Quando pensamos em tipos de rodapés, geralmente a imagem que nos vem à mente é a da estrutura branca.
Entretanto, em meio às muitas opções que vão ganhando força com a evolução dos conceitos de decoração — que cada vez mais exploram novas cores e possibilidades —, uma nova possibilidade surgiu: o rodapé preto.
Quer conhecer tudo sobre esse novo conceito, desde os melhores materiais a se utilizar até os contextos e estilos ideais para sua aplicação? Então, siga conferindo este post especial do blog Meu Rodapé para garantir mais uma camada de conhecimento sobre decoração e utilizar quando você quiser. Boa leitura!
Por que utilizar um rodapé preto?
O rodapé preto deve ser utilizado (pensando além do seu princípio físico básico de proteção à junta entre a parede e o piso) para oferecer um reforço estético marcante ao ambiente.
Seu primeiro destaque nesse aspecto, em comparação com outras cores, está no fato de ser um tom atemporal, que não gera preocupação sobre o fato de sair de moda — diferente do que pode ocorrer com outras cores marcantes, seja em versões mais claras ou escuras.
O diferencial proposto frente ao branco também se torna uma atração por si só, já que, enquanto o modelo mais tradicional é mais coadjuvante até por ser tão comum, o preto se torna um elemento de destaque na medida certa, participando mais ativamente da decoração.
Por fim, há ainda a vantagem de o preto ser a cor que menos deixa evidente a presença de sujeiras, auxiliando na manutenção do aspecto de limpeza por mais tempo.
Você pode gostar também: Qual a espessura ideal do rodapé? Veja antes de comprar
Quando usar rodapé preto?
Você pode usar o rodapé preto em diversas situações e contextos, por mais que não seja a opção mais comum.
Estruturas nessa cor são indicadas para oferecer, sem exageros, contrapontos para decorações mais tradicionais ou neutras, se destacando de pisos e elementos decorativos mais claros, por exemplo.
E claro, há também a possibilidade de combinar a moldura com um visual mais sóbrio e sofisticado, como com um tom escuro. Nesses casos, o rodapé preto age como o complemento discreto, mas importante para reforçar o contexto buscado com a decoração.
Qual o melhor material para rodapé preto?
São dois os principais caminhos para contar com um rodapé preto: escolher opções de outras cores, mas que possam ser pintadas, ou estruturas que já tenham a cor escura naturalmente.
Considerando os principais materiais em que os rodapés são feitos — EVA, gesso, madeira, cimento queimado e até isopor —, os modelos que mais se destacam são os rodapés de EVA, considerando:
- Toda a praticidade de instalação é feita rapidamente, sem a necessidade de contratar profissionais e gerando poucos resíduos — que, por sua vez, são recicláveis!
- Alta durabilidade, não apresentando problemas com insetos ou com mofos;
- Versatilidade de uso, uma vez que a superfície recebe tanto uma tintura preta como uma pintura em outros tons;
- Facilidade para ajustes e, se desejado, remoção.
E vale ressaltar que a Meu Rodapé, além de ter à disposição os modelos brancos, já conta também com rodapés pretos à pronta entrega, o que tira a obrigação e o trabalho de pintar uma estrutura mais tradicional.
É possível obter bons resultados com os outros materiais, sobretudo com a clássica madeira e com o cimento queimado, novo xodó dos decoradores.
Mas fato é que essas e outras possibilidades contam com pontos negativos, como dificuldade de instalação, tempo elevado e sujeira feita para a colocação das molduras, problemas com umidade e insetos, dentre outras desvantagens.
Como instalar o rodapé preto de EVA?
Com tanta facilidade para instalar rodapés desse material, vamos aproveitar para te explicar o simples e eficiente método de aplicação que será feito em minutos!
Basta recortar o rodapé (dando uma sobra para preencher as quinas) e enrolar a moldura recortada na direção oposta do que o produto veio no rolo. Depois disso, basta fazer os ajustes necessários nas sobras e nas quinas para, então, colar na parede!
Fique à vontade para conferir mais detalhes no nosso post especial sobre como colocar o rodapé na parede e tenha ainda mais certeza de que o processo é realmente prático!
Viu só quantas possibilidades existem envolvendo o uso do rodapé preto? Trata-se de uma opção única para reforçar sua decoração de maneira diferenciada, mas mantendo sempre a elegância.
E caso você faça a escolha pelos rodapés em EVA, há ainda toda a praticidade envolvida no processo de instalação aliada à alta durabilidade, sendo a opção mais abrangente desse mercado!
Você é nosso convidado para seguir explorando o blog e adquirir ainda mais conhecimento sobre decoração. Por aqui, conhecerá ainda mais alternativas envolvendo rodapés, roda meios e roda tetos e seus usos em meio a diversos estilos de decoração.
Até o próximo post!