Com a diminuição do espaço dos apartamentos, casas e projetos arquitetônicos de forma geral, podem existir cômodos fechados e pouco iluminados em casas e apartamentos. Nesses locais onde não é possível contar com a iluminação natural para clareá-los, é preciso encontrar outras formas de trazer mais claridade e lucidez para o espaço.
O correto é que os ambientes de uma casa possuam ventilação e, pelo menos, uma fonte de luz natural — porém, em muitos casos, ela pode ser insuficiente ou até mesmo inexistente. Mas não tem problema! Isso porque existem diversas técnicas para clarear um ambiente fechado.
Entre as opções que preparamos hoje, sem dúvidas, há pelo menos duas delas que você consiga aplicar aí na sua casa! Para te auxiliar nessa missão, a Meu Rodapé reuniu neste post diversas dicas que você pode aplicar na sua casa para deixar aquele cômodo fechado e escuro mais claro e proveitoso!
Continue a leitura e veja o que preparamos.
Apoie-se nas luzes artificiais
Em um ambiente onde as fontes de luz naturais são poucas ou inexistentes, é preciso contar com uma boa iluminação artificial — e, sempre que possível, apostar em pontos de iluminação direcionada para reforçar a luz central. Afinal, ela será sua aliada tanto durante o dia quanto à noite.
Pode parecer óbvio, mas muitas vezes até o óbvio precisa ser dito. Assim, busque uma lâmpada central de temperatura fria e iluminação intensa! Caso necessário, você também pode se apoiar em luminárias, abajures e até mesmo fitas LED em pontos estratégicos para iluminar melhor o local, além de criar sensações com diferentes temperaturas de cor.
Utilize cores de tinta e revestimento claros na parede
Apesar de serem muito bonitas, as cores de tonalidade forte ou escura devem ser aplicadas de forma muito cuidadosa em todos os tipos de ambiente para não deixá-los escuros. Em espaços fechados e com pouca iluminação, elas estão basicamente proibidas.
As cores neutras e claras na parede trazem uma sensação maior de amplitude e claridade no espaço. A cor branca, por exemplo, reflete a luz que recebe, tornando o ambiente mais claro e confortável. Por isso, garanta que a tinta e os azulejos ou demais revestimentos sejam pintados em cores claras.
Aplique uma decoração clean neste espaço
Em ambientes fechados ou em cômodos pequenos, muitas cores e/ou muita informação visual podem ser pontos negativos para o objetivo de clarear aquele local. Por isso, em conjunto com as paredes claras e a iluminação artificial bem trabalhada, procure aplicar uma decoração clean nesse ambiente.
Isso consiste em elementos mais minimalistas e neutros, que vão inclusive tornar sua rotina mais simples e prática. Para isso, você pode apostar em espelhos, móveis funcionais, roda meios centralizados, nichos e uma iluminação ampla.
Escolha bem seus objetos decorativos
Esta dica é basicamente uma continuação do tópico anterior. Além de reforçar a ideia de uma decoração minimalista, a escolha correta dos objetos considera também a pouca ventilação de ar presente em um ambiente fechado e, automaticamente, te aproxima de um estilo de decoração moderna, já que prioriza a simplicidade e a praticidade.
Por isso, pensando na pouca ventilação, evite objetos decorativos que possam acumular umidade, como papel, madeira e couro — materiais que, conforme a temperatura, podem acumular bolor e mofo.
Instale espelhos em pontos estratégicos
Além de refletir as imagens, os espelhos também refletem luz! Dessa forma, são grandes aliados na hora de ampliar um espaço pequeno ou iluminar um ambiente fechado.
Quando instalados na cabeceira da cama, por exemplo, eles ampliam a visão horizontal de todo o espaço, trazendo além de maior claridade, uma sensação de conforto e bem-estar.
Aposte em claraboias
Outra alternativa para clarear ambientes fechados é a instalação de claraboias. Não é a alternativa mais simples, mas é uma opção muito eficiente quando é possível de ser aplicada.
A claraboia nada mais é do que uma abertura na estrutura do teto coberta, na maioria das vezes, por uma placa de vidro ou uma cúpula envidraçada.
Em apartamentos, infelizmente, não é possível aproveitar os benefícios dessa técnica. Porém, se você vive em uma casa, considere essa alternativa super charmosa!
Considere a integração de ambientes
Dependendo do tipo de cômodo fechado que você está tentando clarear, a integração de ambientes pode ser a solução perfeita. Até mesmo um dormitório pode ser integrado para aproveitar a iluminação e ventilação do cômodo ao lado.
Vale mencionar que integrar não significa que o quarto estará o tempo todo aberto e em contato com o outro cômodo. A área pode ser separada com algumas técnicas, como:
- Portas de correr;
- Biombos;
- Cobogós;
- Painéis ripados.
No caso das portas de correr, o leque de opções é bem grande, afinal há diversos materiais nos quais ela pode ser feita, como MDF, a tradicional madeira, e vidro para um aproveitamento ainda maior da iluminação. Assim como no caso dos revestimentos vazados, que compartilham tanto da iluminação quanto da ventilação de ar com o ambiente fechado que foi integrado.
Essas foram as dicas que preparamos para te auxiliar a clarear aquele ambiente fechado que se tornou um problema aí na sua casa. Esperamos ter contribuído trazendo boas soluções para o seu caso!
Aproveite e complemente a leitura de hoje conferindo nosso post com dicas para decorar quarto pequeno de casal e compartilhe com seus amigos que podem aproveitar as ideias!