O quarto é o ambiente mais íntimo da casa, certo? Dificilmente, há outro cômodo tão versátil. Por conta disso, ele merece atenção não só na decoração, mas também na iluminação.
Um fator relevante na hora de criar o seu cantinho é caprichar no projeto luminotécnico desse espaço — assim como fazemos com a iluminação para a sala —, no qual o resultado precisa garantir conforto aos olhos e tranquilidade à mente.
E pensando em ideias para transformar o seu local de sossego, a Meu Rodapé preparou para você um conteúdo completo sobre as luzes ideais para colocar em seu quarto e tipos de luminárias para se inspirar.
Continue lendo para ficar por dentro de tudo que abrange a iluminação em quartos!
Qual a luz ideal para o quarto?
Acertar na iluminação do quarto é um fator fundamental para você que deseja um espaço tranquilo, sem abdicar da elegância.
Portanto, existe a necessidade de pensar nos detalhes que abrangem a iluminação do local, como a temperatura das luzes e seu direcionamento.
O ideal, em casos gerais, é contar com temperaturas e direcionamentos que tenham um propósito, por exemplo:
- Caso você planeje decorar o quarto do bebê, a iluminação precisará ser relaxante e confortável;
- Se tem uma estação de trabalho no quarto, é necessário contar com um reforço luminoso para auxiliar sua visão.
Qual a temperatura da cor da luz ideal para o quarto?
Antes de qualquer coisa, é essencial que você escolha a temperatura da cor da luz que fará parte do seu quarto. Afinal, essa é a coloração que você optou que iluminará o cômodo, envolvendo seu olhar nessa tonalidade durante longos períodos do dia.
Cada coloração transmite sensações diferentes, existem 3 tipos gerais de temperaturas de cor, onde cada uma delas possuem características próprias.
- 2.700K (amarela);
- 4.200K (neutra);
- 6.400K (branca).
Olha só a recomendação das três!
Luz para quarto de tonalidade amarela
A tonalidade quente ou amarela (2.700K) é a responsável por agregar tranquilidade e aconchego.
Em sua grande maioria, ela é a luz mais indicada para os quartos, visto que não irrita os olhos, pelo contrário, acalma.
Portanto, para relaxar e descansar, aposte nesse tipo de lâmpada.
Luz para quarto de tonalidade neutra
As cores neutras (4.200K), por sua vez, são fantásticas para serem utilizadas em locais com muitas decorações, as quais não podem sofrer alterações de cor devido à iluminação.
Dessa forma, a neutralidade nessa opção garante que os objetos, principalmente em museus e salões de exposição, permaneçam com sua coloração original.
Aproveite essa possibilidade para entender melhor como a paleta de cores pode te ajudar na decor!
Luz branca para quarto
Já os tons mais frios ou brancos (6.400K) agregam à concentração, uma vez que são direcionadas e abrangem grande parte do ambiente.
Normalmente, a luz branca é escolhida por pessoas que estão construindo escritórios ou ambientes que necessitam de um foco maior.
Logo, em dormitórios, a recomendação é que você invista em lâmpadas com cores quentes, ou seja, amareladas. Você estará pronto para relaxar assim que adentrar ao cômodo e, caso tenha um cantinho separado para estudo, adquira uma luminária separada com luz branca, a qual será acesa só quando necessário.
Direção da luz perfeita para dormitórios
Não há uma fórmula ou regra que dita qual tipo de luz deve estar presente nos quartos. Entretanto, algumas dicas podem auxiliar em seu processo de escolha.
- A direta é incrível para iluminar determinados objetos e decorações, dando destaque à alguma parte do seu quarto. Porém, não recomendamos que você a utilize como luz principal, visto que seu direcionamento é focal e não abrange todo o ambiente.
- Você pode — e deve — contar com as iluminações indireta ou difusas. Elas possuem todo um cuidado em deixar os espaços aconchegantes e acolhedores. Dessa maneira, esse tipo de luz é a mais apropriada para ser a central do quarto, uma vez que assegura uniformidade ao local, iluminando-o suavemente.
- Já a natural é aquela que advém de fora e entra pelas janelas ou frestas. A ideia é possibilitar uma harmonia entre esse tipo de luz com a artificial, pelo menos na parte da manhã. Portanto, observe como ela se comporta para só então optar pelo lugar no qual as luzes diretas e indiretas irão ser instaladas.
Você pode gostar também do nosso guia completo de estilos de decoração, com exemplos para se inspirar!
Tipos de luminárias para quarto
Existem alguns tipos e estilos de luminárias perfeitas para agregar à iluminação do local mais íntimo e acolhedor da sua residência. Trazemos alguns exemplos para você conhecer:
1. Plafon
A distribuição de luz é realizada de forma uniforme por meio desse acessório luminoso.
Sua incidência oportuniza momentos relaxantes e confortáveis, já que a iluminação rodeia o ambiente de maneira difusa. O melhor é que os estilos, designs e aparências são as mais diferentes possíveis.
2. Fita de LED
As fitas de LED são incríveis para iluminar os dormitórios, uma vez que deixam o lugar com intensidades mais amenas.
Além disso, também é uma ótima opção de decoração, visto que oferece nuances diferenciadas aos cômodos e criam aspectos singulares.
3. Lâmpada tubular
Tradicionais lâmpadas tubulares, inicialmente, podem parecer contrárias a uma iluminação mais controlada e amena, ideal para o conforto buscado em um ambiente de descanso.
Só que elas podem ser alternativas às fitas de LED quando instaladas em sancas, ajudando a “quebrar” a luz.
4. Pendente central
Os pendentes centralizados garantem uma boa iluminação, principalmente no centro do quarto.
Aposte em artigos difusos, os quais agregam a luz em todo e qualquer cantinho do local, mesmo que de maneira mais tímida e sem muito destaque.
5. Abajures
Os abajures são ótimas opções para quartos pequenos, principalmente os de casais.
Cada mesinha de canto, por exemplo, pode conter esse tipo de luminária, para que quando um dos parceiros desejar acendê-la, poder ter essa liberdade sem incomodar a pessoa que está ao seu lado.
Há, também, a possibilidade de utilizar os abajures em escrivaninhas, como um foco de luz mais controlado para leituras, estudos e afins.
6. Arandelas articuladas
As arandelas articuladas funcionam de uma maneira muito similar às luminárias!
Entretanto, podem contar com estrutura maior, além de ser instalada em pontos variados para explorar como fonte de iluminação direta e indireta para todo o ambiente.
7. Luminárias articuladas
As luminárias articuladas são bastante utilizadas nas cabeceiras da cama, possuindo funções parecidas com os abajures.
Normalmente são usadas para leitura ou quando você deseja de um ponto focal luminoso, mas que garante tons mais confortáveis.
8. Automação
A possibilidade de automatizar a iluminação do quarto é mais uma alternativa para encontrar a incidência ideal de luz por meio de perfis programados pelo celular.
Você pode controlar lâmpadas inteligentes e spots para acenderem e apagarem, criando uma iluminação conforme o que você está fazendo, seja assistir TV, ler ou dormir.
9. Lâmpadas defletoras
Já no caso das lâminas defletoras, que podem ser aplicadas em diversas estruturas, o diferencial está no acabamento espelhado que propõe alívio aos olhos com tom mais opaco.
Essa característica é importantíssima, uma vez que ela pode limitar os feixes de luz para a parte de baixo do bulbo.
10. Circuitos independentes
A instalação de circuitos independentes também aparece como saída interessante para a iluminação de quartos de casal, considerando possibilidade da divisão da luz ambiente de maneira organizada e plenamente controlada.
11. Lâmpadas RGB
Lâmpadas RGB trazem uma oportunidade única, não somente no aspecto decorativo, por conta dos diversos tons que podem ser explorados, mas também pela possibilidade de trazer aspectos da cromoterapia para relaxar quando necessário.
Agora você conhece os principais conceitos de iluminação para quartos. Escolha as opções que melhor atendam seus gostos pessoais e aplique no seu projeto luminotécnico para proporcionar um espaço capaz de transmitir sensações confortáveis e tranquilizantes com eficiência.
Seguindo a tendência de melhorias no quarto, siga no blog para descobrir que é super possível fazer sua própria cabeceira sem gastar muito!
Confira as ideias fantásticas que nós da Meu Rodapé preparamos para você por meio de um post completíssimo!
Até mais!