Quem é do ramo da arquitetura e decoração, sabe que a tendência de cores para a sala geralmente está de acordo com as indicações da Pantone, que é uma referência no que se diz respeito às colorações. No ano de 2021, inclusive, as principais cores mais utilizadas são o cinza Ultimate Gray e também o amarelo na tonalidade Illuminating.
Contudo, acima de qualquer combinação indicada pelos especialistas, o ambiente precisa, necessariamente, conter um pouquinho da personalidade dos habitantes da casa.
Assim, o resultado final da decoração terá sucesso, pois vai agradar os olhos dos moradores, seja tanto pela harmonia da cor escolhida, quando com a combinação com os móveis.
Continue conosco e entenda como deve ser feita essa escolha de cores, além de conferir dicas de como combinar com os rodapés, itens decorativos muito utilizados nos projetos de construção e reforma.
A importância na hora de escolher a cor
Escolher bem a cor para pintar a sala de estar é essencial. Afinal, este é um dos locais onde passamos grande parte do nosso dia, ou talvez da noite. E, de acordo com alguns estudos, as matizes estão bastante relacionadas ao nosso bem-estar e à nossa mente, ou seja, às sensações e a forma como nos sentimos naquele ambiente. Então, para fazer uma boa escolha, além de observar a tendência para o ano indicada pela Pantone, devemos também analisar alguns aspectos importantes.
O primeiro deles é olhar bem o espaço disponível, a tonalidade dos móveis que já temos ou que pretendemos adquirir, dos objetos decorativos, nossos gostos individuais, a disposição da iluminação (se cores quentes ou frias), e também a iluminação natural oferecida de acordo com a localização do imóvel.
Não menos importante, precisamos também pensar no acabamento, e aqui, podemos citar a escolha dos rodapés, que são capazes de dar um destaque a mais na parede. Assim, independentemente da tonalidade da tinta que você escolher, a elegância estará presente no seu espaço.
Feitas estas considerações, vamos às dicas? Confira!
Dicas e tendência de cores para a sala
Agora que você já sabe que a cor do ano de 2021 é a Ultimate Gray e também o amarelo na tonalidade Illuminating, daremos a primeira dica baseada nesse aspecto: podemos propor, nesse caso, sugestões que remetam ao conceito de estabilidade que o cinza traz, aliado ao otimismo oferecido pelo amarelo.
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, principalmente quando o assunto é uma decoração mais voltada para o colorido, essa proposta contribui para um perfeito jogo de composição entre paredes, móveis, quadros e outros elementos decorativos, basta que haja equilíbrio e parcimônia.
O amarelo Illuminating resgata, ao mesmo tempo, a sensação de algo sólido e alegre. É possível, assim, que ele seja combinado com sofás na tonalidade acinzentada, trazendo o amarelo, por sua vez, em itens específicos como mantas e almofadas, que podem ser inteiramente amareladas ou, até mesmo, conter uma estampa bicolor.
Gostou da dica? Veja o próximo tópico e saiba como utilizar as cores amarelo e verde.
Amarelo e verde: combina com mesa amadeirada
No caso da sala de jantar, podemos inserir uma mesa amadeirada, combinando com cadeiras na cor amarela com a tonalidade indicada acima, além de vasos que contenham flores nessa mesma tonalidade, ou até mesmo esverdeadas. Neste caso, o ideal é que o tapete escolhido contenha um aspecto mais neutro, de forma a não competir com as características das cadeiras.
Se o ambiente for integrado com a sala de estar, e nela você puder dispor de duas poltronas, a dica é que suas almofadas sejam também na tonalidade de amarelo, contrastando com uma mesinha de centro no formato circular e feita de madeira e vidro, por exemplo.
Cinza: escolha perfeita para ambientes modernos
Tenha em mente que o cinza é o coringa, e pode ser utilizado para a maior parte da composição do seu espaço. O amarelo, por sua vez, também pode entrar como o grande responsável pelo toque a mais de personalidade nos objetos: pode ser um lustre, um papel de parede atrás de um aparador, flores em vasos transparentes, e até mesmo o próprio aparador que fica em frente à mesa de jantar.
Até mesmo o cinza pode ser incluído nesse ambiente, seja em tons mais claros e escuros, como por exemplo: a inserção de duas cadeiras escuras para duas mais claras, em materiais plásticos e ricos em detalhes. Já as duas outras podem ser feitas também de plástico, mas sem detalhes, no estilo mais reto e tonalidade escurecida.
Colocar um lustre na sala também é incrível! Independente se colocado em cima de um aparador no formato de duas tochas, ou se no modo pendente sobre a mesa de jantar, ele certamente irá destacar todo o ambiente, proporcionando uma atmosfera sofisticada ao local.
Azul: harmonia e leveza no cômodo
Antes de falar sobre o azul, iniciamos este tópico destacando que um item que também é capaz de favorecer a decoração da sua sala é a cortina. Ela pode ser inteiramente em uma cor neutra ou com efeitos coloridos, mas como ponto quase obrigatório é que ela precisa ser alongada até que encoste no chão.
O toque especial desse ambiente, agora fica por conta das paredes azuis, que trazem leveza e harmonia para o cômodo. Como acabamento, insira os rodapés, que elevarão ainda mais o nível de elegância. Para complementar a decoração do espaço, insira uma mesa arredondada, com cadeiras acinzentadas e com um lustre pendente amadeirado. O toque especial fica por conta do vaso circular de baixa altura, com plantas verdes e também rasteiras.
Ah, vale destacar que se, por ventura, a tinta da parede for cinza, aposte em uma opção colorida. Fica muito chique e estiloso! Uma informação importante é que hoje, com as opções de rodapés em EVA, você pode pintá-los sem preocupação de estragar o material.
Então, qual destas dicas lhe agrada mais? Gostou das cores eleitas pela Pantone para 2021? Independente de qual delas você escolher, certamente a atmosfera do seu espaço será de alegria e inspiração. Aproveite e confira o nosso post sobre 12 ideias de como decorar uma sala simples.