O movimento minimalista começou no século XX e ganhou espaço em diversas áreas como as artes, no design, na arquitetura e se tornou estilo de vida.
Com traços retos, cores neutras e uso de materiais como madeira, concreto e metais, possui características simples, porém elegantes e imponentes, sendo parte do conceito “menos é mais”.
Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura e saiba mais!
O que é arquitetura minimalista?
A arquitetura minimalista é uma das grandes tendências dos últimos anos, com inspirações diretas do movimento minimalista. Tem como características a valorização do vazio dos espaços, o simples, o elegante e a sofisticação.
O minimalismo é um movimento abrangente que faz parte do design, das artes, da arquitetura e é considerado por muitas pessoas como um estilo de vida!
Esse movimento começou no século XX como um conceito de limpeza estética, simplicidade e abstração, bastante presente na arquitetura asiática e atualmente em outras partes do mundo.
A inspiração veio das obras dos artistas Bauhaus e De Stijl, em 1920. Após isso, na Holanda, o arquiteto Gerrit Rietveld projetou a Casa Schröder, primeira obra com traços minimalistas.
Arquitetura minimalista e suas características
A arquitetura minimalista possui características únicas que representam um estilo de vida calmo, desacelerado, presente no momento, valorizando somente o essencial. Seu principal conceito é “less is more“, ou seja, “menos é mais”.
As características minimalistas contam com formatos simplistas, cores neutras e elementos modernos, dentre outras características. Conheça as principais:
- Estruturas limpas
- Formas geométricas
- Poucos ornamentos
- Iluminação natural
- Combinação de acabamentos e materiais como concreto, madeira e metais
Outros estilos de arquitetura também utilizam a madeira como forma de expressão, como a arquitetura tropical: desde a estrutura das casas até acabamentos e detalhes.
Obras e arquitetos minimalistas
As obras arquitetônicas minimalistas foram projetadas no mundo todo. Após a Casa Schröder, outra grande obra foi a Casa Farnsworth de Mies Van der Rohe, utilizando aço.
Selecionamos alguns grandes nomes da arquitetura minimalista para você conhecer, como Frank Lloyd Wright, Philip Johnson, Oscar Niemeyer, Eero Saarinen, Tadao Ando, Jean Nouvel, Mario Botta, David Chipperfield e outros.
1. Oscar Niemeyer
O famoso arquiteto brasileiro nasceu no Rio de Janeiro, em 1907. Além das obras arquitetônicas, Niemeyer ainda criou esculturas, mobiliário, desenhos e gravuras.
Como seus principais projetos arquitetônicos podemos citar Brasília, Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, Edifício Copan em São Paulo, Universidade de Constantine na Argélia e mais.
2. Tadao Ando
O arquiteto e professor na Universidade de Tóquio, Tadao Ando, nasceu em Osaka em 1941. O artista é autodidata e não teve formação acadêmica na área.
Suas obras estão espalhadas pelo mundo como igrejas, museus e edifícios. As mais famosas são a Igreja da Luz e o Museu de Arte da Província de Hyōgo. Além disso, dentre as diversas obras, o arquiteto ainda projetou a mansão da cantora Beyoncé, avaliada em 974 milhões.
3. Mario Botta
O suíço Mario Botta nasceu em Mendrísio, na Suíça, em 1943. Formou-se pelo curso de arquitetura no Istituto Universitario di Architettura, na cidade de Veneza, Itália.
As principais obras são: Monumento das Américas, na Bolívia, Casa em Riva San Vitale, na Suíça, Igreja San Giovanni Battista e mais.
Como a arquitetura minimalista se relaciona com a sociedade?
Valorizando a natureza e o essencial para uma rotina mais equilibrada. Assim, resultando em uma vida tranquila, calma, com qualidade, como a arquitetura escandinava: simples, despretensiosa e aconchegante!
Além disso, é um estilo que pode ser utilizado por todas as classes sociais e é facilmente adaptado para a realidade de cada um que deseja viver melhor com menos.
Decoração minimalista
O conceito permite utilizar menos móveis e objetos decorativos para priorizar o essencial. Ideal para quem prefere decorações limpas, sem exageros.
Esse estilo de decoração é aconchegante e sofisticado ao mesmo tempo, potencializando materiais de alta qualidade e detalhes. As cores são muito importantes para a composição do estilo, assim como a decoração americana, o uso de cores claras é fundamental.
Na minimalista, geralmente o fundo é branco e utiliza-se também cores neutras, como marrom, cinza, off-white, preto e metalizados. Os poucos móveis são escolhidos pela qualidade, bons materiais e design. A madeira o material é mais utilizado, pois remete a natureza, trazendo aspectos naturais, agregando aconchego ao cômodo.
Outros materiais que são muito utilizados e fazem parte desse estilo são os metais, o vidro e o cobre. Esses elementos podem ser utilizados em detalhes e pontos estratégicos.
Caso queira conhecer mais detalhes sobre a decoração minimalista, a Meu Rodapé tem um guia completo!
Apostas e dicas práticas
Para uma decoração minimalista, priorize o que for essencial e funcional para seu dia a dia. Aposte em iluminação natural durante o dia e artificial à noite para acrescentar pontos de luz estratégicos e destacar a decoração, deixando o ambiente mais aconchegante e fresco.
A decoração clean não impede o uso de objetos decorativos, tecidos e estampas, basta equilibrá-los. Por exemplo, utilize tons sóbrios e neutros para compensar estampas e cores mais fortes em almofadas e tapetes.
Aproveite para aprender como montar uma belíssima sala minimalista! Temos um post que ensina o que é, como montar e as principais vantagens da técnica no cômodo.
Se você gosta de arquitetura e decoração minimalista, conheça também a casa asiática: 7 ideias para aprimorar a decoração e ter um estilo de vida mais calmo com menos poluição visual.