Pular para o conteúdo
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Menu
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Pesquisar

Qual é a luz ideal para o quarto: confira as dicas!

  • Sem categoria
  • 24/08/2021
  • Meu Rodapé

Download em formato PDF: 

Download PDF

O quarto é o ambiente mais íntimo da casa, visto que nele descansamos, nos sentimos mais à vontade e guardamos a maioria dos nossos pertences pessoais. Por conta disso, esse é um cômodo que merece atenção, não só na decoração, mas também em itens funcionais, como as luminárias.

Diante disso, um fator relevante na hora de criar o seu cantinho, é como o projeto luminotécnico desse espaço é feito, no qual o resultado precisa garantir conforto aos olhos e tranquilidade à mente.

Pensando em ideias para transformar o seu local de sossego, nós da Meu Rodapé preparamos um conteúdo completo sobre qual é a luz ideal para colocar em seu quarto. Continue lendo para ficar por dentro de tudo que abrange esse universo da iluminação.

Afinal, qual a luz ideal para o quarto?

Acertar na iluminação do quarto é um fator fundamental para você que deseja um espaço tranquilo, sem abrir mão da elegância. Portanto, existe sim a necessidade de pensar em cada detalhe que abrange a iluminação do local, como a temperatura das luzes, seu direcionamento, entre outros.

Caso você planeja decorar o quarto do bebê, por exemplo, a iluminação precisará ser ainda mais relaxante e confortável.

Por fim, alguns aspectos devem ser levados em conta no momento das suas escolhas. São esses fatores que irão auxiliá-lo na assertividade em optar por determinados tipos de luzes. Confira os dois pontos primordiais de análise e observação para acertar nos tipos de luminárias:

1 – Temperatura da cor ideal para o quarto

Antes de qualquer coisa, é essencial que você escolha a temperatura da cor da luz que fará parte do seu quarto. Afinal, essa é a coloração que você optou que vai iluminar o cômodo. Sendo assim, seu olhar vai estar envolvido por essa tonalidade durante longos períodos do dia.

Cada coloração transmite sensações diferentes, é aí que sua plena atenção precisa entrar em jogo. Existem 3 tipos gerais de temperaturas de cor, que começa no 2.700K, passa pelo 4.200K e termina no 6.400K e todas elas possuem características próprias.

A tonalidade quente ou amarela (2.700K), por exemplo, é capaz de agregar tranquilidade e aconchego. Em sua grande maioria, ela é a luz ideal para o quarto, visto que não irrita os olhos, pelo contrário, acalma. Portanto, para relaxar e descansar, aposte nesse tipo de lâmpada.

As cores neutras (4.200K), por sua vez, são fantásticas para serem utilizadas em locais com muitas decorações, as quais não podem sofrer alterações de cor devido a iluminação. Dessa forma, a neutralidade nessa opção garante que os objetos, principalmente em museus e salões de exposição, permaneçam com sua coloração original.

Já os tons mais frios ou brancos (6.400K) agregam à concentração, uma vez que são direcionadas e abrangem grande parte do ambiente. Eles são muito escolhidos por pessoas que estão construindo ou reformando escritórios, ou ambientes que necessitam de um foco maior.

Logo, em dormitórios a nossa recomendação é que você invista em lâmpadas com cores quentes, ou seja, amareladas. Você estará pronto para relaxar assim que adentrar ao cômodo e, caso tenha um cantinho separado para estudo, adquira uma luminária separada com luz branca, a qual será acesa só quando necessário.

2 – Direção da luz perfeita para dormitórios

Imagem de um quarto de casal com a luz natural direcionada sobre a cama

Não há uma fórmula ou regra que dita qual tipo de luz deve estar presente nos quartos, entretanto, algumas dicas podem auxiliar em seu processo de escolha. Aqui iremos tratar das luzes diretas, indiretas (ou difusas) e naturais, que acompanham e transmitem certas especificidades aos dormitórios.

A direta é incrível para iluminar determinados objetos e decorações. Portanto, se você deseja dar destaque à alguma parte do seu quarto, a escolha é assertiva. Porém, não recomendamos que você a utilize como luz principal, visto que seu direcionamento é focal e não abrange todo o ambiente.

Agora, com a iluminação indireta ou difusa você pode e deve contar. Ela possui todo um cuidado em deixar os espaços aconchegantes e acolhedores. Dessa maneira, esse tipo de luz é a mais apropriada para ser a central do quarto, uma vez que assegura uniformidade ao local, iluminando-o como um todo suavemente.

Já a natural é aquela que advém de fora e entra pelas janelas ou frestas. A ideia é possibilitar uma harmonia entre esse tipo de luz com a artificial, pelo menos na parte da manhã. Portanto, observe como ela se comporta para só então optar pelo lugar em que as luzes diretas e indiretas irão ficar fixadas.

Tipos de luminárias para quarto

Existem alguns tipos e estilos de luminárias que são perfeitas para agregar à iluminação do local mais íntimo e acolhedor da sua residência. Hoje, trazemos alguns deles para você conhecer:

1 – Plafon

Imagem em destaque de um plafon

A distribuição de luz é realizada de forma uniforme por meio desse acessório luminoso. Sua incidência oportuniza momentos relaxantes e confortáveis, já que a iluminação rodeia o ambiente de maneira difusa. O melhor é que os estilos, designs e aparências são as mais diferentes possíveis.

2 – Pendente central

Imagem em destaque de um pendente central na cor laranja

Os pendentes centralizados garantem uma boa iluminação, principalmente no centro do quarto. Aposte em artigos difusos, os quais agregam a luz em todo e qualquer cantinho do local, mesmo que de maneira mais tímida e sem muito destaque.

3 – Abajures

Imagem em destaque de um abajur com tripé ao lado de uma cortina

Os abajures são ótimas opções para quartos pequenos, principalmente os de casais. Cada mesinha de canto, por exemplo, pode conter esse tipo de luminária, para que quando um dos parceiros desejar acendê-la, poder ter essa liberdade sem incomodar a pessoa que está ao seu lado.

4 – Fita de LED

Imagem de um quarto de casal decorado com fita de LED

As fitas de LED são incríveis para iluminar os dormitórios, uma vez que deixa o lugar com intensidades mais amenas. Além disso, também é uma ótima opção de decoração, visto que oferece nuances diferenciadas aos cômodos e criam aspectos singulares.

5 – Luminárias articuladas

Imagem em destaque de uma luminária articulada

As luminárias articuladas são bastante utilizadas nas cabeceiras da cama, possuindo funções parecidas com os abajures. Normalmente são usadas para leitura ou quando você deseja de um ponto focal luminoso, mas que garante tons mais confortáveis.

Sabia que é super possível fazer sua própria cabeceira sem gastar muito? Confira as ideias fantásticas que nós da Meu Rodapé preparamos para você por meio de um post completíssimo!

Além dessas, existem inúmeros outros formatos, designs e tamanhos que podem ser utilizados em seu cantinho. Portanto, escolha aquele que mais se enquadra em seu estilo e que, claro, tenha as propriedades necessárias para proporcionar um espaço capaz de transmitir sensações confortáveis e tranquilizantes

O que achou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também saibam qual é a luz ideal para utilizar no quarto. Vocês poderão trocar informações e ter mais assertividade no momento da escolha final.

Continue acompanhando nossos conteúdos para não perder nada e nos vemos no próximo post.

Até mais!

Meu Rodapé

Meu Rodapé

Nós, da Meu Rodapé, somos muito mais do que apenas uma fábrica de rodapés, molduras de EVA e acabamentos, somos também um portal de informações dedicado em ajudar e inspirar você, nosso leitor, a transformar seus ambientes favoritos. Tudo isso, por meio de dicas de decoração, tendências e novidades do ramo. Afinal, sabemos que só quem mora em um ambiente realmente confortável – e que seja completamente a sua cara –, vai saber o prazer e aconchego que essas decorações oferecem. E, por mais que muitas pessoas já tenham o hábito de procurar inspirações e trends relacionadas ao famoso DIY (Do It Yourself), aqui você tem centralizado os assuntos que mais se destacam. Bom, e aqui estamos! A Meu Rodapé, por meio deste blog, é um dos principais canais de DIY do Brasil, que já é muito forte nas redes sociais, pois mobilizamos mais de 400 mil pessoas para ver dicas de "faça você mesmo". Enfim, é porque a Meu Rodapé acredita que todo mundo merece viver em um ambiente confortável, que tenha a aura de lar, que nós trazemos tantos atalhos decorativos e todos os conteúdos cuidadosamente produzidos. Mantenha-se atualizado nas tendências e nos clássicos da decoração, e sinta-se preparado para transformar o seu lar, seu ambiente de trabalho e também, a sua forma de aproveitar bons momentos. Aqui, sempre terá um universo infinito de possibilidades.
PrevAnterior12 ideias de como decorar uma sala: dicas simples!
PróximoBoiserie com papel de parede combina? Veja dicas!Next
Tipos de pisos para casa: conheça as principais opções Cozinha americana ou fechada: entenda as diferenças Decoração de estante: veja o que trazer para complementar Guia paleta de cores: entenda como pode ajudar na decor Casa estilo barroco: 7 elementos essenciais para a decoração
Tipos de pisos para casa: conheça as principais opções
Cozinha americana ou fechada: entenda as diferenças
Decoração de estante: veja o que trazer para complementar
Facebook Instagram Youtube Pinterest

©2021 Blog Meu Rodapé | UI & UX projetada por liveSEO