrom e bege, e não esqueça de acrescentar tapetes e almofadas!
Cozinha
Na cozinha, com um número menor de elementos decorativos para explorar, o estilo boho chic se manifesta através dos detalhes. A base do boho nesse caso é a marcenaria branca, e como complemento você pode optar pelo uso de uma mesa e banquetas de madeira, luminárias com acabamento em metal e até mesmo as plantinhas em pontos estratégicos!
E não pense que para por aí! Utilizando essas dicas você consegue levar um pouco do estilo de decoração boho para qualquer cômodo da sua casa. Basta continuar reproduzindo as ideias do conceito!
Esse foi o nosso guia sobre a decoração boho chic com dicas de aplicação. Gostou do conteúdo? Para mais dicas de decoração, combinações e tendências, continue acompanhando as postagens do blog! Aproveite para conferir o nosso post como fazer uma sala rústica de forma simples!