No mundo das decorações, a iluminação da sala de estar é um questionamento que sempre surge, afinal é um dos locais mais utilizados em uma casa, certo? Tendo isso em mente, é justo que sempre haja uma discussão sobre como a iluminação é crucial para esse ambiente.
Compreender sobre iluminação pode facilitar a escolha do ambiente ideal! Para isso, é fundamental misturar tanto a estética quanto outras questões, como custo-benefício e economia de energia.
Para facilitar na hora de tomar essa decisão, temos diversas informações sobre iluminação de sala de estar. Conheça algumas dicas interessantes para ajudar na sua escolha e dar um novo ar ao ambiente.
1. Invista na tonalidade adequada de iluminação
O primeiro ponto a ser considerado é a tonalidade da iluminação, além de bem decorado, fornece um ambiente agradável e atraente para quem estiver no local, seja para lazer ou descanso.
Para achar a tonalidade ideal, é necessário se atentar a alguns fatores, como o estilo de decoração que pode combinar com a iluminação, a luz natural que entra no local e, claro, a preferência pessoal.
Se o local for usado mais para lazer e descanso, é recomendado uma iluminação para sala de TV, com tons mais quentes e suaves. Desse modo, não atrapalha o entretenimento de quem estiver no local, evitando um possível incômodo para o descanso.
Aproveite para conferir um guia exclusivo sobre temperatura de cor de lâmpada!
2. Traga iluminação indireta para obter conforto aos olhos
Outra característica para ter uma boa iluminação está na luz indireta, ou seja, com o uso de luzes que não produzam muitas sombras ou pontos brilhantes. Esse tipo de iluminação é refletida em superfícies próximas, como: paredes, tetos ou pisos, criando uma atmosfera mais agradável e acolhedora.
Um ponto interessante desse tipo de iluminação é que, além de agradável, ajuda a reduzir a fadiga visual e melhorar a qualidade do sono, em especial, se combinada com outras fontes de luz atrativas, como abajures e lustres.
Essas luzes são geralmente instaladas em locais estratégicos para que, com a reflexão, espalhem a luz em uma superfície sem que ela cause desconforto nos olhos, mas também sem perder a tonalidade desejada pelo usuário.
O que acha de conferir um top 10 melhores de cores para parede? É simples, só clicar aqui!
3. Use a iluminação direta para destacar pontos específicos
Já o oposto do tópico anterior, temos a famosa iluminação direta! É uma técnica muito interessante para quem visa destacar locais específicos do ambiente.
Além disso, o tipo de iluminação pode ser muito atrativa para salas que possuam mesas ou móveis que mereçam um pouco mais de destaque com relação ao restante do local, como uma estante com fotos ou outros itens decorativos.
Então, se você quer dar um charme a mais em um ponto específico, a iluminação direta é a melhor escolha.
4. Opte por lâmpadas dimerizáveis
Outra dica para iluminação está no uso de lâmpadas dimerizáveis, as quais são itens que podem ser controlados para ajustar a intensidade da luz emitida. Com elas, é possível variar a quantidade de energia que ela recebe, resultando em uma diminuição ou aumento do brilho da luz.
O ajuste é possível graças a um dispositivo inserido na lâmpada, chamado dimmer, responsável por controlar a energia fornecida para ela. Lâmpadas desse tipo são muito interessantes para a iluminação de uma sala de estar ou iluminação para sala de TV, essa última, inclusive, pode se tornar quase uma experiência de cinema devido às adaptações.
Além disso, utilizar lâmpadas dimerizáveis pode ser útil para locais que também utilizam muito da luz natural. Necessitando apenas de pequenos ajustes nas lâmpadas para o ambiente ficar com uma tonalidade ideal para a realização de alguma atividade ou apenas para conversas casuais.
5. Aposte em um lustre para trazer requinte
Para quem busca uma iluminação de sala mais requintada, um lustre no centro do teto pode ser uma excelente escolha, já que esse tipo de luminária pode ter diversas formas e tamanhos, podendo ser facilmente adequada para o local onde precisa ser instalado.
Além disso, os lustres podem ser um excelente exemplo de iluminação indireta, pois a luz se reflete nos vidros e se torna mais ampla e difusa, não causando desconforto nos olhos nem destacando demais um local em específico. É uma ótima escolha de iluminação para a sala de estar, onde todo o espaço deve ser iluminado igualmente para ter um ar de conforto.
Outro ponto é que os lustres também podem ter lâmpadas dimerizáveis, bastando apenas a instalação adequada por um profissional capacitado. Assim, além da iluminação indireta, o local pode contar com uma iluminação sala estar que se ajusta facilmente à sua necessidade no momento.
Quer uma dica extra? Uma sala fica ainda mais refinada com painéis ripados! Aproveite para ver como combiná-los em salas!
6. Abajures e luminárias são muito bem-vindos
Por fim, o uso de abajures e luminárias na iluminação da sala de estar deve sempre ser considerado! Especialmente em casos onde determinados pontos do local necessitam de maior destaque, como escrivaninhas, poltronas, dentre outros.
Assim, dando uma luz mais forte para esses locais caso o usuário queira ler um livro ou escrever algum texto sem atrapalhar o restante do ambiente.
Além disso, esses itens também são encontrados nos mais diversos tipos e tamanhos no mercado, sendo ótimas escolhas para situações onde é preciso um ajuste na iluminação da sala. Afinal, um abajur ou luminária também podem dar um charme para os locais de trabalho.
E mais uma vez, esses aparelhos são facilmente ajustáveis para o uso de lâmpadas dimerizáveis, tornando seu uso ainda mais chamativo quando o assunto é não atrapalhar a tonalidade do restante da iluminação, evitando desconforto.
Quer aprimorar ainda mais um ambiente? Confira tudo sobre o guia de paleta de cores!
Ajustar a iluminação da sala de estar corretamente, seja para fins de lazer ou qualquer outro, é um objetivo que muitos buscam alcançar. E com as informações apropriadas, esse tipo de serviço pode ser não só mais agradável, como mais eficiente. Com isso, sua casa se tornará um ambiente digno de quem a visitar diariamente.
Gostou do conteúdo? Continue navegando pelo blog da Meu Rodapé e aprimore ainda mais os seus conhecimentos em decoração, iluminação e arquitetura!