Você já ouviu a frase “detalhes fazem toda a diferença”? Provavelmente, sim, certo?! Hoje, a Meu Rodapé veio reforçar a afirmação, pois falaremos sobre os acabamentos que cada vez mais marcam presença nos ambientes internos: os rodapés de borracha sintética EVA.
Para que a escolha do seu próximo acabamento seja certeira, é importante saber qual é a melhor opção de rodapé. Pensando nisso, reunimos as 5 melhores opções e informações que, certamente, vão te ajudar a escolher o item ideal!
O que é rodapé?
O rodapé é um acabamento instalado na parte de baixo da parede, onde a estrutura se junta ao chão. Eles oferecem dois reforços para sua casa, sendo:
- O primeiro é oferecer uma camada de proteção à área para impedir acúmulo de sujeiras e até mesmo infiltrações;
- O segundo, por sua vez, está relacionado ao aspecto estético.
Combinados, essas duas características mantêm o ambiente limpo e belo, não é incrível?
Tipos de rodapé: conheça os tipos e veja quais são os melhores
Sem dúvidas, um dos principais objetivos das pessoas que vão iniciar uma reforma nos cômodos da casa ou de um ambiente empresarial é fazê-la de forma fácil e sem sujeira.
Por esse motivo preparamos um guia prático e objetivo, veja só!
1. Rodapé convencional
O rodapé convencional, como o próprio nome diz, é o tipo mais comum e mais fácil de aplicação, além disso, exige pouco investimento.
Com essa opção, você precisará de uma quantidade de material suficiente apenas para instalá-lo na parede. Há opções de rodapés autocolantes em EVA — considerados os melhores devido à resistência do material.
2. Rodapé sobreposto
Esta opção também é uma das mais comuns, tendo em vista que o rodapé sobreposto é usado, geralmente, em reformas.
O modelo, principalmente os que contam com a praticidade do EVA, é recomendado para o usuário que já tem o acabamento instalado, mas que sente a necessidade de mudar de forma prática e sem sujeira. Por isso, o acessório é versátil e muito fácil de ser instalado em cima de outro.
Na Meu Rodapé, você confere uma variedade de tamanhos, cada um feito especialmente para um tipo de necessidade. Vale a pena conferir!
3. Rodapé embutido
O rodapé embutido fica inteiramente nivelado na parede, evitando o aparecimento de qualquer protuberância. Muitas pessoas escolhem esse tipo para facilitar a higienização do ambiente no dia a dia.
Neste sentido, vale a pena considerar tanto a estética quanto a funcionalidade do utensílio. Assim, as chances de assertividade na escolha são consideravelmente maiores.
4. Rodapé invertido
O rodapé invertido, como o próprio nome sugere, é considerado o mais “ousado” entre as opções que você conheceu até agora. Isso porque ele passa a impressão de que a parede está, literalmente, flutuando.
Esse modelo é super indicado para ambientes com propostas modernas, como áreas com decorações minimalistas e industriais.
Sua aplicabilidade é grande, podendo ser instalado em banheiros, cozinhas, salas, quartos e diversos outros ambientes residenciais — e até comerciais.
5. Rodapé tradicional de EVA
O rodapé de EVA é uma das opções mais usadas atualmente e não é à toa! O modelo proporciona uma solução prática para quem deseja um ambiente bonito e sem a necessidade de gastar muito — tudo o que a gente quer, não é mesmo?
É claro que algumas pessoas ainda utilizam rodapés fabricados com outros materiais, como o gesso, madeira, PVC, etc. Contudo, o acabamento fabricado em borracha sintética EVA é considerado o melhor, ao ser mais bonito e durável.
Dessa forma, é por isso que a nossa indicação é o modelo de EVA. Ah, vale mencionar que se ele for autocolante é ainda melhor, visto que a aplicação é mais fácil e, principalmente, até 3 vezes mais barata quando comparada à aplicação de outros tipos de rodapés!
Qual tipo de rodapé é mais barato?
Os rodapés emborrachados em EVA apresentam um custo-benefício maior do que as opções de madeira e gesso.
As peças desenvolvidas com o material sustentável, além de serem mais baratas, são mais duráveis e resistentes a fatores externos como as variações climáticas, sujeira e umidade, são flexíveis e possibilitam uma higienização mais rápida e descomplicada.
Qual a diferença de rodapé de EVA, PVC e poliestireno?
A principal diferença entre os rodapés de EVA, PVC e poliestireno está na resistência e aplicabilidade.
No quesito resistência, os rodapés de poliestireno e PVC são tipos de plástico — e tendem a ser menos resistentes. Já os rodapés de EVA são polímeros emborrachados, flexíveis e com componentes resistentes à água.
Na aplicabilidade, os rodapés de EVA, por serem autocolantes, não exigem um profissional para efetuar a instalação. Enquanto os modelos de poliestireno requerem o trabalho de um especialista — podendo aumentar o custo total do projeto.
Qual rodapé é o mais usado?
Atualmente, o rodapé de EVA é considerado o mais indicado. Isso porque a opção é um ótimo custo-benefício, evita sujeiras, não atrai pragas e fungos e é flexível!
Adquira seus próximos acabamentos na Meu Rodapé!
Já pensou reformar um ambiente com facilidade, rapidez e sem sujeiras? Com a Meu Rodapé, isso é realidade! Somos uma fábrica especializada na decoração inteligente, com foco em:
- Guarnições e mais!
Então, se você planeja alterar o acabamento dos cômodos do seu lar ou do seu ambiente empresarial, conte conosco. Aqui, você tem atendimento personalizado, objetivo e que te garante total segurança para transformar seu local da forma que sempre sonhou.
Esperamos que você tenha sanado sua dúvida sobre qual é o melhor tipo de rodapé! Caso você queira tirar outras questões a limpo, deixe um comentário aqui embaixo que teremos o prazer em te responder.