De fato, as mudanças radicais em um ambiente, como reformas e quebra-quebra, causam muita dor de cabeça, não é mesmo? Para isso, uma ótima solução é transformar o espaço de forma simples: trocando a cor de uma só parede. Essa ideia é super válida, pois é uma alternativa rápida, econômica e que consegue transformar totalmente o local. É justamente sobre isso que falaremos hoje aqui no blog: qual devo pintar de cor diferente? Qual tinta escolher? Para ver isso e muito mais, confira:
Afinal, qual parede da sala devo pintar de cor diferente?
Se você está transformando a sua casa e pensando, por exemplo, em como decorar a sala, com certeza tem dúvidas sobre o que fazer, especialmente em relação a qual merece ganhar mais destaque.
Esse questionamento é muito válido, sabe por quê? Uma sala carregada de informações e cores contrastantes não é nada agradável, nem para os convidados e muito menos para os moradores. Mas, antes de pensar na tinta, qual será a área transformada ou se você vai adicionar quadros decorativos, é necessário pensar no propósito do cômodo. Com isso definido, chegou a hora de escolher a certa para você inovar. Vamos lá?
Como escolher uma parede para dar destaque?
Agora chegou a hora de escolher a parede certa para dar destaque na sala. Nós separamos o passo a passo para a escolhe em 4 etapas simples e rápidas, veja:
1- Escolha uma área de foco natural
A área de foco do cômodo nem sempre é a parede principal, sabia? Vamos explicar: a parte que leva o foco é a primeira coisa que chama a atenção ao entrar no ambiente, como um objeto diferente, os boiseries nas paredes ou algum detalhe no teto. Essa é uma forma de aproveitar esse ponto focal natural e uni-lo com a nova cor.
Se não há nenhuma área como esta na sua sala, aquela que está atrás do sofá é uma ótima alternativa, bem como aquelas que possuem quadros decorativos ou obras de arte.
2- Opte por uma parede que não se contraste com outra
Antes de pintar com uma tonalidade diferente, é importante verificar se há concorrência entre ela e as outras da sala. Por exemplo: se alguma outra contém elementos chamativos, como quadros ou espelhos grandes, isso causará uma poluição visual, tirando o ponto focal que estamos tentando conquistar.
Priorize que apenas uma área da sala tenha esse destaque, assim como outros elementos e superfícies no local devem ficar como coadjuvantes. Evitando deixar o ambiente confuso, com informações demais.
3- Escolha uma área sem portas ou janelas
Essa não é uma via de regra. Mas, uma parede clean, sem portas ou janelas, quando recebe uma tonalidade diferente das demais, oferece efeito mais bonito e harmônico. Isso porque a luz natural e paisagens podem alterar o resultado desejado, influenciando na aparência geral. Vale ressaltar que essa ideia não é uma regra, é você que escolhe!
4- Opte por uma parede estreita
Escolher uma parede para dar destaque pode não ser fácil, especialmente em cômodos mais estreitos e compridos. Por isso, priorize acentuar aquelas mais próximas da entrada e curtas, equilibrando muito bem as dimensões.
Em linhas gerais, opte por criar um espaço para proporcionar bem-estar para as pessoas, que elas se sintam bem e que a decoração esteja trazendo energias positivas.
Como escolher o tom de tinta para pintar a parede da sala?
Chegou a hora de escolher qual entre as tendências de cores para sala será sua preferida, certo? Para isso, nós temos três dicas que vão te ajudar: a primeira é escolher cores mais suaves. Isso porque as tonalidades clean são mais resistentes com o tempo, ou seja, funcionam muito bem independentemente do que está em alta.
Ah! Se você optar por uma tonalidade mais vibrante, certifique-se que o resto do cômodo não está contrastando e, ainda, se os móveis não vão “brigar” com a parede.
A segunda dica é dar preferência para cores mais opacas, para não causar uma poluição visual. Além disso, também é possível pintar na mesma cor que todas as outras, porém, apenas uma delas com um tom mais escuro — esse truque é infalível.
Para finalizar, indicamos uma tinta que complemente o esquema de cores do cômodo. Apesar de ser uma parte do espaço com um tom diferente, essa área deve fluir com todo o estilo. Uma alternativa é utilizar as secundárias da sua sala para destacar a superfície, como a tonalidade dos enfeites, estofados ou outros elementos disponíveis. Inclusive, evite combinar todos os elementos com a mesma tonalidade.
Passo a passo para pintar a parede de destaque
Parede definida? Check! Cor de tinta escolhida? Check! Agora só falta colocar a mão na massa e transformar essa decoração aí! Se você gosta de DIY para casa, essa é uma ótima oportunidade para explorar seus detalhes naturais. Para te ajudar nessa missão, nós preparamos um rápido passo a passo de como pintar, confira:
- Calcule a dimensão da área e a quantidade de tinta necessária;
- Remova os acabamentos necessários, como cortinas, luminárias e interruptores, por exemplo;
- Proteja todo o chão com lona;
- Crie linhas adjacentes para dar um acabamento perfeito;
- Limpe toda a superfície com panos ou esponjas;
- Aplique a primeira demão de tinta e, após secar, passe outra camada para garantir um melhor acabamento.
Essas são todas as dicas que você precisará para transformar a sua sala pintando uma parede de destaque. Aproveite para explorar o blog Meu Rodapé e conhecer outras dicas de design de interiores e acabamentos para a sua casa. Por aqui nós reunimos todas as tendências de decoração para você!