Apesar de o cimento queimado estar em alta há bastante tempo no mundo da decoração e arquitetura, ele ainda continua sendo uma ótima opção capaz de renovar o ambiente.
A escolha é feita por conta da sua durabilidade e resistência. Porém, com a tendência do estilo industrial, a técnica é encontrada nos mais diversos cômodos da casa.
Vale mencionar que a técnica não é exclusiva para paredes, também pode ser aplicada em chãos e tetos. A grande vantagem é que o cimento queimado pode ser feito e aplicado em casa, sem a necessidade de comprá-lo pronto.
É hora de saber como renovar qualquer ambiente de sua casa!
O que é cimento queimado?
O cimento queimado é uma técnica que utiliza uma espécie de revestimento que chama atenção por conta da sua estética rústica e com características industriais.
Ao contrário do que o nome sugere, o “queimado” não é desenvolvido a partir de altas temperaturas ou fogo, a técnica envolve uma mistura de água, cimento e areia. Mas também há versões mais simples que utilizam massa acrílica!
Devido às características dos ingredientes, o revestimento torna-se durável e difícil de danificar. Além disso, ele é simples de limpar, visto que, pela tonalidade, o de cimento queimado não suja facilmente.
Ao aplicar cimento queimado na decoração, é preciso obter uma estética altamente sofisticada, sendo ideal para pessoas que gostam de uma proposta mais industrial e moderna. Outra curiosidade é que uma parede com essa técnica combina muito com lugares bem iluminados por luz natural.
Já que estamos falando de ambientes modernos, nada melhor do que aprimorá-los com dicas de decoração, não acha? Então, venha ver 7 dicas para uma decoração moderna.
Existem tipos de cimento queimado?
Sim! Hoje em dia, existem algumas versões da técnica. É possível escolher aquele que se adéqua melhor ao ambiente, os mais utilizados são:
- Cimento queimado tradicional;
- Branco: que traz a adição de pó, mármore ou granito;
- Colorido: permite que pigmentos sejam adicionados à mistura, criando tons diferentes.
Como fazer o cimento queimado?
Agora que você já sabe o que é e suas variações, é hora de saber como criá-lo! É claro que vamos ensinar também como aplicá-lo para que você consiga obter os resultados visuais e estruturais da técnica.
A primeira coisa a ser fazer é separar os seguintes materiais:
- Massa acrílica;
- Esponja grande;
- Esponja pequena;
- Pigmento preto;
- Água;
- Impermeabilizante;
- Espátula ou régua.
E como preparar? É simples, olha só:
- Para fazer a massa, misture a massa acrílica em uma proporção de 6 para 150 ml de água e mexa até dissolver totalmente.
- Depois, adicione cerca de 20 gotas de pigmento preto e retorne a mexer até que se tornar homogênea. O impermeabilizante será utilizado separadamente e só no final do processo de modelagem.
Gostando do conteúdo? Aproveite para entender como as cores podem ajudar na decor!
1. Prepare a superfície
Antes de iniciar a aplicação do cimento queimado, é necessário preparar a superfície escolhida.
Independentemente da superfície, é preciso seguir com atenção. Em um primeiro momento, será preciso remover os móveis que estão próximos ao local e limpá-lo com vigor.
Para iniciar a colocação da argamassa, é fundamental que a superfície esteja limpa. Para remoção de manchas ou qualquer outro produto químico, indica-se limpar o local com água e sabonete neutro.
Após a limpeza do local, garanta o nivelamento adequado. Assim, com a ajuda de uma lixa, passe por toda superfície e depois realize uma nova limpeza, lembrando que o pó e sujeiras podem prejudicar a aplicação do cimento queimado.
2. Aplique o cimento queimado
Após criar a mistura, o recomendado antes da aplicação é umedecer a superfície escolhida. Para isso, recomenda-se pulverizar água no local.
Em seguida, é hora de aplicar a mistura. Uma dica é garantir que a espessura não seja muito grossa, mas também que não seja muito fina ou aguada.
3. Nivele a massa do cimento queimado
O nivelamento também faz parte da aplicação do cimento queimado. Para isso, após adicionar toda a massa no lugar desejado, utilize uma espátula para nivelar e também dar um acabamento mais uniforme. Caso não tenha uma, basta utilizar uma régua.
Após nivelar e alisar toda a superfície, é hora de criar o efeito de cimento queimado. Para isso, será necessário o uso de uma esponja pequena ou até mesmo aquelas utilizadas na cozinha.
Esse processo deve começar pelos cantos, realizando movimentos de ondas cruzadas. Após finalizar as beiradas, faça o mesmo processo no piso ou parede toda do cimento queimado.
Quando finalizada a aplicação, aguarde aproximadamente 6 horas para realizar a segunda demão — é ela que será a responsável por garantir uma superfície lisa e bem acabada.
4. Dê o acabamento e impermeabilize
Para quem deseja uma aparência fina, basta lixar a parede antes de adicionar o impermeabilizante — o produto responsável por garantir a durabilidade da superfície, impedindo a passagem de água e outros fluidos para maior proteção da parede.
Na hora da aplicação, é preciso ter muito cuidado, pois dependendo do produto que for utilizado, é possível que o resultado seja alterado ou sofra com possíveis manchas.
Por isso, também saiba escolher a melhor marca de impermeabilizante. Após esses passos, você terá um belo acabamento de cimento queimado!
Se você escolheu a sala para aplicação do cimento queimado, você pode otimizar o ambiente com uma bela composição de quadros, vem ver as dicas!
O que achou do conteúdo de hoje? Aproveite para continuar navegando pelo blog do Meu Rodapé! Por aqui, você encontra diversas dicas de como deixar a sua casa ainda mais linda!