Você já ouviu a frase “os pequenos detalhes fazem a diferença”? Provavelmente sim! Pois é, hoje nós da Meu Rodapé viemos reforçar a veracidade dessa frase, pois falaremos sobre os acabamentos que cada vez mais marcam presença nos ambientes internos: os rodapés autocolantes.
Mas, para que a escolha do seu próximo acabamento seja certeira, é importante saber qual é a melhor opção de rodapé. Para facilitar a sua decisão antes de comprar, reunimos as 5 melhores opções e informações relevantes que vão te ajudar!
Tipos de rodapé: conheça os tipos e veja quais são os melhores
Sem dúvidas, um dos principais objetivos das pessoas que vão iniciar uma reforma nos cômodos da casa ou de um ambiente empresarial, é fazê-la de forma fácil e sem sujeira, não é mesmo? Nós sabemos muito bem disso. É por esse motivo que hoje preparamos este conteúdo prático e objetivo. Veja só!
1- Rodapé convencional
O rodapé convencional, como o próprio nome diz, é o tipo mais comum, pois é o mais fácil de aplicar. Além disso, exige pouco investimento. Com essa opção, você precisará de uma quantidade de material apenas para deixá-lo sobreposto à parede. Há opções de rodapés de borracha sintética EVA, que atualmente é considerado o melhor, mais resistente e com maior flexibilidade.
2- Rodapé embutido
O rodapé embutido, diferente do que você viu anteriormente, fica inteiramente nivelado na parede, evitando o aparecimento de qualquer protuberância. Muitas pessoas escolhem esse tipo, por exemplo, para evitar dificuldades na hora de fazer a higienização do ambiente no dia a dia.
Neste sentido, vale à pena que você considere tanto a estética quanto sua funcionalidade. Assim, terá mais chances de eliminar qualquer tipo de arrependimento.
3- Rodapé sobreposto
Esta opção também é uma das mais comuns, tendo em vista que o rodapé sobreposto é usado, geralmente, em reformas. Esse modelo é recomendado para o usuário que já tem o acabamento instalado, porém sente a necessidade de mudar de forma prática e sem sujeira.
Esse acessório é versátil e muito fácil de inserir em cima de outro. Na Meu Rodapé você também confere uma variedade de tamanhos, cada um feito especialmente para um tipo de necessidade. Vale a pena conferir!
4- Rodapé invertido
O rodapé invertido, como o próprio nome sugere, é considerado como um dos mais ousados entre as opções que você conheceu até agora. Isso porque ele passa a impressão de que a parede está, literalmente, flutuando.
Esse modelo é super indicado para ambientes com propostas modernas, como decorações minimalista, industrial, colorida, entre outras. Podem ser instalados em banheiros, cozinhas, salas, quartos e diversos outros ambientes residenciais e comerciais.
5- Rodapé tradicional de EVA
Você viu no tópico 1 que o rodapé de EVA é uma das opções mais usadas atualmente, e não é à toa! Esse modelo proporciona uma solução prática para quem deseja um ambiente bonito e sem a necessidade de gastar muito. Tudo o que a gente quer, não é mesmo?
É claro que algumas pessoas ainda utilizam rodapés fabricados com outros materiais, como o gesso, madeira, PVC, etc. Contudo, o acabamento fabricado em borracha sintética EVA é considerado o melhor, pois é mais bonito, durável e tem a possibilidade de ser molhado, assim, não apodrecem a longo prazo.
Com isso, destacamos que, independente dos tipos que você escolher (convencional, embutido, sobreposto e invertido), é mais indicado aquele que seja de EVA que apresentam maior maleabilidade e garante prevenção contra riscos de estilhaçamentos e rachaduras.
Além disso, nossa segunda dica é escolher o tipo de rodapé autocolante, pois, são mais fáceis de aplicar e não precisam de profissionais para realizar a aplicação: descomplicado, não acha?
Qual tipo de rodapé é mais barato?
Os rodapés emborrachados em EVA apresentam um custo-benefício maior do que as opções de madeira e gesso. As peças desenvolvidas com o material sustentável, além de serem mais baratas, são mais duráveis e resistentes a fatores externos como as variações climáticas, sujeira e umidade, são flexíveis e possibilitam uma higienização mais rápida e descomplicada.
Qual a diferença de rodapé de EVA, PVC e poliestireno?
A principal diferença entre os rodapés de EVA, PVC e poliestireno é a sua resistência e a facilidade na instalação. Os rodapés de EVA, por serem autocolantes, não exigem que o indivíduo precise contratar um profissional, enquanto o de poliestireno, por exemplo, necessita de um trabalho profissional, gerando um custo maior.
Outra diferença é a resistência. Os rodapés de poliestireno e PVC são tipos de plástico, dessa forma, tendem a ser menos resistentes. Já os rodapés de EVA são um polímero emborrachado, super flexíveis com componentes resistentes à água e com propriedades adesivas, por isso, não considerados os melhores de custo-benefício entre todas as outras opções.
Qual rodapé é o mais usado?
O rodapé mais utilizado é o convencional, pois costuma ser o mais fácil de combinar com a decoração. No entanto, hoje o rodapé de EVA é considerado o mais indicado. Isso porque essa opção garante maior custo-benefício, evita sujeiras, não atrai pragas e fungos e é flexível, podendo ser aplicado facilmente em diversos tipos de ambientes.
Adquira seus próximos acabamentos na Meu Rodapé!
Imagine reformar o seu ambiente com facilidade, rapidez e sem sujeira? Parece um sonho, não é mesmo? Mas com a Meu Rodapé, isso já se torna realidade, pois somos uma fábrica especializada na decoração inteligente, com foco em rodapés, rodameios, rodatetos, painéis ripados, molduras e mais!
Então, se você planeja alterar o acabamento dos cômodos do seu lar ou do seu ambiente empresarial, conte com a gente. Aqui você tem atendimento personalizado, objetivo e que te garante total segurança para transformar seu local da forma que sempre sonhou.
Esperamos que você tenha sanado sua dúvida sobre qual é o melhor tipo de rodapé! Caso você queira tirar outras questões à limpo, deixe um comentário aqui embaixo que teremos o prazer em te responder. Aguardamos o seu contato.