A gama de cores do círculo cromático inclui diversas categorias que as agrupam. Entre elas, existem as primárias, secundárias e terciárias. Sendo as primárias indispensáveis para que todas as demais existam.
Além dessas, existem outras categorizações, como um grupo muito recorrente, que chamamos de cores neutras. Por se tratarem de tonalidades adaptáveis, são frequentemente indicadas em decorações modernas, isso quando o intuito é criar um ambiente aconchegante e um visual que descansa os olhos e a mente.
Sabendo que há ótimas vantagens no uso das cores neutras na decoração, vale destacar que hoje em dia, diferente do que muitos pensam, não existem apenas o branco, preto e bege. Para saber quais são as principais cores neutras, suas características e a melhor forma de usá-las na decoração, continue a leitura!
O que são cores neutras?
As cores denominadas neutras possuem características específicas que as diferem das demais, por isso, saber quais são, te ajudará a identificá-las quando se deparar com essas tonalidades daqui em diante.
De forma objetiva, o conceito é: as cores de saturação e intensidade baixas entre o branco o preto e as suas variações de cinza. São tons que não possuem um único destaque, e sempre tem adição de preto ou branco na sua construção.
Quais são as cores neutras?
Essas opções não se resumem somente às variações de cinza entre preto e branco. As neutras, por si só, podem ter todas as outras tonalidades quando misturadas entre as principais. Resumindo: toda cor pode ser neutra desde que você aplique as cores principais: branco ou preto.
Essa mistura é capaz de diminuir a intensidade, tornando-as mais opacas, como acontece nos famosos tons pastel. Veja agora as principais e as mais utilizadas na decoração!
Branco
Além de resultado da mistura de todas as cores, o branco é a cor neutra mais luminosa, e por isso gera um alto contraste de luz, fazendo do ambiente um local bastante claro iluminado.
Uma de suas grandes vantagens é a facilidade de combinar com as demais cores neutras, tons terrosos e cores naturais. O branco também é uma cor que transfere sensações como amplitude, tranquilidade e frescor para os ambientes. Para equilibrar o seu brilho, experimente combinar com cores foscas no seu quarto, por exemplo.
Off white
Nesse momento você pode estar se perguntando: “branco de novo?” Não! O off white é frequentemente confundido com o branco, mas existe diferença entre os dois. Do inglês, a tradução de off white seria “quase branco”, trazendo um visual mais envelhecido, diferente do branco que é uma cor pura e bastante aberta.
De modo geral essa cor traz uma tonalidade de branco que é mais amarelada e quente, ou então, um tom de branco que puxa para o cinza, que é inclusive uma das cores mais procuradas para a pintura de paredes atualmente.
Bege, creme, marfim e palha
Similares, as tonalidades de bege, creme, marfim e palha são resultado de uma base branca pigmentada com outras tonalidades, como o amarelo. Uma escolha clean e versátil que funciona muito bem para qualquer tipo de decoração.
Entre ambientes comerciais e residenciais essas são as tonalidades queridinhas quando o objetivo é decorar um ambiente elegante e luxuoso. Uma alternativa amena de tonalidade clara – porém mais quente que o branco – que também causa um efeito aconchegante e por isso é uma escolha de sucesso entre as cores para decoração de quarto!
Marrom
O marrom em suas diversas variações de tonalidade é uma escolha que traz sofisticação e aconchego aos espaços. Muito valorizada e utilizada em pisos, e elementos como móveis de madeira, essa cor quente em suas versões mais suaves é excelente para ambientes como salas de estar, corredores e escritórios.
Preto
Intenso e marcante quando utilizado de forma predominante, o preto é uma cor que insinua calma e elegância nos ambientes. Para conquistar esse efeito de forma equilibrada e evitar ambientes escuros demais, use-o com cautela, procurando combinar com cores mais suaves, como o branco, off white, ou cinza claro.
Essa cor é ideal para ser utilizada em meia parede, ou uma parede só, trazendo um ar contemporâneo, dramático, sofisticado e acolhedor para os ambientes.
Cinza
O cinza é uma das cores neutras mais utilizadas atualmente na decoração. Ele combina com cores frias sem dificuldade, e pode compor facilmente decorações industriais, rústicas, modernas ou clássicas, combinando muito bem com cores mais intensas.
Em suas versões mais claras, essa cor elegante conserva a luminosidade do branco, mesmo sendo uma tonalidade que se aproxima do preto. Já os tons de cinza escuro absorvem a luminosidade dos ambientes, trazendo mais sobriedade e requinte!
Qual é a função da cor neutra na decoração?
Uma característica importante sobre as opções neutras na decoração é que estas são consideradas indutoras de reflexão, ou seja, colaboram para a concentração e de certa forma o relaxamento, levando tranquilidade e equilíbrio para os espaços.
Como opções de pouco reflexo e intensidade, na decoração elas podem tanto ser utilizadas individualmente, quanto como de forma complementar às outras tonalidades.
Como usar as cores neutras na decoração?
Na decoração, além de sensações como sutileza, suavidade e calmaria, as cores neutras proporcionam uma infinidade de combinações. Entre tonalidades claras e escuras, e intensidades fracas e fortes, as cores neutras são a zona de conforto pra quem não gosta de ousar. Além de ser a escolha ideal para não enjoar ou cansar a visão no dia a dia.
De modo geral, essas são as escolhas mais fáceis e seguras para trabalhar nas decorações. Assim, na hora de escolher a sua apenas lembre-se de:
- utilizar as cores mais intensas em uma única parede;
- equilibrar tonalidades frias com elementos que remetem aconchego, como a madeira;
- usar os tons pasteis foscos como complemento para neutralizar o reflexo do branco.
Seguindo as dicas que encontrou por aqui, não há dúvidas de que você vai construir um ambiente aconchegante e atemporal. Gostou do conteúdo? Continue acompanhando as postagens do blog e não perca as novidades e dicas sobre decoração combinações e tendências!