As decorações industriais, com suas características que transmitem o charme urbano unido ao estilo elegante, se tornaram uma das maiores tendências dos projetos decorativos na atualidade.
Se você, assim como muitas pessoas, vê beleza nos encanamentos visíveis, nas paredes com tijolos à mostra e nas tonalidades de cinza das grandes cidades, a decoração industrial moderna vai te conquistar!
Ficou curioso para descobrir mais sobre o assunto e saber como adicionar esse estilo aos ambientes da sua casa? É só continuar a leitura e se inspirar!
Por falar em tendências, que tal conhecer quais estão bombando em 2022? Confira o conteúdo logo depois!
O que é uma decoração industrial?
A decoração com estilo industrial é a união entre a modernidade e a elegância, tudo isso de encontro com a urbanidade. O estilo surgiu por volta do ano de 1950 em Nova York, quando antigas fábricas e prédios começaram a se tornar moradia para várias pessoas, mas que mesmo assim, os ambientes continuaram com suas aparências originais, dando origem à uma nova forma de decorar.
Dessa forma, a tendência se resume em paredes de tijolos, tubulações expostas e concreto aparente. Agora, caso você esteja pensando em velhos galpões ou em fábricas antigas, está certo, o conceito é realmente isso!
O que hoje em dia muitas pessoas ainda confundem é que, por ser um estilo com acabamentos imperfeitos e inacabados, a decoração é simples, porém, para conseguir formar uma decoração com o estilo industrial, é preciso empregar diversos elementos.
Quer saber quais são? Te contamos logo abaixo com dicas e inspirações para te ajudar nessa missão. Veja!
Quais são as características do estilo industrial que posso usar?
A decoração industrial geralmente envolve espaços rudimentares, amplos e integrados, com estruturação evidente em contraste a uma decor sofisticada. Mas não para por aí, descubra agora outras características dessa decoração para aplicá-lo ao visual do seu lar:
1- Tijolinhos de barro
Os tijolinhos de barro são marcas evidentes em ambientes industriais e representam às antigas fábricas do século XX. São alternativas perfeitas para as pessoas que buscam por espaços mais confortáveis com sensação de aconchego, ajudando a eliminar a frieza do concreto e cimento, que são muito empregados nessas decorações.
2- Concreto evidente e cimento queimado
Quando você se depara com ambientes que possuem o concreto evidente ou paredes com acabamento de cimento queimado, com certeza está vendo a decoração industrial. Isso porque, a aparência inacabada, rústica e áspera que essas características remetem é o que imprime e dá personalidade ao estilo.
3- Iluminações indiretas
Para conseguir formar uma decoração industrial, é fundamental caprichar em iluminações indiretas suspensas ou que são utilizadas no chão. Também indicamos a aplicação de lâmpadas que são ligadas diretamente na afiação, trazendo o efeito rústico e moderno que a decor tanto preza.
4- Ambientes integrados
Os ambientes integrados também são características importantes para esse estilo de decorar. Isso porque, os galpões que são inspirações para o industrial, eram ambientes que partilhavam o mesmo espaço. Dessa forma, fuja de cômodos com várias divisões e paredes e aposte na integração.
5- Portas e janelas grandes
Nada melhor do que ambientes integrados, com muitas janelas, portas e iluminações, não é? Essa é justamente a ideia que a decoração industrial busca: transmitir ventilação, acessibilidade sem perder a harmonia do ambiente, para isso, usam e abusam de portas e janelas amplas.
6- Instalações expostas
Para reconhecer com facilidade se um ambiente é com uma decoração industrial ou não, basta buscar por tubulações e canos de água, energia elétrica e instalações visíveis no espaço. Elas são os grandes protagonistas do estilo, se tornando as características base na hora de criar projetos decorativos.
7- Cores neutras e sóbrias
As cores são aspectos essenciais para qualquer tipo de decoração, sendo a representação do estilo proposto para o ambiente. Já para formar uma decor industrial moderna, as cores bases que compõem o estilo são as neutras e sóbrias como o branco, cinza e preto.
É claro que não é uma via de regra a utilização exclusiva dessas cores, as tonalidades vibrantes também podem ajudar a integrar o espaço sendo empregadas em alguns elementos da decoração. Por exemplo: vale a pena investir, em um cômodo com a predominância do cinza, a inserção de almofadas nas cores amarelo e laranja.
8- Móveis de madeira, aço ou ferro
Os móveis também merecem uma atenção extra! As peças antigas ou confeccionadas em aço, ferro e madeira maciça são opções que conseguem representar o industrial com facilidade. Aqui, vale apostar em eletrodomésticos em aço inox, fazendo a união do moderno despojado com o vintage.
Inspirações para ambientes com decoração industrial
Agora que você já conhece quais são as características que formam o estilo industrial, chegou a hora de conferir inspirações incríveis. Vamos começar?
Decor industrial em salas
A sala é um dos ambientes mais frequentados de uma casa, dessa forma, é fundamental investir em uma decor bem elaborada e que torne o ambiente agradável, certo?
Em função disso, uma sala industrial é aquela que conta com diversos elementos contemporâneos e muito funcionais. Por isso, indicamos uma decoração com janelas grandes e paredes com tijolos e revestimentos com cimento queimado.
Além disso, indicamos a utilização de nichos, prateleiras, detalhes em madeira e painéis ripados, que conseguem unir o moderno ao elegante.
Decoração industrial para quartos
Já para uma decoração industrial para os quartos, o estilo e personalidade do dono deve se destacar, mas claro, evidenciando detalhes urbanos e elegantes da decor.
Para esse ambiente, a nossa dica é: aposte em móveis e detalhes em madeira, cimento queimado e boiseries. Afinal, são elementos que conseguem oferecer o efeito harmônico e confortável que o cômodo necessita. Caso queira um espaço mais leve e descontraído, invista em objetos decorativos coloridos e adicione vasos de plantas.
Cozinhas com estilo industrial
Os móveis com detalhes em madeira, estruturas aparentes e eletrodomésticos em aço inox são grandes representantes do industrial. Para as cozinhas isso não seria diferente!
Nesse caso, você pode apostar em mesas, cadeiras e armários com acabamentos robustos em cores sóbrias, bancadas de cimento queimado e detalhes em metal. Além disso, também é possível utilizar roda tetos como acabamentos, mesclando o estilo clássico ao contemporâneo.
Banheiros com decoração industrial
Para as pessoas que querem inovar nos banheiros e fugir do estilo clássico, vale apostar em toques rústicos, minimalistas e ao mesmo tempo modernos, trazendo o apelo industrial ao cômodo.
Para esse espaço, as tubulações expostas ganham destaque, juntamente com tubos de metal, paredes de tijolos e revestimentos com cores sóbrias de cinza, preto e branco. Vale apostar em rodapés com pinturas com tonalidades vibrantes e nichos em madeira.
Não sabe como fazer a pintura desses acabamentos? Neste post, nós te ensinamos o passo a passo para pintar rodapés de um jeito prático com resultados profissionais.
E aí gostou do conteúdo? Lembre-se de aproveitar para usar a criatividade e investir em decorações que deixam os espaços com a sua cara!
Explore todos os assuntos de decoração e acabamentos que nós do blog Meu Rodapé preparamos especialmente para você. Te convidamos também a conhecer mais sobre o estilo provençal e, quem sabe, uni-lo à tendência de decoração moderna.