Dentre os estilos arquitetônicos que marcaram a história, a arquitetura neoclássica se destaca pelos seus aspectos peculiares que relembram visuais utilizados pelos povos romanos e gregos, principalmente, na decoração dos ambientes e na maneira de se vestir.
Se você já ouviu falar sobre o estilo e quer saber mais sobre sua história e quais são suas características, confira um conteúdo completo sobre os detalhes principais da arquitetura neoclássica e veja dicas de como aplicá-la na decoração da sua casa ou apartamento!
O que é arquitetura neoclássica e como ela surgiu?
A arquitetura neoclássica é um estilo arquitetônico que teve seu auge entre os séculos XVII e XIX.
Dentre suas diversas características, que discutiremos com detalhes mais a frente, ela engloba estruturas menos chamativas, mas sem abrir mão da elegância e da sofisticação dos estilos anteriores.
O movimento surgiu com o neoclassicismo, que emergiu em oposição ao barroco e ao rococó, caracterizados pela alta complexidade de suas produções e visuais rebuscados, cheios de adornos e adereços.
O propósito na época era relembrar os detalhes greco-romanos e uni-los às concepções modernas. Além da arquitetura, essa corrente de pensamento também influenciou mudanças em outras áreas, como pintura, escultura e literatura.
Um dos motivos apontados para a ascensão da arquitetura neoclássica pauta-se na burguesia, que estava tomando espaço entre a monarquia daquela época. Com isso, a independência e a valorização dos indivíduos era fortemente destacada nas criações artísticas.
Dessa maneira, as artes começaram a refletir os interesses burgueses, que, em seus projetos arquitetônicos, visavam os visuais mais clássicos.
Vamos ver com detalhes quais são as características principais desse estilo arquitetônico que marcou a humanidade!
Características da arquitetura neoclássica
Apesar de contar com menos detalhes, a arquitetura neoclássica tinha projetos amplos e elegantes. Veja algumas das características mais marcantes das construções do estilo:
Simplicidade na composição
As formas utilizadas nas criações de arte no neoclassicismo eram simples, visto que o principal foco do estilo era retomar a clareza que rodeava a Roma e a Grécia Antiga.
Portanto, a objetividade estava em pleno desenvolvimento e fazia-se presente na arquitetura das construções do período.
Aproveite para conferir os detalhes da arquitetura minimalista!
Autoridade e poder
Mesmo investindo em formas simples, a grandeza dos projetos arquitetônicos neoclássicos continuavam sendo destaque. As construções que seguiam o estilo eram utilizadas para demonstrar autoridade e poder, reforçado pela magnitude dos espaços construídos
Como dissemos na introdução histórica, a burguesia estava em ascensão e queria demonstrar o seu poder para a sociedade.
Cúpulas e colunas gregas: retorno ao classicismo
Se você continua em dúvida se conhece ou não a arquitetura neoclássica, com essa característica, vai ter certeza se já viu ou não uma construção do estilo!
A arquitetura clássica utilizava cúpulas e colunas. Os tipos mais comuns eram as dóricas, iônicas e coríntias, que se diferenciam pelos seus formatos e detalhes.
A arquitetura neoclássica retomou esses aspectos, inserindo-as em seus feitos arquitetônicos e mesclando-as com o estilo moderno.
Simetria e proporções geométricas
Você pode pegar uma foto de construções neoclássicas, parti-la ao meio, que ambos os lados das imagens serão iguais, incrível, né? Isso acontece porque os artefatos simétricos e geométricos eram extremamente utilizados nos projetos da época.
Contraste com o barroco e o rococó
O exagero de ornamentos e decorações extravagantes, característicos na arquitetura barroca e rococó, perderam força no neoclassicismo. Os projetos se concentram em elementos com funções práticas e funcionais.
Dicas para aplicar a arquitetura neoclássica na decoração
Mesmo que a arquitetura neoclássica tenha como padrão espaços amplos e espaçosos, é possível levar referências do estilo para casas e apartamentos menores. Confira algumas dicas e ideias para aplicar em ambiente novos ou em reformas:
1. Escolha tons neutros
A arquitetura neoclássica aposta em cores neutras e claras como o branco, bege e creme na base, nos móveis e nos objetos de decoração. No caso de usar estampas nos tecidos das cortinas, almofadas e poltronas, opte por desenhos discretos.
Já que estamos falando de cor neutra, a Meu Rodapé tem um conteúdo exclusivo sobre o bege na decoração!
2. Use materiais de qualidade e invista nos detalhes
Com a paleta neutra, devemos investir em materiais que deixem a decoração mais elegante e sofisticada. Escolha alguns objetos em bronze e mármore com o cuidado de não exagerar na quantidade e no tamanho.
Móveis em madeira, sofás em couro, cortinas e tapetes de tecidos nobres, como seda e linho, podem compor uma sala neoclássica.
Os boiseries de EVA são ótimas opções para resplandecer o estilo neoclássico em suas composições arquitetônicas. São molduras decorativas aplicadas na parede que formam um detalhe discreto e elegante. Podem ser pintados da mesma cor da superfície ou de outra cor para se destacarem.
3. Valorize o projeto com a iluminação
Uma boa iluminação destaca os detalhes da decoração e deixa cada espaço mais claro e agradável. Invista em lustres grandes em ambientes mais espaçosos ou com pé direito alto para trazer a referência neoclássica e combine-os com luzes menores no ambiente.
4. Não se esqueça dos acabamentos
Os acabamentos no teto e no chão fazem total diferença em um ambiente, por isso, não podem ser esquecidos no projeto da arquitetura neoclássica. Opte por peças com detalhes arredondados ou retos para complementar a decoração.
Os rodapés de EVA são artigos decorativos que ganham destaque quando o assunto é trazer elegância para a decoração. Se o propósito é relembrar as características greco-romanas, uma ideia é mesclá-los com papéis de paredes de arabescos ou que tenham a cor bege.
Para a área superior, o roda teto de EVA é um item que lembra a sofisticação e agrega visualmente quando utilizado com outros objetos do mesmo estilo. São escolhas perfeitas para quem deseja valorizar os detalhes.
Que tal se inspirar na arquitetura neoclássica para decorar algum cantinho aí na sua casa? Aqui no blog da Meu Rodapé, você encontra sempre diversas dicas e ideias para deixar o seu cantinho mais bonito e decorado, continue nos acompanhando!