Um ambiente moderno pede por detalhes diferenciados e, claro, por um projeto luminotécnico de encher os olhos. A prova disso é que os espaços criados tendo como ponto de partida a iluminação, oferecem muito mais beleza ao local, além das sensações de bem-estar e de conforto.
Caso esteja no momento de otimizar um cômodo da sua casa, este post é para você, e para ajudá-lo nessa missão, nós da Meu Rodapé separamos 5 dicas de como utilizar o painel ripado com iluminação. Esse tipo de escolha é totalmente prática, ideal para quem quer ter facilidade na implementação dos ornamentos.
Continue lendo e confira as diferentes formas de deixar o clássico da decoração, o painel ripado, ainda mais fantástico com luzes artificiais.
1 – Painel ripado com iluminação direta
Essa dica é uma das mais utilizadas em casas e comércios, pois possibilita agregar maior profundidade no espaço. Por isso, é muito comum, hoje em dia, encontrarmos paredes feitas de materiais que formam esse tipo de proposta, como o painel ripado, seja em salas de estar, jantar, escritórios ou, até mesmo, entradas de estúdios comerciais.
Que tal saber mais sobre como decorar uma sala simples e sem gastar muito? Confira.
Portanto, quando uma luz é colocada diretamente sobre o painel ripado, o aspecto principal adquirido é a de sobreposição. A luz, nesse caso, transforma o ambiente. Dessa forma, você pode optar pela iluminação direta, usando um spot de embutir ou em trilhos e arandelas com um ou dois focos distintos. Ambos os modelos deixam o local mais requintado.
Na sala de jantar, por exemplo, esse tipo de luz pode ser utilizada para proporcionar jantares agradáveis. Especialmente, quando você deseja uma iluminação mais aconchegante.
2 – Painel ripado com iluminação ao redor do espelho
O banheiro é um local que, por vezes, não possui tanta atenção antes de construí-lo ou reformá-lo. Entretanto, é preciso pensar em uma decoração adequada, uma vez que é neste ambiente que fazemos a nossa rotina de higiene e, além de tudo, tomamos aquele banho relaxante depois de um dia corrido.
Desse modo, o painel ripado pode compor o lugar de maneira harmoniosa e, ao mesmo tempo, simples. A dica é colocar um espelho de sua preferência – redondo, quadrado ou retangular –, por cima do painel e, então adicionar luzes de LED.
Esse tipo de iluminação, geralmente, é uma fita de LED, a qual é de fácil instalação. O recomendado é colocá-lo acima da bancada de higienização que acompanha as cubas.
Você verá que, apenas esse detalhe, irá conceber um diferencial completo ao seu banheiro. Aposte nesse estilo de decoração e tenha um ambiente moderno e iluminado.
3 – Painel ripado com iluminação nas bancadas
Sabe aquelas cozinhas americanas que possuem pequenas bancadas que dividem a cozinha da sala de estar? É completamente possível ornamentá-las com painel ripado e iluminação difusa. A suavidade da iluminação pode estar presente, assim como a opção de cima, em fitas de LED, a qual fica incrível quando colocada ao redor da ilha.
A tonalidade das ripas ficam incríveis quando claras, seguindo coloração brancas ou beges. Porém, nada impede de realizar a pintura, deixando o painel preto, azul escuro ou cinza.
Ah, fique tranquilo quanto a tintura, pois o material com selo Meu Rodapé adere muito bem à tinta, adaptando-se às novas nuances.
Não sabe como pintar uma parede? Aprenda passo a passo!
Além disso, é perceptível o charme presente no local após a implementação desses adereços, que pode ficar ainda mais completo com banquinhos que combinam com o estilo do ambiente.
4 – Painel ripado com iluminação em arandela fita LED
A arandela fita LED é uma tendência para utilizar em conjunto com os painéis ripados. É uma opção positiva quando colocada de forma padronizada sobre o painel decorativo. Você terá um espaço totalmente moderno e elegante.
Caso você busque criar um lugar despojado, mas que utilize materiais que contrastam com o estilo clássico, invista sem medo nessa opção.
Esse tipo de decoração fica completamente deslumbrante quando começa no rodapé e passa até uma parte do teto. Mas, as ripas seguem um padrão, completando-se tanto na parede quanto no teto.
Dessa maneira, as luzes são embutidas ou instaladas em cima do painel, tanto na parede quanto no teto. Você pode utilizar a criatividade, deixando que a base de uma arandela comece antes de outra e assim por diante.
5 – Painel ripado com iluminação na cabeceira da cama
Como já vimos aqui no blog da Meu Rodapé, é possível fazer cabeceiras criativas e baratas e, é claro que, para deixá-las mais sofisticadas, a iluminação tende a andar de mãos dadas. Em uma cabeceira feita seguindo o conceito de painel ripado, é possível usar os pendentes para marcar presença luminosa.
Normalmente, são luzes que são instaladas no teto e ficam um pouco acima das mesas de canto ou armários ao lado da cama. O contraste entre o adereço em ripas fica simplesmente de outro mundo.
Além disso, é uma forma funcional de iluminar o quarto, uma vez que você pode apagar a luz central do ambiente e acender os pendentes. É ótima para a realização de leituras, por exemplo.
Confira qual é a luz ideal para o quarto e acerte na escolha.
A dica final é: escolha a opção que mais te agrada e componha um espaço repleto de particularidades que agregam ao ambiente como um todo.
Viu só como um bom projeto luminotécnico faz a diferença em decorações que, por si só, já ressaltam olhares e deixam o local confortável e aconchegante? A iluminação é uma das partes mais positivas e bonitas de uma ornamentação.
O que acho do nosso post? Aproveite e compartilhe essas ideias bonitas e que cabem no orçamento com os amigos e familiares. Temos certeza que eles vão adorar!
Continue nos acompanhando e até o próximo conteúdo!