Pular para o conteúdo
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Menu
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Pesquisar

5 cores que combinam com vermelho: como decorar?

  • Como Combinar, Como Decorar
  • 25/07/2022
  • Meu Rodapé

Download em formato PDF: 

Download PDF

O assunto do artigo de hoje divide opiniões: a cor vermelha na decoração. Justamente pela sua força e impacto visual, é admirada por muitos, mas também desaprovada por outros.

Imagem de uma mesa de restaurante decorada com elementos vermelhos

Porém, já podemos adiantar que não há motivo para temer. Afinal, a elegância não se encontra somente nas cores neutras. A verdade é que existem muitos pontos positivos sobre seu uso em uma decoração. Por ser uma tonalidade quente, dependendo das cores que você escolher como base, o visual pode ser inteiramente transformado. Por isso, hoje abordaremos o vermelho sob o prisma de combinações de cores.

Quais cores combinam com vermelho?

De modo geral, os grupos de cores que mais conversam com a vermelha são: as quentes e as neutras. Diante disso, para ilustrar melhor e te ajudar a se aproximar da sua escolha, confira abaixo quais são as principais e que mais combinam!

Imagem de estrutura de madeira na cor vermelha

1. Marrom

Falando sobre o marrom, aqui a relacionamos especificamente aos móveis nessa tonalidade. Nesse caso, podemos abordar a união de elementos que remetem ao aconchego e ao conforto.

Imagem de sofá com tonalidades vermelhas

Por isso, se o seu objetivo for esse, invista sem medo em cadeiras de madeira. Essa combinação vai bem tanto no quarto e na sala quanto em uma sala de jantar.

2. Cinza

O cinza é uma tonalidade neutra que se aproxima muito mais das frias do que das quentes. Ainda assim, ela é uma ótima escolha de base para servir de equilíbrio na adição de um elemento vermelho no ambiente.

Imagem de um quarto decorado com elementos na cor cinza e vermelho

A combinação de preto com cinza na decoração é frequente quando o objetivo é criar um ambiente mais sóbrio, e ao mesmo tempo aconchegante. Inclusive, aqui no blog existe um post super completo sobre as cores que combinam cor cinza, aproveite para dar uma olhada nas dicas sobre essa que está tão em alta nos últimos anos.

3. Branco

A combinação com o branco é aquele velho tradicional que sempre vai bem. Usando o branco e as tonalidades neutras e claras de modo geral, fica mais simples combinar e encontrar equilíbrio.

Imagem de objetos de decoração na cor vermelha

Em uma combinação básica, uma ótima dica é apostar em um móvel nessa cor, dessa forma o objeto se impõe perante os outros e forma um equilíbrio perfeito. Aposte nessa dupla quando a ideia for usar na cozinha. Assim, você mantém a claridade que a culinária pede, e traz a elegância no espaço.

4. Laranja

Sendo muito próximas, o laranja e o vermelho fazem parte da tabela de tonalidades quentes e por isso se complementam. Ao usá-las apenas lembre-se de compor um equilíbrio com bases neutras.

Imagem de uma sala de estar com sofá vermelho e tapete laranja

Quando a escolha for um sofá vermelho, por exemplo, almofadas laranjas serão uma ótima opção. Itens decorativos como luminárias, vasos ou plantas artificiais alaranjados também harmonizam muito bem;

5. Rosa

Dependendo das tonalidades que vem à sua cabeça ao ler esse título, você pode ter torcido o nariz. Porém, muita calma. Apesar de se tratar de duas cores fortes, quando usadas nas tonalidades certas, o vermelho e o rosa se complementam.

Imagem de ambiente interno decorado com elementos em tons rosa

O segredo para essa junção é definir qual das duas será a tonalidade mais forte, e usar a segunda em uma versão mais clara.

Vermelho na decoração: veja como usar

O grande segredo para utilizar tons de vermelho na decoração é inseri-los de forma equilibrada com as outras dentro do cenário. Se sua escolha for um tom muito vivo, procure se apoiar em uma base mais neutra para encontrar harmonia.

Imagem de uma cama de casal decorada elementos laranja e vermelho

Além da tinta, uma forma muito bacana de aproveitar as vantagens dessa cor na decoração é através dos móveis. Pensando na decoração de uma sala de estar, por exemplo, poltronas, tapetes e até mesmo um sofá equilibrados com outras cores são escolhas que vão causar um impacto visual suave e dentro do contexto.

Como usar vermelho na parede?

Na hora de decorar a parede, procure escolher uma única parede de um cômodo que você deseja dar destaque, e de certa forma trazer profundidade. Assim, você valoriza o espaço trazendo o quente do vermelho para perto, sem pesar.

Imagem de um quarto decorado com parede vermelha

Por falarmos de uma opção vibrante, em ambientes pequenos a cautela deve ser um pouco maior. Porém, sabendo aplicar da forma correta ela é perfeita para trazer justamente a profundidade ou destaque necessários para compor um espaço pequeno.

O que a cor vermelha transmite?

Historicamente, remete à guerra e conflito, sendo associada com a cor do fogo, que também carrega o significado de transformação e renovação. Por fim, ainda está associada a sentimentos intensos como desejo, paixão, pecado, e raiva.

Imagem de uma cama de casal com pétalas na cor vermelha

Com tudo, em meio a tantos significados, toda a intensidade e força do vermelho na decoração tem o poder de transmitir as sensações de liberdade, energia e revolução. Sendo uma escolha autêntica e corajosa.

Portanto, busque sempre combinar outras tonalidades que trarão maior sensação de equilíbrio e harmonia.

Imagem de uma sala de estar decorada com elementos em tonalidades rosa

Gostou do conteúdo? Essas foram as nossas dicas de cores que combinam com vermelho e como usá-lo nos ambientes. Para mais dicas e novidades sobre decoração, continue acompanhando as postagens do blog. Aproveite e complemente a leitura com o nosso post que elenca as melhores cores para a parede da sala e encontre inspiração.

Meu Rodapé

Meu Rodapé

Nós, da Meu Rodapé, somos muito mais do que apenas uma fábrica de rodapés, molduras de EVA e acabamentos, somos também um portal de informações dedicado em ajudar e inspirar você, nosso leitor, a transformar seus ambientes favoritos. Tudo isso, por meio de dicas de decoração, tendências e novidades do ramo. Afinal, sabemos que só quem mora em um ambiente realmente confortável – e que seja completamente a sua cara –, vai saber o prazer e aconchego que essas decorações oferecem. E, por mais que muitas pessoas já tenham o hábito de procurar inspirações e trends relacionadas ao famoso DIY (Do It Yourself), aqui você tem centralizado os assuntos que mais se destacam. Bom, e aqui estamos! A Meu Rodapé, por meio deste blog, é um dos principais canais de DIY do Brasil, que já é muito forte nas redes sociais, pois mobilizamos mais de 400 mil pessoas para ver dicas de "faça você mesmo". Enfim, é porque a Meu Rodapé acredita que todo mundo merece viver em um ambiente confortável, que tenha a aura de lar, que nós trazemos tantos atalhos decorativos e todos os conteúdos cuidadosamente produzidos. Mantenha-se atualizado nas tendências e nos clássicos da decoração, e sinta-se preparado para transformar o seu lar, seu ambiente de trabalho e também, a sua forma de aproveitar bons momentos. Aqui, sempre terá um universo infinito de possibilidades.
PrevAnteriorÁrea gourmet: o que é? Como decorar? Inspire-se!
PróximoFormas orgânicas: o que são? Como decorar nesse estilo?Next
Tipos de pisos para casa: conheça as principais opções Cozinha americana ou fechada: entenda as diferenças Decoração de estante: veja o que trazer para complementar Guia paleta de cores: entenda como pode ajudar na decor Casa estilo barroco: 7 elementos essenciais para a decoração
Tipos de pisos para casa: conheça as principais opções
Cozinha americana ou fechada: entenda as diferenças
Decoração de estante: veja o que trazer para complementar
Facebook Instagram Youtube Pinterest

©2021 Blog Meu Rodapé | UI & UX projetada por liveSEO