Como um clássico item de decoração que enfeitava os palácios franceses do século XVIII, o boiserie é um acabamento considerado sinônimo de elegância.
Cada vez mais usado nas residências e ambientes profissionais, esse produto, que faz parte da tendência de moldura decorativa de parede, é encontrado em opções emborrachadas de EVA autocolante: alternativa leve e resistente, que pode ser facilmente aplicada nos cômodos.
Ficou interessado? Para conhecer mais sobre a origem e a utilização desse acessório na decoração, como ele é feito e como aplicá-lo nos cômodos da casa, continue com a gente e torne-se um expert no assunto.
O que é moldura boiserie?
Com origem na França, em séculos passados, o boiserie é a técnica de adornar paredes com molduras.
Atualmente, esse adereço ganhou maior representatividade em suas versões de EVA, transformando-se em uma possibilidade prática e acessível para quem deseja ter mais requinte em casa.
Não é de hoje que o item é uma opção segura para quem procura transformar o lar, por garantir toques de elegância e bom gosto em qualquer ambiente, seja dentro de estilos modernos ou com os clássicos.
Nos últimos tempos, surgiram tendências arquitetônicas que mesclam diferentes designs em uma mesma composição de espaço.
E como resultado, é cada vez mais comum encontrarmos ideias criativas em seleções com papel de parede e painéis ripados, tudo com valores bastante atrativos.
Como usar boiserie na decoração?
Além de combinar muito bem com quadros, espelhos e luminárias, existem outros acabamentos decorativos de parede que funcionam perfeitamente em conjunto com as molduras boiseries.
Você consegue imaginar quais são? Acertou se pensou nos conhecidos rodapés de EVA! Aliás, rodapés, roda tetos e rodameios são basicamente produtos que complementam o efeito emoldurado, além de desempenhar sua função de proteção das paredes.
Um ótimo exemplo disso é o efeito estético que a aplicação de boiseries junto aos rodameios causam. Para se aprofundar ainda mais nesse tópico, confira o nosso post com 10 dicas do que combinar com boiserie!
Boiserie combina com o quê?
Em função do seu formato emoldurado, aproveitar o espaço no centro dos boiseries para inserir elementos decorativos pode ser uma ótima forma de explorar as possibilidades e enriquecer a decoração.
Pensando nisso, veja algumas ideias do que colocar no meio e inspire-se!
- Luminárias;
- Arandelas;
- Televisão;
- Espelhos;
- Prateleiras;
- Nichos;
- Vasos de planta.
Qual é o melhor tipo de material para boiserie?
Dentre os tipos de boiserie existentes, considerando custo, resistência e praticidade, as molduras boiseries feitas em EVA se destacam muito. Afinal, além da instalação simples, limpeza fácil e matéria-prima impermeável, eles aceitam pintura.
As possibilidades de utilização de tintas em diferentes bases, então, fazem dos itens, escolhas versáteis e muito adaptáveis. Os seguidores da Meu Rodapé nas redes sociais sabem: em relação à arquitetura e à decoração de interiores, as tendências de cores para os cômodos da casa andam lado a lado com as escolhas dos itens de EVA!
Afinal, o boiserie em espuma vinílica acetinada é prática tanto na instalação quanto na manutenção — enquanto, de quebra, apresenta preços bem acessíveis!
Indo além, esse material ainda evita a atração de insetos ou a aparição de mofos ao ser 100% sintético.
Demais materiais para boiseries
Apesar da nossa indicação do EVA, existem ainda outros materiais que podem servir de base para belos boiseries.
Conheça melhor mais detalhes de cada uma das opções para avaliar qual delas podem integrar seu projeto decorativo:
Gesso
Os boiseries originais, assim como os primeiros rodapés e roda tetos, eram feitas de gesso, dada sua facilidade de moldagem frente a outros materiais, estética delicada e resistência.
Suas desvantagens ficam por conta do tempo levado para sua instalação, sujeira resultante do processo, além, é claro, do fato de não ser possível realizar ajustes caso algo dê errado na colocação.
Madeira
Matéria-prima clássica alternativa ao gesso no passado, que apresenta bons resultados nos aspectos de estética e de resistência física, capaz de dar um ar de elegância ao ambiente.
O ponto negativo fica por conta dos cuidados exigidos para sua manutenção, já que, caso eles não sejam tomados, a estrutura pode passar por problemas com mofos e cupins.
Isopor
O isopor apresenta bastante praticidade na instalação e muita versatilidade ao poder ser pintado sem maiores problemas.
Entretanto, trata-se de um material extremamente frágil que não apresenta boa estética ao “natural”, com a pintura sendo obrigatória para seu bom uso.
Cimento queimado
O cimento queimado se aproveita de seus aspectos físicos para trazer rusticidade na medida certa ao cômodo, sendo seus também característicos tons acinzentados uma das principais tendências de decoração na atualidade.
Só que, apesar de todo o charme, é mais uma alternativa que não está entre as mais práticas, sendo muitas vezes demorada, difícil de se ajustar e que, no fim das contas, também promove certa bagunça na sua instalação.
Por que optar por boiseries na decoração?
Como vimos, as molduras são utilizadas em decorações de estilo clássico e também nas tendências minimalistas e contemporâneas, contemplando espaços amplos e salas compactas com ares intimistas.
Com isso, podemos defini-lo como uma opção decorativa universal, capaz de transformar e trazer elegância para qualquer espaço.
Diferente do que muitas pessoas ainda pensam, eles adicionam estilo não apenas em espaços amplos, como era feito nos palácios.
Pelo contrário, é frequente que moradores de casas ou apartamentos em centros urbanos busquem nessa tendência um respiro das rotinas modernas.
Em qual estilo de decoração se usa o boiserie?
Do estilo provençal ao pós-moderno, desde o surgimento do acabamento como técnica de decoração, muitas escolas decorativas se inspiram nesse artigo para a otimização de ambientes.
Com frequência, os leitores aqui do blog questionam quais são as melhores maneiras para tornar os cômodos da casa mais modernos sem perder os ares bucólicos de estilos românticos.
Se você faz parte desse grupo, saiba que não há grandes restrições quanto à aplicação nas decorações, o único ponto de atenção para garantir o bom uso é buscar criar um padrão de tamanhos e estabelecer certo equilíbrio simétrico entre as molduras.
Dicas gerais para aplicação de boiseries
Para conhecer melhor as possibilidade e definir qual o tipo e a aplicação ideal para a sua casa, confira algumas dicas práticas e gerais que preparamos e acrescente textura e profundidade às suas paredes:
- Defina qual será o estilo da sua decoração;
- Determine a cor da sua moldura;
- Crie padrões e varie nos tamanhos;
- Combine com outros elementos que decoram paredes, como rodameios, rodapés e roda tetos;
- Adicione itens decorativos como quadros e espelhos no centro das molduras.
Como aplicar o boiserie autocolante na parede?
A aplicação dos itens autocolantes de EVA é muito simples, pode ser feita por você mesmo em casa e segue as mesmas instruções de instalação dos rodameios.
Basta iniciar o processo desenhando uma guia de instalação com um lápis na parede e recortar a moldura deixando alguns centímetros de sobra — usando o gabarito para fazer cortes de 45º.
Depois disso, enrole o recorte na direção contrária para endireitar o PVC e, em seguida, já é possível retirar a fita dupla face e colar sobre o desenho feito, utilizando uma régua para fixar suavemente das pontas para o centro. Use os punhos para grudar a estrutura com mais firmeza, apare as sobras e já está pronto!
Para facilitar ainda mais a etapa de medição da parede, disponibilizamos também um post super completo com um passo a passo que ensina como calcular o boiserie.
5 ideias valiosas para aplicação de boiseries
Para você que está em busca de inspiração, preparamos aqui algumas ideias práticas das maneiras ideais de inserir os boiseries na decoração tirando o melhor do que este produto tem a oferecer. Veja o que você pode fazer:
- Aplique-os em paredes únicas, como na parede da cabeceira do quarto ou atrás do sofá da sala;
- Amplie ambientes combinando-os com papéis de parede;
- Entre o boiserie, os móveis e o papel de parede, combine cores neutras de uma mesma paleta de cor;
- Crie espaços intimistas em cômodos menores combinando com plantas, quadros e cores marcantes;
- Combine as molduras com rodameios, roda tetos e rodapés em ambientes integrados.
Quanto custa um boiserie?
Os preços vão variar conforme o material utilizado na fabricação, por isso, não é possível indicá-los precisamente.
Considerando a necessidade de contratação de mão de obra para aplicação dos modelos de gesso e madeira, é possível afirmar que os feitos em EVA são os mais acessíveis, pois você mesmo pode fazer a instalação.
Gostou de conhecer o que é boiserie e como aplicá-lo de maneira acessível em casa?
Agora que você conhece a história e todo o potencial estético por trás da praticidade dessas molduras, aproveite para complementar a leitura e confira as nossas dicas de como usar molduras boiserie na decoração do quarto!
Ah! Se os assuntos de decoração, tendências e combinação de cores te interessa, continue acompanhando as postagens do blog: aqui destacamos dicas inspiradas em decorações que são verdadeiras tendências ao redor do mundo!