Não há nada melhor em uma construção ou reforma de uma casa do que conseguir otimizar os cômodos, não é mesmo? Isso porque cada espacinho faz total diferença na hora de deixar a decoração harmoniosa e aconchegante. A sala de estar e jantar integradas são um exemplo disso, pois tornam dois ambientes propícios para receber visitas em um só.
Essa é uma ótima solução para sanar o problema de quebra-quebra de paredes que, na maioria das reformas, proporciona uma dor de cabeça tremenda naqueles que passam por esse processo. Pensando nisso, nós da Meu Rodapé, separamos 5 ideias incríveis para decorar e otimizar espaço em cômodos que possuem sala de estar e jantar integradas.
5 ideias de decoração para ambientes integrados
Por se tratar de espaços integrados, às vezes pensamos qual estilo devemos seguir, afinal, a sala de estar e jantar estão juntas. Entretanto, pode-se dizer com certeza que definir a proposta do seu ambiente não é uma tarefa difícil, pois hoje existem opções acessíveis. Resumindo: é possível usar e abusar da criatividade ao compor a decoração desses locais do jeito que você preferir.
Para te ajudar, confira nossas ideias!
1 – Estilo Industrial
A decoração industrial teve sua origem por volta de 1950, em Nova Iorque, quando alguns galpões vazios foram transformados em lofts – locais com pé direito alto em construções industriais. Porém, atualmente, é uma tendência, a qual requer acabamentos diferenciados devido as cores mais escuras utilizadas na pintura, como o cinza cimentado.
As salas de estar e jantar integradas neste estilos ficam simplesmente fantásticas quando combinadas com iluminação de estúdio, você pode optar, então, por lâmpadas no modelo pendentes ou em spots – hoje há várias luminárias com fluxos de luz diferentes sendo direcionadas a locais específicos.
Além disso, esse estilo fornece um ambiente sofisticado, ainda mais se a decoração for baseada em móveis criativos, mas sem serem muito rebuscados. Use tapetes com tons escuros para separar os cômodos, e uma dica incrível é fazer uso de sofás de couro sintético, dá um toque surpreendente!
2 – Estilo Minimalista
Esse tipo de decoração é ótima para quem não curte muita informação no ambiente e sempre opta pelo básico, mas requintado. Como ponto primordial temos a recusa do excesso, utilizando artefatos que realmente importam e têm alguma função no local, seja ela funcional ou decorativa.
Já ouviu a frase “menos é mais”? Então, esse é o slogan do minimalismo! Um cômodo integrado que segue esse estilo dispõe de muita personalidade com poucos itens. Geralmente, no cômodo há uma mesa de jantar pequena, um sofá que também não é tão grande e uma cômoda para servir de superfície para TV ou algum outro aparelho eletrônico. Além de, é claro, dos tapetes com cores mais claras e da decoração com folhagens e muito, muito verde.
3 – Estilo Clássico
Quando tratamos do estilo clássico, o que vem em mente são imagens de decorações baseadas na realeza, certo? Quem escolhe esse tipo de arquitetura, deseja o contrário do minimalismo, já que inserir informações visuais é de extrema importância.
Para uma sala de estar e jantar integradas que inclina-se a uma decoração tradicional, é recomendado o uso de móveis que passem essa essência, como cadeiras com estrutura curvilínea e detalhes intensos. Uma dica incrível é fazer uso de roda meios ou boiseires, que dão todo um destaque a mais no local.
Por fim, vale a pena seguir em uma linha mais confortável, utilizando tapetes e artefatos decorativos como quadros e lustres.
4 – Estilo Retrô
Esse estilo pede por cor, muita cor! Se você gosta de um espaço divertido, mas confortável, essa é a sua hora. O retrô hoje é uma tendência no mundo atual, o qual mistura designs geométricos com tons coloridos e animados. Neste caso, escolha itens que possuam formas geométricas destacadas, como um sofá que não seja totalmente quadrado, mas que tenha linhas diversas em sua estrutura.
Busque por iluminação indireta, preferencialmente amareladas. E sim, aqui você pode exagerar em molduras e quadros de diferentes estilos, os quais tenham cores vibrantes. Adquira produtos com linhas orgânicas, elas são ótimas para produzirem uma sensação de atualidade, porém ao mesmo tempo algo antigo.
5 – Estilo Rústico
Se você estiver construindo ou reformando uma casa no campo, se jogue nesse estilo! Ele é maravilhoso para você que gosta de objetos produzidos com madeira e que tenham tons terrosos. Uma sala de estar e jantar integradas desenvolvidas com base nesse modelo é sinônimo de aconchego, já que a textura dos materiais utilizados se mantém a mais pura possível. Inclusive, o uso de roda tetos é uma alternativa que combina com esse modelo de decoração.
Tenha em mente que o verde aqui é fundamental, aliás quem pensa nesse tipo de decoração quer, na maioria das vezes, estar mais perto da natureza. Portanto, uma mesa de madeira e cadeiras do mesmo tipo são ótimas escolhas para compor o ambiente. Além disso, móveis já usados podem ser reutilizados e transformados em cômodas maravilhosas.
Gostou das ideias? Mas, não paramos por aqui. Continue a leitura e saiba como aproveitar o seu espaço pequeno.
Como aproveitar espaços pequenos
Está se tornando cada vez mais comum projetos em casas ou apartamentos que contam com espaços gradualmente menores. Isso porque, muitas pessoas buscam otimizar ambientes para que não seja preciso gastar mais com o valor do aluguel ou investir em uma casa maior e ter que pagar um preço mais alto por isso.
Dessa forma, integrar dois cômodos se torna uma opção incrível, pesando menos no bolso e trazendo mais conforto. Aliás, vamos combinar que um espaço pequenininho bem decorado possibilita a praticidade. Pensando em sala de estar e jantar integradas, a tarefa de transformá-las fica ainda mais interessante, já que esses são espaços destinados à recepção de visitas e convívio familiar.
Portanto, quanto mais perto forem esses dois aposentos, mais união poderá ser vista no local. Como a maioria dos seus amigos e familiares vão passar a maior parte do tempo entre esses dois lugares, haverá mais comunicação, bem como uma possibilidade mais de comodidade e convivência. Siga a leitura e veja mais uma dica.
Delimite espaços para ter maior controle
Tudo bem que constituir ambientes integrados está em alta, mas a delimitação de espaço é importantíssima. Caso as escolhas sejam aleatórias, as chances do lugar ficar poluído visualmente são bem altas. Por conta disso, analise o local e verifique quais itens vão ser dispostos ali, onde eles irão ficar posicionados e de que forma.
Além disso, se possível, busque auxílio profissional. Um arquiteto, por exemplo, poderá apresentar maneiras diferentes e criativas de deixar os ambientes incorporados elegantes e sofisticados, sem que você precise quebrar a cabeça imaginando aonde vai colocar determinado objeto. Então, saiba que a sala de estar termina quando a de jantar começa.
Viu só?! Não existe uma só possibilidade quando o assunto é ambientes integrados. Há diversas perspectivas que podem ser analisadas para tornar um local com a sua cara, transmitindo toda sua personalidade. Assim, opte pelo o estilo que mais combina com você, seja ele industrial ou rústico, o ideal é que você se sinta à vontade no seu cantinho.
Gostou? Então compartilhe o post com aquela pessoa que você sabe que vai amar receber esse conteúdo e não se esqueça: o importante é se sentir confortável em um ambiente que propague bem-estar. Até o próximo artigo!