Você já teve aquela famosa dúvida de qual cor pintar as paredes da sala? Ela é bem constante e deve ser considerada!
Isso porque é lá que você passa um tempo de qualidade com quem ama, seja praticando seus hobbies ou compartilhando momentos de descanso.
Por ser um ambiente tão importante para a casa, é essencial esteja agradável também aos olhos.
Se essa é sua maior questão no momento, hoje, você conhecerá as 13 melhores cores para o cômodo considerando o significado de cada tom e as melhores combinações com a decoração!
Quais as melhores cores de parede para sala?
Quer criar um ambiente mais tranquilo para descansar e confraternizar com as pessoas que você gosta?
Para te ajudar, utilizamos dois aspectos extremamente importantes:
- A psicologia das cores — estudo dos diferentes sentimentos que as tonalidades despertam nas pessoas;
- A relação entre as colorações e os tipos de decorações mais conhecidas.
Assim, você terá à disposição as melhores tonalidades tanto para deixar sua sala mais bonita quanto para criar o clima que você deseja.
Confira as possibilidades que passam pela roda cromática!
1. Branco: atemporal e luminoso
Começando pela opção mais simples — mas muito assertiva quando aplicada corretamente —, a pintura em tons de branco é capaz de causar a impressão de um ambiente maior do que realmente é. De quebra, favorece a iluminação natural e, também, a artificial.
Para reforçar as ideias de pureza, paz, limpeza e simplicidade transmitidas pelo branco, uma decoração minimalista é uma boa pedida.
Este conceito de “menos é mais” explora tons neutros (que conversam muito bem com o branco) e deixa o destaque visual da sala para detalhes específicos da decoração, que usam cores mais fortes, mas sempre prezando pelo equilíbrio.
Se pensa no branco para dar a impressão de uma sala maior, confira também como ter uma sala pequena decorada.
2. Cinza: seriedade e equilíbrio
Caso esteja buscando criar um ambiente sofisticado e que demonstre seriedade, o cinza pode ser a escolha a se fazer.
Flutuando entre versões mais claras e escuras, a opção é muito indicada para ambientes profissionais, transmitindo harmonia e equilíbrio.
Elementos da decoração industrial, como detalhes que explorem tampões de madeira e estruturas metálicas, são capazes de acompanhar as propostas do cinza das paredes enquanto oferecem outros tons para compor a sala.
Conte também no blog Meu Rodapé para conferir 7 dicas imperdíveis de quais cores combinam com o cinza!
3. Marrom: opção clássica sem erro
O marrom está em um espectro próximo do cinza e das demais cores classificadas como neutras na psicologia das cores.
Por conta disso, também tem sua aplicação recomendada para transmitir sensações de serenidade, confiabilidade e estabilidade aos visitantes.
A decoração mais indicada — apesar do marrom combinar com a decoração industrial — segue por um caminho mais clássico.
A ideia é de contrapor o marrom da parede com elementos decorativos que utilizam tons terrosos claros ou escuros. Neste cenário, estofamentos brancos são os destaques certos!
Conheça mais sobre o estilo clássico na decoração e 6 dicas de como usar.
4. Bege: o coringa das cores de parede
Paredes pintadas em bege são muito versáteis quando pensamos nas possibilidades estéticas. Elas podem variar de tons mais claros até versões que estão muito próximas do marrom.
Isso permite que a cor possa ser aplicada como apoio para a decoração ou, até mesmo, como um dos principais elementos do visual da sala.
Não à toa, o bege transmite ideias de neutralidade, versatilidade e passividade. Tudo isso indica que, na hora de decorar, o ideal é você seguir por um caminho que seja capaz de definir bem o design a ser seguido no ambiente de maneira bem clara.
Caso escolha tons mais escuros, uma temática mais clássica que explore o branco e tons leves são alternativas interessantes — com o bege, quanto mais claro, melhor são as chances de apostar em decorações arrojadas.
5. Azul: calmaria e conforto
Usando o azul como cor de parede para a sala, é possível criar ambientes calmos e confortáveis. Ao mesmo tempo, está entre as tonalidades que proporcionam ares de elegância e nobreza.
Você pode aproveitar móveis e peças que sejam de cores complementares ao azul, como laranja e amarelos mais escuros, criando uma composição de contrastes interessantes.
Seguindo a ideia, elementos de decorações contemporâneas apresentam formas mais elaboradas, o que auxiliaria elementos contrastantes a se destacarem ainda mais.
6. Verde: para ambientes aconchegantes
O verde também está entre as cores consideradas calmas e confortáveis do círculo cromático, além das clássicas associações com o sentimento de esperança e relação à natureza.
Por conta disso, a decoração tropical é uma boa pedida para complementar o cômodo. É possível utilizar plantas reais ou artificiais, tapetes, além de estampas e quadros que remetem às folhagens. Tudo seguindo o tema e enquanto usa tons de verde e marrom.
Outra paleta que combina com o verde, mas pensando na contraposição, é o rosa. Com as paredes esverdeadas e tons rosados mais amenos, você oferece personalidade e elegância ao cômodo, sem cometer excessos.
Para conhecer mais combinações com esse tom, veja as cores que combinam com o verde e saiba como usar na sala!
7. Amarelo: alto astral e energia
Digamos que a sua intenção é criar um ambiente bem divertido e confortável para convidar os amigos, conversar e se divertir, os tons de amarelo são opções perfeitas.
Recomendamos combinar uma tonalidade mais intensa — que já é destaque — com elementos decorativos discretos e em menor número.
Prefira opções neutras, como tons pastéis, terrosos e tons de branco para evitar uma sobrecarga visual. Seguindo essa tendência, a decoração complementar minimalista volta a aparecer como opção para a sala.
8. Laranja: elegante e estimulante
Considerando a proximidade com o amarelo, é de se esperar que o laranja possa seguir estimulando o ânimo das pessoas.
O aspecto mais profundo da tonalidade pode canalizar a boa energia do tom amarelado para promover criatividade e incentivar a produção. Isso faz com que sejam a cor para paredes certas também em agências ou em locais de trabalho pessoais.
Na hora de definir a tonalidade da decoração, o ideal é apostar na contraposição com tons de madeira, branco ou até mesmo o preto. Apesar de ser mais próximas de ambientes clássicos, o laranja pode fazer parte de decorações modernas para a sala, seguindo a atmosfera proposta pela coloração.
9. Rosa: charmoso e agradável
Quando pensamos em elementos decorativos rosas, é comum imaginarmos elementos chamativos, certo? Só que quando o rosa é utilizado como uma cor de parede, o ideal é investir em tons mais sóbrios para aproveitar toda a delicadeza e aconchego da coloração.
Mencionamos que o rosa e verde se dão bem visualmente, especialmente quando o fundo é esverdeado. Entretanto, quando os papéis se invertem, a lógica é a mesma! Nesses casos, plantas podem complementar perfeitamente as paredes rosadas.
No mais, invista em mobílias aconchegantes como sofás, poltronas e almofadas em tons leves. Nas peças decorativas, o branco harmoniza perfeitamente com o rosa das paredes.
10. Roxo: elegância e nobreza
O roxo é pouco explorado na pintura das paredes, por ser naturalmente intenso, mas fato é que se trata de uma cor que remete à nobreza e elegância — o que pode te ajudar na hora de construir um ambiente pautado em finesse.
Assim como a opção de pintura em amarelo, está entre as paredes que já tem tudo para ser os principais destaques decorativos do cômodo.
Somando essa característica ao ar elegante promovido pelo roxo, nada melhor que contar com uma decoração com peças clássicas!
11. Lilás: Sensibilidade e intimidade
Por ser uma cor mais amena, o lilás pode ser facilmente colocado como plano de fundo para decorar sua sala. A leveza, somada às suas raízes de roxo, oferece à sala um ar de leveza, sensibilidade e intimismo.
Na decoração, com o devido cuidado para não exagerar, a indicação é apostar em tons de azul e no próprio roxo, combinando o equilíbrio com a delicadeza do lilás.
12. Vermelho: animação, agitação e apetite
O vermelho é o tom que melhor representa as cores quentes, carregando consigo elementos como intensidade, paixão, energia e poder.
Toda essa presença, quando bem direcionada, pode ser uma alternativa especial para tornar sua sala um espaço marcante.
A recomendação para acompanhar paredes vermelhas é uma decoração mais minimalista, focando em tons neutros. Opte, também, por decorações com designs modernos e elegantes — em cores mais serenas, contrapõem o vermelho, mas mantendo a intensidade da tonalidade.
Aumente as opções de combinação conhecendo 5 cores que combinam com vermelho e como decorar nesse contexto!
13. Preto: estilo e sofisticação
Uma parede inteiramente preta está entre os melhores planos de fundo que você pode contar para destacar sua decoração. Quando utilizada da maneira certa, a cor permite que você crie uma ambientação repleta de sofisticação.
Na decoração, praticamente, todas as cores combinam com o preto. Na harmonização de decoração com a tonalidade, a dica é optar pela tendência contemporânea, caprichando nas informações, mas sem exagerar.
Aposte na composição de quadros decorativos brancos para fazer uma contraposição clássica, mas muito eficiente. Disponha em lugares estratégicos próximos à estrutura pintada decorações coloridas, como luminárias, vasos e almofadas para criar elementos de destaque na sala!
Como escolher a parede para destacar na sala?
Com a tendência de pintar apenas uma parede da sala cada vez mais em alta, fica a dúvida de como criar esse destaque.
Considerando todas as informações mencionadas, as paredes que costumam carregar cores diferentes das demais são focos naturais das divisões do espaço, opte por aquelas que não tenham portas ou janelas e, principalmente, não contrastem com outras paredes.
Agora que você já sabe tudo o que precisa das 13 melhores opções de cores para as paredes da sala — indo de tons mais amenos aos mais chamativos — é possível explorar as cores (bem como suas variações) para combiná-las com a decoração certa e criar o ambiente que você sempre quis!
Para continuar buscando mais opções para você renovar o visual do seu lar, confira o post sobre 5 tendências de rodapé em EVA para ficar de olho. São opções que oferecem design elegante e proteção para as paredes em cor branca — que você já conferiu aqui o quanto pode ser útil!