Muitas vezes, uma boa pintura na parede já é o suficiente para renovar o ar de um ambiente e dar um toque na decoração, não é mesmo? Isso porque cada cor pode transmitir uma sensação e criar uma atmosfera diferenciada!
Se você está pensando em botar a mão na massa e fazer uma reforma na casa, hoje trouxemos um passo a passo de como pintar uma parede e dicas extras para te ajudar a escolher a cor da tinta, confira!
1. Separe o material que vai precisar
O “faça você mesmo” é uma forma de dar um toque afetivo na sua casa e também de economizar. Assim, o dinheiro que seria gasto com mão de obra pode ser destinado, por exemplo, para adquirir itens de decoração.
Mas, para começar, é preciso investir no material e se certificar de que não se esqueceu de nada. Para a pintura da parede, você vai precisar dos seguintes itens:
- Rolo de pintura;
- Pincéis;
- Bandeja de diluição;
- Lixa;
- Espátula;
- Escada;
- Tinta com a cor de sua preferência;
- Massa corrida;
- Material de proteção: lonas, jornais e fita adesiva;
- Equipamentos de proteção: luvas, máscaras e óculos.
Apesar da lista parecer grande, não se preocupe com o gasto! O preço desses materiais não é elevado e cada um deles possui funções fundamentais para preparar, pintar e finalizar a parede com um acabamento excepcional.
2. Coloque os equipamentos de proteção
Os óculos, a máscara e a luva vão proteger seus olhos, mãos e nariz do cheiro e dos respingos de produtos.
Tintas, vernizes e massa corrida têm ingredientes na formulação que muitas vezes podem causar alergia; por isso, é importante estar com os equipamentos de proteção.
3. Proteja as áreas que não vão ser pintadas
É preciso organizar o local que irá receber a tintura e proteger as áreas que não devem ser pintadas. Coloque uma lona ou pano nos móveis e jornais no chão para que, se houver respingos de tinta, eles não sejam manchados.
Se você tiver um espaço para armazenar os móveis e outros objetos enquanto realiza a pintura, é ainda melhor! A fita adesiva serve para delimitar a área da pintura, cole-a nos rodapés e no teto. Também é um acessório para quem quer investir em mais de uma cor para criar uma meia parede ou criar desenhos geométricos.
Se a parede que você vai pintar tiver tomadas ou interruptores, tire-os para não sujarem com tinta.
4. Prepare a parede que vai receber a tinta
Antes de aplicar a tinta na parede, é preciso deixá-la sem imperfeições! Se a área contar com quadros ou prateleiras presas que você não vai mais usar, é preciso tampar os buracos com massa corrida. O mesmo produto também ajuda a tampar trincos e outras falhas.
Para esta etapa, aplique aos poucos a massa corrida com o auxílio de uma espátula. Após a finalização, o recomendado é esperar um período de 2 a 3 horas para que o produto seque. Somente após esse tempo, lixe as áreas até ficarem lisas e niveladas.
5. Prepare a tinta
A maioria das tintas disponíveis precisa ser diluída com água ou solvente. É sempre importante ler essa instrução no rótulo, porque ela pode variar de fornecedor para fornecedor.
Após colocar a quantidade certa de solvente na tinta, é preciso misturá-la bem até ficar uma solução homogênea.
6. Hora de aplicar a tinta!
Agora é a hora da parte mais divertida: coloque a tinta na bandeja e separe o pincel e o rolo de pintura, chegou o momento de deixar a superfície com a tonalidade escolhida!
Comece pintando os cantos da parede, do rodapé e do teto com o pincel. Lembre-se de não encharcar muito as cerdas na tinta para não ficar uma pintura escorrida.
Após finalizar estas áreas, pinte a parte que sobrou com o rolo, sempre retirando o excesso de tinta após mergulhá-lo na bandeja.
Depois da aplicação desta primeira camada, é preciso esperar algumas horas para aplicar a segunda demão seguindo a mesma ordem.
7. Faça o acabamento
Após chegar no resultado de tonalidade que você queria, retire as fitas crepes que você colou e coloque novamente os espelhos das tomadas e interruptores.
Você pode ainda decorar a parede com molduras de boiseries para criar um detalhe bonito e autêntico no ambiente. É importante destacar que este acessório pode ser colado antes da etapa da pintura, caso você deseje ele da mesma cor da parede.
Dicas extras: como escolher a cor da tinta da parede
Agora que você já viu como é fácil alterar a cor da parede da casa, trouxemos 2 dicas de como escolher a cor da tinta:
Adeque os efeitos de cada cor aos ambientes
Se você já ouviu afirmações do tipo “as cores possibilitam a criação de ambientes que pareçam maiores ou menores, mais claros ou mais escuros”, saiba que realmente é verdade.
A coloração escolhida pode criar diferentes efeitos no seu cômodo. Se a ideia é aumentar visualmente um espaço, invista em cores claras e frias, elas promovem sensações de amplitude. Agora, se a sua vontade é minimizar ilusoriamente as dimensões de um quarto, opte por tons escuros.
Se está em dúvida da cor escolhida, pinte uma pequena área da parede na cor desejada, para verificar se a tonalidade se adequa ao que você espera.
Analise a iluminação natural
Algumas pessoas, antes de transformar um cômodo, se esquecem de analisar a iluminação proveniente das radiações solares e, com isso, se frustram com o resultado da pintura.
Por isso, analisar esse aspecto pode te ajudar muito na hora de escolher a cor ideal. Isso porque a incidência da luz é capaz de modificar o tom da coloração.
Em locais em que há uma forte iluminação, é provável que a cor seja mais destacada, e em lugares escuros, menos viva.
Agora que você já sabe como pintar uma parede, está preparado para mudar o visual da sua casa! Aproveite para conferir 5 modelos de quadros decorativos para pendurar nesta área e criar um contraste com a nova cor.
Aqui no blog do Meu Rodapé você encontra outras diversas dicas para deixar sua decoração aconchegante e bonita!