O estilo clássico na decoração remete ao luxo e à riqueza; está diretamente relacionado com os utensílios utilizados nos castelos europeus, onde de fato a intenção das famílias é mostrar todo o seu poder.
Lembrado como um tipo de design exuberante, os itens decorativos cheio de adornos, formas, curvas e detalhes são capazes de contribuir com a composição desse cenário luxuoso. Atualmente, o clássico vem se renovando, tornando-se, além de bonito, funcional, mas sem perder os seus traços mais marcantes.
Se você, assim como nós, é encantado por esse estilo de decoração, continue a leitura e descubra formas simples, acessíveis e práticas para adicioná-lo na sua casa.
1. Prefira móveis de mármore ou madeira
A madeira é fortemente presente no estilo clássico, especialmente nos móveis. Em diferentes tonalidades, esse material é muito importante, pois traz robustez e uma sensação maior de aconchego.
Esse tipo de produto também é muito indicado para ser aplicado no piso, de preferência em tons mais escuros. Por outro lado, apesar do preço mais elevado, o mármore é um material que remete muito ao estilo clássico, e pode ser usado nos banheiros, cozinhas e até mesmo no piso de outros cômodos, por isso vale a pena ser utilizado pela sua alta durabilidade.
2. Use molduras nas paredes
Um aspecto determinante na aplicação do estilo clássico na decoração é a moldura nas portas e paredes, tendência muito utilizada para esse tipo de proposta. Para criar esse efeito, uma ótima ideia é investir nas molduras boiserie emborrachadas de EVA. Práticas e versáteis, podem ser aplicadas por você mesmo nas paredes ou nas portas da sua casa, criando instantaneamente um efeito de relevo e profundidade clássico.
Se você gostou da ideia, mas tem dúvidas quanto a forma de aproveitar nos seus cômodos, aqui no blog temos um conteúdo completo para te ajudar. Acesse o artigo sobre moldura para parede e inspire-se com as nossas dicas. Com certeza você irá ficar encantado.
3. Aposte em lustres e itens de porcelana
Na hora de escolher os itens decorativos para acrescentar na decoração clássica, é claro que podem surgir muitas dúvidas, mas a verdade é que tudo isso é mais simples do que parece. Basta buscar por objetos como itens de porcelana, vasos de flores, abajures e lustres. Assim, basta definir a harmonia entre estes elementos e pronto, a transformação do seu espaço já estará feita.
Além dos itens mencionados, na hora de trabalhar as curvaturas e ondulações — que são característicos desse estilo de decoração — também vale a pena apostar em quadros decorativos e espelhos, especialmente em tons metalizados como dourado e prata.
4. Opte por móveis robustos
No estilo clássico, geralmente os móveis são feitos em madeira, um material robusto, e que favorece a presença de curvaturas nos detalhes. Isso se aplica especialmente a armários, mesas e cadeiras, onde os pés desses móveis geralmente vão acrescentar curvaturas.
Além disso, os móveis podem até serem de fato antigos, ou apresentar um aspecto envelhecido. Nos armários e guarda-roupas, é interessante optar pelas portas almofadadas, modelos que possuem formas em recuo no interior da moldura. E nos estofados, como encostos de sofás, poltronas, almofadas e cabeceiras de cama, vale a pena investir no estofado com capitonê.
5. Utilize luzes amareladas
Quando falamos em iluminação dentro do estilo clássico de decoração, falamos de um efeito de luz brando e amarelado. Por isso, trabalhe a sutileza e o aconchego que as luzes amarelas acrescentam nos ambientes ao usá-la para iluminações focais em abajures e luminárias, e até mesmo nas centrais em lustres e candelabros decorativos.
Para adicionar esses efeitos de iluminação no quarto, por exemplo, vale a pena conferir o nosso post com dicas para encontrar a iluminação ideal, lá você pode conferir dicas sobre a direção da luz, temperatura de cor, tipos de luminária e mais!
6. Aplique cores predominantes do estilo
A paleta de cores do estilo clássico é diversificada. Ao observar algumas referências pela web, você vai encontrar tons de branco, preto, dourado, vinho, azul, rosa e verde.
Porém, adaptando e trazendo para a atualidade, em meio a essas cores também começaram a ser usados tons de cinza, off-white, bege e cores neutras de forma geral. Alternativas que trazem o estilo clássico sem carregar tanto a decoração.
Gostou do conteúdo? Essas foram as dicas que preparamos para que você saiba por onde começar e como aplicar o estilo clássico na sua decoração. Se dicas de decoração, combinação e tendências como esta te interessam, continue acompanhando as postagens de blog e fique por dentro dos últimos lançamentos do universo da decoração.