A decoração feng shui é uma maneira de manter sua casa em harmonia, mas também para manter energias positivas pelo ambiente — além de afastar as negativas.
Se você deseja conhecer mais sobre a técnica, sua origem, como usá-la e os melhores ambientes para colocá-la em prática, continue a leitura e aproveite!
O que é uma decoração feng shui?
Considerado uma verdadeira arte chinesa de origem milenar, o feng shui é uma técnica que visa organizar um ambiente utilizando a manipulação de energias.
Isso quer dizer que ela visa remover toda a negatividade de uma área, estimulando a produção e circulação de boas energias.
Onde surgiu o feng shui?
A origem da decoração feng shui é chinesa, mais especificamente na época da China Imperial. Era considerado um segredo que apenas alguns cientistas e astrônomos tinham conhecimento.
Porém, apesar de sua origem, ela é considerada ilegal na República Popular da China. Outros locais como Hong Kong e Taiwan também seguem a cultura, por isso a utilizam.
Qual é a proposta do feng shui?
A principal proposta do feng shui é manter os ambientes harmônicos, evitando a bagunça e o acúmulo de objetos — principalmente aqueles que estão quebrados ou danificados de certa maneira.
Quando falamos dessa técnica decorativa, precisamos ter em mente que esse é um estilo mais minimalista que preza poucos objetos no ambiente, assim, boas energias conseguem circular com mais efetividade.
Isso acontece, pois os chineses acreditam que, quando temos ambientes com muitos objetos acumulados, as energias não circulam, fazendo com que ela fique estagnada, consequentemente, prejudicando os moradores.
Como usar o feng shui na decoração?
Existem diversas maneiras de inserir o feng shui na decoração e até mesmo na rotina da sua casa, olha só:
Tire os sapatos antes de entrar em casa
No feng shui, acredita-se que, ao entrar em casa, deve-se tirar os sapatos. Dessa forma, é possível desvincular-se dos problemas e tensões que ocorreram durante o dia, além de não trazer sujeira para dentro do ambiente.
Por isso, no feng shui, é normal ter uma sapateira ou local para guardar os sapatos próximos à porta, para que você os tire sempre antes de entrar em casa.
Cuide da iluminação
A iluminação também é um ponto que precisa de muita atenção quando falamos na decoração feng shui.
Se possível, aposte em uma boa iluminação natural! Isso porque, na técnica, acredita-se que o sol é responsável por carregar muita energia positiva, assim sua casa receberá bastante positividade.
Entretanto, se a luz natural não for uma opção, é possível apostar em luzes artificiais para complementar a iluminação dos cômodos.
Saiba como fazer a iluminação perfeita para a sala!
Tenha uma fonte de água
No feng shui, a água em movimento significa fartura e abundância. É por isso que muitos chineses possuem fontes em casa.
O melhor local para colocá-la é próximo à porta de entrada da casa ou em pontos que você deseja que a energia flua melhor. Além de muito bonita, o barulhinho da fonte de água é relaxante e agradável.
Invista em plantas
As plantas também estão muito presentes na decoração, pois elas também conseguem manter as energias em equilíbrio nos ambientes.
Algumas plantas já são conhecidas por esses benefícios, como a Espada de São Jorge e a famosa Comigo Ninguém Pode.
Aproveite para conhecer tudo sobre a decoração sustentável!
Quais cores fazem parte do feng shui?
Como sabemos, as cores podem impactar muito em um ambiente — e no feng shui não é diferente.
Você pode aplicar tonalidades como uma forma de neutralizar, melhorar e até mesmo estimular as energias dos ambientes e das pessoas.
Por isso, algumas delas são mais recomendadas para serem utilizadas. Confira algumas opções de cores interessantes para serem usadas na decoração feng shui!
Amarelo
Por lembrar a cor do ouro, o amarelo traz a representação da riqueza e do poder, mas também está associada com a comunicação, a tolerância e, claro, o sol.
A cor estimula a espontaneidade e alegria, sendo uma ótima escolha para ser usada em escritórios e ambientes de estudos.
Já que falamos sobre um ambiente de aprendizado, o que acha de conferir dicas para montar e decorar uma sala de estudo?
Azul
O azul é relacionado à tranquilidade, paz e a harmonia, pode ser utilizado em salas e quartos infantis.
Por proporcionar mais tranquilidade, esse tom também é muito usado em ambientes hospitalares e consultórios. Isso significa que a tonalidade pode trazer bastante conforto, característica fundamental para o feng shui.
Roxo
O roxo também é uma cor muito utilizada na técnica, ao ser considerada o equilíbrio entre:
Razão e emoção;
Amor e sabedoria;
Mente e espírito.
É uma cor com grande poder espiritual, podendo ser aplicada em acessórios decorativos e também em paredes de, praticamente, todos os ambientes.
Vermelho
Considerada a cor do sucesso, o vermelho é o tom da vitalidade. Isso significa que ela é carregada de muita energia — devendo ser evitada em ambientes de descanso, como o quarto, podendo causar agitação e afetar o sono.
Uma maneira de aproveitar o vermelho é apostando na decoração dos ambientes.
Rosa
A famosa que representa intenções puras, felicidade e amor!
O rosa é sinônimo de alegria e jovialidade, podendo ser aplicada como parte do feng shui em ambientes, como quartos, salas e corredores.
Já que as cores são fundamentais para o feng shui, continue aprendendo sobre as tonalidades com o post paleta de cor na decoração!
Quais cômodos decorar com feng shui?
O feng shui pode ser aplicado em todos os cômodos da casa, proporcionando ótimos benefícios para as energias de todos os ambientes.
Porém, se você quer detalhes dos locais de aplicação, aqui está!
1. Quarto
É o ambiente onde relaxamos o corpo e a mente.
Por isso, o quarto é uma região que precisa fazer parte do feng shui. Dessa forma, é necessário que o quarto esteja sempre bem organizado e limpo, assim as energias conseguem circular adequadamente.
A posição da cama também é importante, ela deve estar longe de janelas e portas, pois podem “sugar” as energias positivas.
Objetos decorativos que ajudem a deixar o ambiente mais aconchegante são sempre bem-vindos. Por isso, aposte em almofadas, cortinas e tapetes, mas nada de excessos.
2. Sala
Na sala, é preciso apostar em móveis confortáveis, que consigam proporcionar um ambiente aconchegante e agradável.
Os móveis arredondados são boas opções, por removerem o conceito de fim, prezando pelos ciclos que fazem parte do feng shui.
Assim como nos quartos, otimize a sala de maneira inteligente, cuidando com a decoração. Plantas e luz natural são ótimas para manter o ambiente arejado e com energias circulando.
Leia também o nosso post sobre sala minimalista! Por lá, comentamos sobre o que é, como montar e as principais vantagens.
3. Escritório
Seja em casa ou não, o escritório também é um ambiente que pode se beneficiar do feng shui. É necessário que a área tenha bastante iluminação e organização para a positividade circular.
Evite deixar mesas de frente para paredes, portas e janelas, isso porque as energias positivas podem sair por esses locais. A mesa de trabalho deve possuir apenas o que será utilizado, evitando acúmulos desnecessários.
4. Banheiro
No feng shui, acredita-se que o banheiro é o local que mais absorve as energias negativas.
Por isso, detalhes importam muito! Por exemplo, é necessário que a tampa do vaso sanitário esteja sempre abaixada e a limpeza sempre em dia, evitando sujeiras.
Outro ponto interessante é manter a porta fechada, assim as energias negativas não conseguem contaminar outros ambientes. Para manter o cômodo em equilíbrio e purificado, algumas plantas podem ajudar!
5. Cozinha
Assim como o banheiro, a cozinha também deve estar sempre limpa, sem louça e sujeira acumulada. Evite deixar louças sujas e guarde-as sempre que não estiver utilizando.
Quer descobrir dicas para realizar uma ótima decoração de cozinha? Você pode visitar o nosso conteúdo sobre o tema!
Viu só quanta coisa está relacionado ao feng shui? Se você gostou da ideia, aproveite as dicas para otimizar o ambiente com sabedoria e harmonia!
E não perca a oportunidade de continuar navegando pelo blog da Meu Rodapé! Por aqui, você fica sabendo das principais trends, além de muitas sugestões de decoração para a sua residência.