Existem muitos tipos de quadros com grande potencial decorativo, capazes de compor perfeitamente a decoração da sua casa! Eles aproveitam muito bem aqueles espaços vazios nas paredes, são de prática instalação e, principalmente, conseguem expressar o estilo que mais combina com o visual da sua sala, quarto ou cozinha.
Essas peças decorativas são muito versáteis, já que conseguem harmonizar discretamente com o estilo que já predomina no espaço ou até serem o centro das atenções para ditar o novo tom de decoração do ambiente. Tudo isso contando com grande variedade de temas para as pinturas e ilustrações.
Quer conhecer melhor algumas opções que podem ser o detalhe que faltava para a sua sala? Confira conosco uma lista com 5 tipos de quadros decorativos, indo dos mais simples aos mais abstratos. Tudo para te ajudar a encontrar o estilo que combina com você!
Vamos lá?
1. Quadros de frases
Um quadro de frases é capaz de expressar muitas ideias diferentes. Ele pode apresentar dizeres de grandes pensadores, frases mais descontraídas ou motivacionais, dentre muitas outras opções, ajudando a deixar bem clara a imagem de quem você é e de que clima quer estabelecer naquele cômodo.
É possível optar por pendurar uma peça só ou criar uma boa composição de quadros, explorando frases que complementem os sentidos uma das outras enquanto ocupa mais do espaço disponível de maneira organizada.
Ah, e a possibilidade de contar com qualquer tipo de conteúdo escrito permite com que você possa considerar o uso desse modelo de quadro em qualquer cômodo!
2. Quadros de animais e natureza
Opções de quadros que abordam temáticas da natureza e animais também são bem-vindos em muitos ambientes!
Gravuras desse tipo geralmente atraem a atenção das pessoas ao apresentar retratos realistas — seja de paisagens verdes ou de algum bicho — com uma riqueza de detalhes capazes de “aproximar” os elementos do quadro junto ao observador.
A escolha pode ser feita entre florestas e animais com aspectos mais imponentes ou uma aura mais amistosa, características que também ajudam a transmitir o clima desejado com a decoração.
Nesse quesito, aliás, paredes de madeiras e demais peças que remetam à natureza acompanham muito bem na composição de um design que mantenha a atmosfera selvagem!
Confira também: Quadros de natureza na decoração: 6 maneiras para aplicar
3. Quadros de formas geométricas
Os tipos de quadro que apostam em formas geométricas dão um ar moderno e elegante para a parede, com muito potencial também para ser o fio condutor da decoração, sendo uma boa pedida para quem quer dar um up no ambiente!
A composição das imagens baseadas nessas formas pode tanto ser mais organizada, apostando em padrões que repetem os desenhos para criar texturas, quanto mais desordenadas, com a mistura dos elementos, trazendo conceitos mais abstratos à obra.
O interessante é que as formas geométricas recebem bem diversas paletas de cores, independente da forma como estão dispostas. Os próprios vértices dos desenhos — organizados ou mais misturados — ajudam a direcionar a disposição dos tons explorados.
A decoração em volta dos quadros com formas geométricas tende a ser realmente pautada pela própria peça. Isso se deve ao fato dos seus melhores acompanhamentos estéticos serem mais discretos, com formas e disposições mais leves.
4. Quadros one line
Os quadros do estilo de arte one line — uma linha, em português — têm seus desenhos feitos a partir de uma única linha fluida. É um conceito artístico que se baseia na reprodução de formas bem tradicionais, como rostos, instrumentos musicais e outros objetos do cotidiano, mas que exploram elementos mais complexos, como perspectivas 3D na sobreposição de linhas.
Seus desenhos “incompletos” permitem também interpretações que vão além da impressão inicial, o que adiciona mais um nível de complexidade à ilustração feita apenas em um traço.
Mas atenção: essa opção tem suas pegadinhas na hora de pensar na decoração à sua volta. O desenho relativamente simples e leve, feito geralmente em fundo de tons mais claros, pode ser acompanhado por outras peças mais chamativas.
O único cuidado deve ser para não sobrecarregar o olhar das visitas que querem admirar o quadro por mais tempo!
Você vai gostar também: Saiba como fazer uma boa composição de quadros na parede
5. Quadros abstratos
Quadros abstratos têm como base a apresentação de formas irreais — ou baseadas na realidade, mas muito manipuladas.
As imagens criadas permitem interpretações diversas, com cada observador sentindo emoções diferentes ao interpretar os elementos da pintura.
Seu uso na decoração de uma sala depende muito das cores e das formas dos seus conteúdos, que podem ser extremamente variadas. Como geralmente eles apresentam muita informação de uma vez só, os complementos do espaço em que a peça se encontra são mais leves do que o quadro.
Agora você já tem as principais inspirações em tipos de quadro decorativo para enfeitar sua casa! Basta escolher: vai pelo simples ou pelo mais chamativo? Pelo abstrato ou pela exposição de frases e pensamentos? Escolha a opção que mais combina com você e prepare sua decoração para receber um grande reforço!
É importante também ter em mente as dicas e materiais corretos para explorar as opções de composição de quadros para preencher sua sala da melhor forma possível!
Até o próximo post!