Não é novidade que as casas e apartamentos modernos estão chegando com espaços cada vez menores.
Diante dessas áreas reduzidas, surge o desafio: como tornar esses espaços bonitos e funcionais para o dia a dia? Como não deixar os objetos amontoados e com uma décor incrível?
É simples! Basta compreender que a decoração de um ambiente é uma maneira de contribuir nessa otimização! Ela pode ser a responsável por deixar o cômodo mais clean — como uma decoração estilo minimalista, onde o menos é mais!
Para mostrar na prática, conheça agora dicas de como decorar uma sala pequena e inspirações que vão te ajudar a montar um projeto decorativo charmoso e muito funcional. Confira!
O que usar para decorar sala pequena?
Antes de pensar em quais móveis e objetos adicionar em uma sala pequena, primeiro é importante medir todo o espaço e, com essas medidas, montar no papel o projeto desejado para o cômodo. Esse processo é fundamental para decorações simples e baratas, para não arriscar montar um espaço desproporcional.
Você também pode buscar o auxílio de um arquiteto para a criação desse projeto. Ele te ajudará a criar uma boa distribuição dos móveis e fazer com que seu projeto fique no orçamento.
Após medir todas as áreas, chegou a hora de decidir o que adicionar para projetar uma sala bem decorada. Para te ajudar nesse processo, listamos algumas dicas essenciais para priorizar em seu projeto, veja:
- Apostes em paredes de cores claras para ampliar o espaço;
- Objetos decorativos coloridos também são bem-vindos para o cômodo;
- Opte por revestimentos de parede para levar mais personalidade para a sala;
- Salas pequenas necessitam de amplitude, por isso, garanta móveis, tintas e revestimentos que mantenham o equilíbrio entre si.
Com essas dicas em mente, é hora de conhecer alguns projetos decorativos e ter como referência para criar a sua decoração. Vamos lá?
10 inspirações de decorações para sala pequena
Acompanhe agora 10 inspirações de sala pequena que preparamos e veja como é possível organizar todos os móveis necessários para o cômodo de um jeito bonito e funcional.
1. Cores claras ajudam no efeito de amplitude
Falamos bastante sobre as tonalidades claras, certo? Elas aprimoram a amplitude em espaços menores, garantindo uma atmosfera mais harmônica e equilibrada. Por isso, revestimentos, móveis e paredes em cores neutras são ótimas alternativas para a sua sala.
Uma dica para as pessoas que desejam adicionar cor na sala é escolher uma parede focal, para ela receber uma tonalidade mais vibrante, sem pesar na estética visual. Deseja descobrir como fazer isso? Nós te ensinamos a definir qual parede da sala pintar de cor diferente, veja!
2. Móveis com profundidade contribuem na otimização de espaço
Os móveis com profundidade são essenciais para salas pequenas, pois, além de organizar objetos, eles também contribuem na décor do cômodo, sem prejudicar o espaço de circulação da sala.
Alguns móveis que podem ser inseridos ao ambiente são racks, nichos, estantes e prateleiras.
3. Revestimentos de parede são essenciais
Os revestimentos de parede chegam para levar mais personalidade e destaque a sua sala. Algumas opções são: painéis ripados para sala com decorações sofisticadas e boiseries para um estilo clássico.
Outra forma de decorar as paredes é criando uma bela composição de quadros, garantindo um efeito ainda mais original para o local. Que tal?
4. Estantes embutidas decoram e organizam
Para quem gosta de evidenciar objetos especiais ou mesmo de decorações mais autênticas, as estantes podem ser a solução perfeita.
Como estamos falando de ambientes menos espaçados, as opções embutidas ajudam preservar a finalidade da peça e contribuem na otimização das salas.
5. TV embutida no painel é uma alternativa inteligente
Na maioria das vezes, as TVs de salas de estar são fixadas em painéis ou racks, certo?
No entanto, essa instalação pode prejudicar a circulação do cômodo — que já é reduzido. Por isso, instalar a TV no nicho, além de instalar o eletrônico, também contribui para uma estética mais contemporânea.
6. Cortinas deixam a sala mais aconchegante
As cortinas são essenciais para deixar a sala com efeito intimista, valorizando o conforto tão necessário para o cômodo.
As opções mais utilizadas são as com base neutra, como bege, cinza e branco. Mas para quem deseja fugir do clássico, uma pitada de cor não faz mal!
7. As prateleiras são bem-vindas!
Para um cômodo pequeno, todo espaço disponível deve ser muito bem aproveitado.
Por isso, assim como as estantes, as prateleiras também são ótimas aliadas para organizar e decorar o espaço. Você pode decorá-las com objetos úteis para o dia a dia ou apenas com itens decorativos que combinem com o resto da decoração.
É uma alternativa para deixar a sala com a sua cara!
8. Móveis em tonalidades coloridas dão destaque à sala
Não é porque as tonalidades claras oferecem um efeito de amplitude que as cores são proibidas em decorações de áreas pequenas. Pelo contrário, o colorido oferece um destaque para o espaço, deixando tudo mais autêntico.
Para aproveitar a originalidade que esses tons proporcionam, é possível adicionar as cores nos móveis. É isso mesmo! Sofás, racks, poltronas e mesas de centro são ótimas opções, cuide apenas para não sobrecarregar a estética do ambiente.
9. Plantas dão vida ao ambiente
Uma decoração com plantas é sinônimo de bem-estar, vida e aconchego. E por que não levar isso para a sala de estar, certo? Elas ajudam a dar um UP na decoração, sem utilizar muito do espaço disponível.
Adicione vasinhos de planta do lado da porta de entrada, ao lado do sofá, pendurados no teto ou em outro cantinho que merece uma renovação!
10. Integração é uma ótima opção para aproveitar espaços
Que tal apostar em uma integração entre sua sala de estar e de jantar? Ou integrar a sua sala com a sua cozinha?!
Essa é uma solução que está entre as maiores tendências de decoração, especialmente para casas e apartamentos menores, proporcionando um aproveitamento impecável de todas as áreas.
Gostou das dicas e inspirações para decorar uma sala pequena? Lembre-se: o mais importante é priorizar o equilíbrio e a harmonia do espaço, garantindo móveis funcionais e revestimentos que contribuam na valorização do cômodo!