A tropicalidade está entre as características mais marcantes do Brasil. Além de aspectos geográficos, o clima quente e chuvoso inspira até mesmo os projetos arquitetônicos.
Nesse sentido, a arquitetura tropical é um estilo que valoriza o natural, sem deixar o aconchego de lado. Trata-se de um conceito com traços contemporâneos, mas que se inspira no rústico.
Curioso para saber mais sobre esse estilo arquitetônico? Então continue a leitura! Preparamos um guia completo sobre a arquitetura tropical! Conheça o conceito e as principais características desse estilo autêntico!
O que é a arquitetura tropical?
Sabe a música de Jorge Ben Jor que diz que o Brasil é um país tropical, “abençoado por Deus e bonito por natureza”? Bom, esse trecho ilustra bem o conceito da arquitetura tropical.
Trata-se de um estilo arquitetônico que visa evidenciar — a partir de projetos e elementos — a beleza natural que o clima tropical proporciona.
Quando você pensa em tropical, logo se lembra de palmeiras, florestas, ventos refrescantes, chuvas torrenciais, da brisa do mar e das temperaturas altas, não é mesmo? A arquitetura tropical é um estilo que busca trazer esse frescor da natureza para os ambientes.
Tudo isso, é claro, com um toque de brasilidade! Afinal, os brasileiros são conhecidos por características como receptividade e aconchego, certo? Sendo assim, os projetos tropicais também têm a valorização do conforto e da simplicidade como princípio.
Quais as origens da arquitetura tropical?
A arquitetura tropical não “nasceu” em um ano específico. No entanto, é um movimento mais recente que se inspira no modernismo — sobretudo em suas vertentes tropicais — e nos conceitos artísticos popularizados na Semana de Arte Moderna de 22.
Assim como as obras de Niemeyer e as pinturas de Tarsila do Amaral, a arquitetura tropical faz o uso de materiais naturais (como pedras e madeiras) e valoriza a biodiversidade das florestas brasileiras.
Quais são as principais características da arquitetura tropical?
Se interessou pelo conceito tropical? Então confira as 9 principais características desse estilo arquitetônico!
1. Elementos naturais
Como mencionamos, a arquitetura tropical enaltece elementos naturais, seja por meio do paisagismo com folhas e plantas naturais ou a partir de construções com pedras, madeiras, argila, bambus, entre outros.
Apesar de ser um estilo arquitetônico que combina perfeitamente com casas de campo, os projetos tropicais podem ser adaptados para espaços urbanos!
2. Uso de madeira
Uma das características mais marcantes do estilo tropical é o uso da madeira em diferentes partes do projeto: desde a estrutura das casas, até os móveis, acabamentos e detalhes.
Nesse estilo, destaca-se a utilização de madeiras brasileiras conhecidas pela qualidade e sofisticação, como: Jatobá, Jacarandá, Cumaru, Freijó, entre outras espécies!
Para quem está pensando em uma reforma de grande porte inspirada no estilo tropical, vale investir nas estruturas de madeira. Já para quem deseja dar um toque tropical sutil aos ambientes, que tal os painéis ripados?
3. Pé direito alto
Apesar de ser um estilo que valoriza a simplicidade, a arquitetura tropical se inspira nos projetos arquitetônicos contemporâneos.
Entre as principais características das casas tropicais, está o pé direito alto. A estrutura mais alta garante a entrada de luz natural, além da ventilação do ar pelos cômodos.
4. Estrutura aparente
Na arquitetura tropical, as estruturas aparentes não são um problema. Pelo contrário! Ao invés de revestimentos de cimento queimado ou azulejos, os ambientes tropicais geralmente deixam os pilares e as sustentações de madeira à mostra.
5. Entrada de luz natural
Na arquitetura tropical, o natural está muito além do verde! Uma das formas de adicionar naturalidade aos ambientes é a partir de grandes aberturas para entrada de luz solar.
Além de brechas que permitem a entrada de luz, os projetos arquitetônicos tropicais apresentam varandas amplas e portas e janelas de vidro.
6. Ventilação
A boa ventilação e a circulação do ar também estão entre os princípios do estilo tropical. Por isso, os ambientes desse estilo arquitetônico costumam ser amplos, sem muitas divisórias de concreto.
Em geral, são projetos que contam com portas grandes de correr em lados opostos da casa, permitindo que o ar circule livremente.
7. Destaque ao paisagismo
Além do design de interiores, a arquitetura tropical também se preocupa com o paisagismo.
Os espaços externos são planejados com cuidado, apresentando jardins carregados com flores, plantas e árvores de diversas espécies. Nesse estilo, quanto mais verde e natural, melhor!
8. Valorização da biodiversidade
A biodiversidade das florestas tropicais é riquíssima e isso transparece na arquitetura! No estilo tropical, utilizam-se materiais naturais, como pedras, madeiras e fibras de bambu.
Além disso, é comum que os elementos decorativos do estilo tropical destaquem a biodiversidade das florestas, a partir de esculturas e quadros de animais e outras peças que remetem à natureza brasileira.
9. Cores quentes
O Brasil é um país conhecido pela recepção calorosa. E isso reflete na arquitetura tropical a partir do uso de cores quentes nos projetos.
Nesse estilo arquitetônico, destacam-se tonalidades quentes que trazem a sensação de conforto, como: amarelo, bege, laranja, vermelho, etc.
Então, como você viu, a arquitetura tropical reflete o melhor do Brasil: a biodiversidade rica das florestas e a receptividade das pessoas.
Se encantou por esse estilo e quer saber como fazer na sua casa? Então confira nosso post sobre decoração tropical!
Até o próximo conteúdo!