Mesmo morando em um apartamento alugado, fazer com que o ambiente pareça inteiramente seu traz um ar de conforto e aconchego, por isso, a decoração se torna uma parte tão importante. Porém, saiba que a diferença entre decorar um local próprio e alugado existe! Afinal, em um espaço que possui outro dono não temos toda a liberdade que precisamos para colocar em prática as várias ideias que encontramos na internet.
Por isso, nós preparamos esse conteúdo focado especialmente na decoração de apartamento alugado! Ficou interessado? Então continue a leitura abaixo:
Como decorar um apartamento alugado sem gastar muito? 6 dicas!
Implementar ideias em um apartamento alugado nem sempre é fácil, pois com isso é preciso ter vários atalhos para conseguir criar o ambiente perfeito de uma forma que não prejudique a sua relação com o proprietário do imóvel. Então abaixo listamos 6 dicas super bacanas para fazer a decoração dos cômodos de forma simples e descomplicada. Vamos nessa?
1. Decore pensando nas funções dos ambientes
O primeiro passo para ter um ambiente bem decorado e de forma simples é se atentar com a usabilidade de cada cômodo. Então, tente pensar para que cada local vai ser usado. Vai receber visita? É espaço para tempo em família? Coloque tudo isso na ponta do lápis.
Se a opção for algo mais familiar, será necessário um bom sofá, uma mesa grande para jogos, brincadeiras e várias atividades em grupo, assim como uma televisão para momentos de descontração. Agora, para os leitores, ter uma estante com livros é essencial. Tenha essas ideias em mente para todos os cômodos!
Confira também: como criar um ambiente aconchegante de forma simples?
2. Escolha o estilo de decoração que mais combina com você
Um passo essencial quando estiver decorando um apartamento alugado é tomar muito cuidado com o estilo, afinal, estamos falando de uma situação em que não podemos cometer erros na hora de comprar móveis e acessórios para a casa. Dessa forma, ter um estilo definido é muito importante, seja ele vintage, moderno, industrial, ou qualquer outro, para combinar todas as peças que vão compor o ambiente, te ajudando também a escolher o que mais se encaixa.
Confira também: como criar uma sala no estilo rustico simples
3. Cuidado com o tamanho dos móveis
Ainda pensando nos cuidados para possíveis mudanças de apartamento ou, quem sabe, até mesmo de uma possível aquisição de um cantinho só seu, evite comprar móveis planejados. Dê preferência para as opções em tamanhos comuns, pois dessa forma uma futura mudança se tornará mais fácil. Sem contar que móveis menores são ótimos para uma decoração mais clean e organizada.
Outro fator muito importante a ser levado em conta é a funcionalidade dos itens, isso porque a decoração se tornará muito mais fácil quando é considerada a praticidade. Opte por móveis repletos de gavetas, ou utilidades possíveis, para que você consiga fazer uso dos espaços para muitas coisas, economizando espaço.
4. Decore as paredes com boiseries, roda meios e outros
Uma informação importante de se ter em mente é que nem sempre vale a pena gastar muito dinheiro com a decoração de um ambiente que não é seu, principalmente porque você pode ter que se mudar depois de um tempo. Existem duas formas de fazer isso, sendo elas uma boa conversa com o proprietário ou com imobiliária, para tentar conseguir que o dono arque com a reforma (adicionando papel de parede, rodapé, roda meio e coisas que você não vai poder levar embora).
Uma outra opção viável é buscar por decorações fáceis e baratas de colocar, sem pesar no seu bolso ou causar problemas futuros. Sendo, por exemplo, colocar quadros em pé em um móvel, ao invés de prender eles na parede.
Outra ideia bacana para decorar a parede de maneira prática é usando boiseries ou roda meios em EVA, que são autocolantes e bastante fáceis de aplicar. Eles oferecem um visual incrível para o cômodo e dão menos problemas do que o papel de parede.
Pode colocar papel de parede em apartamento alugado?
Quando falamos de decoração em apartamento alugado, uma das maiores dúvidas é se pode colocar papel de parede. Bem, isso vai depender muito do proprietário. Com uma boa conversa, pode-se ter consenso e acabar decidindo que tudo bem colocar. Mesmo assim, sempre tente, nessa conversa, ver se há a possibilidade de pelo menos metade dos custos irem para o dono do local, já que ele poderá alugar para outra pessoa depois, com uma decoração mais bonita.
5. Pense na luz: como iluminar casa alugada?
Como, muitas vezes, não temos como mudar os interruptores de lugar e nem a fiação, fica complicado inovar muito na iluminação fixa dos cômodos, mas uma ideia bacana para lidar com essa situação é apostando na iluminação indireta, com lustres e luminárias móveis, que podem ser colocados e realocados conforme a sua necessidade. Lembrando que uma boa iluminação é a chave de um local bonito e elegante!
Confira também: 10 formas simples de refrescar o ambiente!
6. As plantas são excelentes
As plantas são uma ideia ótima para quem procura fazer uma decoração aconchegante para a casa alugada, porque os tons de verde e outras cores ajudam a trazer para o local um pouco mais de vida. Sem contar que as opções naturais são excelentes para deixar o ambiente muito mais confortável para o seu nariz e para sua mente. Mas caso não seja possível, as plantas artificiais ainda são alternativas possíveis para quebrar um galho. Nós temos até mesmo um conteúdo sobre decoração com plantas para você conferir!
E então, gostou de nossas dicas e ideias para decoração de apartamento alugado? Esperamos que com eles você consiga deixar seu não-tão-seu cantinho um pouco mais a sua cara. Aproveite também para conferir nosso conteúdo sobre rodapé de EVA ser bom ou não, até a próxima!!