Pular para o conteúdo
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Menu
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Pesquisar

Como pintar parede: guia prático para quem nunca pintou!

  • 12/07/2021
  • Meu Rodapé

Download em formato PDF: 

Download PDF

Como pintar parede: aprenda passo a passo de maneira simples!

Construir ou reformar o nosso lar pode ser uma tarefa complexa, contudo, se bem planejado, pode proporcionar ótimos resultados. A pintura, por exemplo, é uma das grandes responsáveis por transmitir a sensação agradável de missão cumprida!

Isso porque dependendo da escolha da cor e dos detalhes inseridos nas paredes, como os boiseries, você consegue irradiar toda sua personalidade ao ambiente e assim sentir mais vontade de curtir sua casa.

Incrível, não é mesmo?

Pensando nisso, nós da Meu Rodapé, preparamos este conteúdo completo sobre como pintar suas paredes de forma simples, começando pela escolha da tinta. Veja abaixo:

Como escolher a tinta que combina com seu cômodo?

Modelo sentado no chão olhando uma cartela de cores de tinta de parede

A escolha da tinta é extremamente importante antes de colocar a mão na massa, afinal, você está transformando seu ambiente mais íntimo: a sua casa. Desse modo, optar por tons que lhe agradam é uma maneira estratégica de garantir um resultado positivo.

O que importa, acima de tudo, é que no futuro você possa adentrar ao cômodo e apreciar boas sensações perante as cores presentes ali.

Ah, e não se preocupe se você desejar aplicar boiseries ou rodapés como acabamento, pois hoje em dia existem produtos fabricados em EVA com qualidade excepcional. Esses itens combinam e aceitam qualquer pintura, possuindo outras características positivas, como a de deixar o ambiente mais sofisticado e atraente.

Dito isso, aqui vão algumas dicas que podem te auxiliar na busca da coloração perfeita para sua parede. Confira:

Identifique a proposta do seu espaço

Escolher uma tintura sem levar em consideração a proposta do seu espaço, na maioria das vezes, não resultará em uma experiência positiva. Isso acontece porque cada ambiente possui dimensões únicas e são utilizados para determinados objetivos.

Por exemplo, em um escritório é recomendado o uso de cores mais claras, as quais não são capazes de desviar a atenção de quem trabalha ou estuda. Cores muito fortes, nesses casos, podem dispersar a sua concentração.

Adeque os efeitos de cada cor aos ambientes

Se você já ouviu afirmações do tipo “as cores possibilitam a criação de ambientes que pareçam maiores ou menores, mais claros ou mais escuros”, saiba que realmente é verdade.

De acordo com a coloração escolhida, você pode criar efeitos no seu cômodo. Se ele for pequeno, por exemplo, invista em cores claras e frias, as quais promovem sensações de amplitude. Agora, se a sua vontade é minimizar ilusoriamente as dimensões de um quarto, opte por tons escuros.

Uma recomendação constante de profissionais, é pintar apenas um quadradinho da parede na cor desejada, para então verificar na prática se a tonalidade se adequa ao ambiente.

Analise a iluminação natural

Algumas pessoas, antes de transformar um cômodo, se esquecem de analisar a iluminação proveniente das radiações solares e, com isso, se frustram com o resultado da pintura.

Por isso, analisar esse aspecto pode te ajudar e muito na hora de escolher a cor ideal. Isso porque a incidência da luz é capaz de modificar o tom da coloração. Em locais em que há uma forte iluminação, é provável que a cor seja mais destacada, e vice-versa.

Gostou das dicas? Esperamos que esses pontos te auxiliem a não errar no momento de optar por uma cor. Agora, continue a leitura e conheça os materiais que você precisa para começar o trabalho.

O que é preciso para pintar a parede?

Casal pintando a parede do quarto juntos

A tendência do “faça você mesmo” cresce progressivamente entre os mais diversos âmbitos, desde a moda até decoração. Quando o assunto é a pintura de paredes, esse conceito também está presente.

Além de, te auxiliar na economia, ao pintar as paredes sozinho, você pode usar o dinheiro que seria investido na mão de obra e adquirir itens de decoração no ambiente.

São benefícios tão expressivos, que aprender fazer a tintura da sua parede vai se tornar divertido e, é claro, mais barato. Porém, antes de sair passando o pincel sob qualquer superfície, é necessário separar os materiais e compreender a funcionalidade de cada um.

Confira os utensílios que vão ser utilizados:

  • Rolo de pintura;
  • Trincha;
  • Pincéis;
  • Bandeja de diluição;
  • Lixa;
  • Espátula;
  • Escada;
  • Tinta de sua preferência;
  • Massa corrida;
  • Selador de tinta;
  • Material de proteção (lonas, jornais e fita adesiva).

Aparentemente são muitos equipamentos, certo?! Mas não se preocupe, o preço desses materiais não são elevados, e cada um deles possui funções fundamentais para preparar, pintar e finalizar a parede com um acabamento excepcional.

Portanto, separe todos esses equipamentos e vamos lá!

Passo a passo para pintar sua parede!

Modelo sorridente enquanto pinta a parede

Chegou a hora de desenvolver novas habilidades! Depois de investigar e explorar todas as possibilidades de cores e efeitos desejados, vamos colocar as mãos na massa.

Antes de tudo, não tenha receio de começar. Conforme a pintura flui, você fortalece essa nova aptidão, transformando seu ambiente em um local aconchegante e repleto de personalidade. Siga nosso passo a passo e mande bem na pintura! Confira:

1 – Prepare o ambiente

Primeiramente, é necessário organizar o local que irá receber a tintura. Pegue a lona, os jornais e disponha-os no chão, para que se houver respingos de tinta, não manche o piso ou móveis. Após isso, cole a fita adesiva em espaços que você não queira pintar.

Há indivíduos que adesivam toda a extensão do rodapé para manter a cor original, porém, se você preferir, pode pintar o acabamento.

2 – Lixe a superfície

Para que a parede fique bem lisinha e própria para receber a tinta, é necessário lixá-la. É um trabalho de preparação, o qual demanda um pouco de tempo, mas oferece todo um toque especial ao final do processo.

Vá aos poucos passando a lixa por toda a superfície, com bastante cautela e atenção. Dessa forma, as imperfeições e elevações irão ser retiradas, fornecendo um ótimo local para aderir a tintura.

3 – Aplique o selador

Lembra do selador de parede que está na lista de materiais necessários? Então, chegou a hora de usá-lo! É ele que possibilita que a coloração fique mais viva e aparente no momento da pintura.

Esse produto ajuda na fixação da cor, além de fornecer um tom neutro para aquelas paredes que são mais escuras e estão à receber tons mais claros. Portanto, não esqueça de passá-lo em toda a dimensão da superfície.

4 – Passe a massa corrida

A massa corrida tem por objetivo retirar qualquer falha que possa ter ficado, mesmo com a utilização da lixa. Ela deverá ser depositada em locais que tenham buracos, riscos ou outras elevações que prejudiquem o acabamento da pintura.

Com auxílio de uma espátula, aplique aos poucos e com cuidado. Após a finalização espere um período de 2 a 3 horas para o produto secar e, em seguida, passe a lixa novamente para ajustar todos os detalhes.

5 – Aplique os rodapés e boiseries

Imagem de uma parede branca com boiseries

Se o seu ambiente ainda não possui rodapés ou boiseries, este é o momento de aplicá-los. Isso porque os acessórios proporcionam elegância e conforto para qualquer ambiente e, portanto, vale muito a pena.

Sabia que temos um post em nosso blog completíssimo sobre a decoração provençal? Confira!

Hoje em dia você encontra esses produtos com cola especial e são super simples de serem instalados. O vídeo abaixo pode auxiliar nesse trabalho, tanto com rodapés e roda meios quanto com roda tetos. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=IdK4DBLCY6I

Uma recomendação importante é esperar a massa corrida secar por, pelo menos 15 dias, para uma aplicação mais assertiva e sem problemas futuros.

6 – Aplique a tinta

Imagem em destaque de uma parede sendo pintada com um rolo de tinta

Agora é a hora da parte mais divertida! Prepare o pincel e o rolo de pintura que chegou o momento de, realmente, deixar a superfície com a tonalidade escolhida.

Mas lembre-se: se você desejar deixar os boiseries na cor natural, pinte a parede antes, ou seja, inverta o passo 5 com o passo 6.

Depois de despejar um pouco de tinta na bandeja, passe o rolo e aplique a primeira demão de tinta por toda extensão da parede. Deixe secar durante algumas horas e passe a segunda demão para admitir um acabamento impecável, juntamente com ajustes de tintas feitos a partir de pincéis menores. Assim, todos os espaços irão ser tapados com a tinta correta.

Viu só?! Com cuidado, paciência e atenção, você consegue uma parede incrível com a coloração que você sempre imaginou.

Além de, como já dito, economizar com a contratação de um profissional ou empresa, é possível desenvolver habilidades e colocá-las em prática!

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais, seus amigos irão amar essas dicas!

Até o próximo post!

Meu Rodapé

Meu Rodapé

Nós, da Meu Rodapé, somos muito mais do que apenas uma fábrica de rodapés, molduras de EVA e acabamentos, somos também um portal de informações dedicado em ajudar e inspirar você, nosso leitor, a transformar seus ambientes favoritos. Tudo isso, por meio de dicas de decoração, tendências e novidades do ramo. Afinal, sabemos que só quem mora em um ambiente realmente confortável – e que seja completamente a sua cara –, vai saber o prazer e aconchego que essas decorações oferecem. E, por mais que muitas pessoas já tenham o hábito de procurar inspirações e trends relacionadas ao famoso DIY (Do It Yourself), aqui você tem centralizado os assuntos que mais se destacam. Bom, e aqui estamos! A Meu Rodapé, por meio deste blog, é um dos principais canais de DIY do Brasil, que já é muito forte nas redes sociais, pois mobilizamos mais de 400 mil pessoas para ver dicas de "faça você mesmo". Enfim, é porque a Meu Rodapé acredita que todo mundo merece viver em um ambiente confortável, que tenha a aura de lar, que nós trazemos tantos atalhos decorativos e todos os conteúdos cuidadosamente produzidos. Mantenha-se atualizado nas tendências e nos clássicos da decoração, e sinta-se preparado para transformar o seu lar, seu ambiente de trabalho e também, a sua forma de aproveitar bons momentos. Aqui, sempre terá um universo infinito de possibilidades.
PrevAnteriorBanheiro social: conceito, dicas de organização e decoração
PróximoComo decorar quarto pequeno de casal: 5 dicas práticasNext
Tipos de pisos para casa: conheça as principais opções Cozinha americana ou fechada: entenda as diferenças Decoração de estante: veja o que trazer para complementar Guia paleta de cores: entenda como pode ajudar na decor Casa estilo barroco: 7 elementos essenciais para a decoração
Tipos de pisos para casa: conheça as principais opções
Cozinha americana ou fechada: entenda as diferenças
Decoração de estante: veja o que trazer para complementar
Facebook Instagram Youtube Pinterest

©2021 Blog Meu Rodapé | UI & UX projetada por liveSEO