Pular para o conteúdo
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Menu
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Pesquisar

Tipos de boiserie: guia básico para escolher o melhor!

  • Como Decorar
  • 22/12/2021
  • Meu Rodapé

Download em formato PDF: 

Download PDF

Como optar pelo melhor boiserie? Confira!

Você descobriu toda a graciosidade do boiserie e agora está interessado em colocá-lo em sua casa? É uma ótima ideia, viu?! Já que você tem a vontade de concretizar a técnica, hoje nós da Meu Rodapé elaboramos um post que te ajudará na escolha do material perfeito para realizar a instalação do acabamento. Portanto, aproveite o guia de como escolher a melhor opção para o seu caso!

Ah! Se você não conhece nada sobre a temática, recomendamos que você acesse o nosso post “Boiserie: o que é, dicas de usar e inspirações!“. Por lá, você terá todas as informações básicas do assunto!

Quais os tipos de boiserie?

Imagem de uma sala de estar com boiserie instalado na parede

Para saber quais os melhores tipos de revestimento, é válido lembrar que o boiserie é um tipo de “moldura” que vai servir como decoração para parede dando charme extra ao ambiente. Além de proporcionar um acabamento muito elegante, o boiserie ajuda no isolamento térmico da região onde será instalado – e como o assunto é temperatura do ambiente, aproveite e visite o post “As melhores formas de como refrescar o ambiente!“.

Então, agora é o momento de conhecer os principais tipos de materiais utilizados na técnica!

Madeira

Imagem de boiserie de madeira instalado na parede

O boiserie de madeira não é muito recomendável para quem prefere praticidade. Isso porque, além de atrair cupim, exige muita prudência para manter a madeira conservada e sem deteriorações. As opções de MDF, por exemplo, não podem ser molhadas porque estufa.

Gesso

Imagem de boiserie de gesso instalado na parede

O material é muito comum de ser utilizado em acabamentos – que são muito semelhantes aos boiseries – como rodapés e rodatetos – caso queira saber tudo sobre a instalação de rodapé, acesse o nosso post. Então, por estar sempre próximo às paredes, o gesso foi adaptado também para a função de boiserie.

Optar pelo material, atualmente, não é muito assertivo. Isso porque esse item leva um longo tempo para ser instalado e ainda gera muita sujeira e poeira.

Poliuretano

Imagem de boiserie de poliuretano instalado na parede

Os boiseries também podem ser feitos de poliuretano – um material da família dos plásticos – que possui alta densidade e flexibilidade, características que proporcionam ao material poucas chances de ocorrer trincas. O poliuretano é um ótimo material para ser pintado, isso porque ele é super resistente contra mofos, insetos e bactérias. Ou seja, é um material excelente para criar boiseries.

As vantagens do poliuretano aumentam a cada dia. Atualmente, ele é uma ótima escolha para ambientes quentes ou úmidos – então, se você estiver considerando instalar um boiserie no seu banheiro ou na sua cozinha, pode escolher o poliuretano. Além das propriedades mencionadas, a instalação é super rápida e não deixará sujeira – como a poeira do gesso.

Espuma Vinílica Acetinada (EVA)

Imagem de Espuma Vinílica Acetinada (EVA) instalada na parede de uma sala de estar

O EVA é uma ótima opção para criar boiseries! Isso porque o material é barato, flexível, fácil de limpar, autocolante, além de serem super acessíveis. Assim como o poliuretano, o EVA consegue fugir dos insetos – como os cupins, que podem danificar o boiserie com o tempo.

Entre todas as opções, nós da Meu Rodapé indicamos o EVA como o melhor material para a instalação de boiseries devido à praticidade, tanto de instalação como de manutenção. Então, se você estiver em dúvidas, pode trabalhar com a espuma vinílica acetinada sem problemas. Se você não gostar do resultado, basta removê-la da parede e criar um novo. Prático e fácil.

Locais de aplicação

Imagem de uma sala de estar com boiserie aplicado

Os locais de aplicação podem ser bastante variados, pois a decoração deve ser elaborada de acordo com o gosto de cada um, correto? Entretanto, existem alguns cantinhos da casa que sempre apresentam essas molduras, como a sala e os quartos. Isso porque é nesses locais que é possível ornar o resto do arranjo do ambiente com o item. Assim, é possível criar destaques para quadros, fotos, etc.

Uma dica que pode ser super inovadora é utilizar como cabeceira para a sua cama, assim além de evidenciar a sua cama, dará graciosidade ao resto do quarto. E vale mencionar que existem pessoas que utilizam a técnica até mesmo em portas – e olha… fica super bacana! Os boiseries são um show à parte.

E aí? Valeu a pena conhecer mais sobre os tipos de boiserie? Acredito que agora você está pronto para escolher o material e aplicá-lo! Convidamos você a continuar seguindo os conteúdos da Meu Rodapé! Toda semana tem uma dica super valiosa aqui no blog. Acompanhe-nos também em todas as redes sociais e envie o post para aquele amigo que está tentando dar uma inovada na decoração da casa.

Meu Rodapé

Meu Rodapé

PrevAnteriorComo calcular o rodapé da maneira correta: confira!
PróximoRodapé para banheiro? Pode usar? Confira!Next
Tipos de pisos para casa: conheça as principais opções Cozinha americana ou fechada: entenda as diferenças Decoração de estante: veja o que trazer para complementar Guia paleta de cores: entenda como pode ajudar na decor Casa estilo barroco: 7 elementos essenciais para a decoração
Tipos de pisos para casa: conheça as principais opções
Cozinha americana ou fechada: entenda as diferenças
Decoração de estante: veja o que trazer para complementar
Facebook Instagram Youtube Pinterest

©2021 Blog Meu Rodapé | UI & UX projetada por liveSEO