A arquitetura barroca é resultado de um movimento histórico social chamado contrarreforma. Essa corrente de pensamento, instaurada no período entre 1545 a 1648, visava o divino como superiores à ação humana, condicionando o modo de vida e cultura da época.
O barroco se tornou um dos movimentos artísticos mais importantes do século XVI e XVII, com características que prezam pelo jogo simbólico de luz e sombras, extravagância e apelo cristão. Na arquitetura, não seria diferente — e o post de hoje é exatamente sobre isso!
Vem entender tudo sobre esse estilo arquitetônico, como surgiu, influência no Brasil e no mundo, características e principais nomes do movimento. Role a página e veja o guia fundamental que o Meu Rodapé preparou para você.
O que é a arquitetura barroca?
A arquitetura barroca é um movimento artístico, cultural e social fruto da contrarreforma — reação da igreja católica ao avanço do protestantismo no mundo.
A palavra “barroco” significa “pérola irregular, imperfeita” e, quando pensamos sob o olhar artístico, demonstra exatamente isso: o ser humano em suas imperfeições transportado para o ato da cena, como sujeito que participa da ação. Por exemplo, as obras de Aleijadinho retratam uma série de cenas cristãs envolvendo pessoas comuns.
Na parte estética, há o prevalecimento do exagero, com cores, formas e adereços rebuscados, muitos deles elaborados em ouro e pedras preciosas.
Como surgiu a arquitetura barroca?
O surgimento da arquitetura barroca aconteceu na Itália entre os séculos XVI e XVIII, como um dos movimentos da Igreja Católica.
Entre os principais impactos do movimento está a arquitetura que trouxe uma nova maneira de realizar e consumir arte. Como o Renascimento era uma grande influência da época, o barroco se inspirou no período, mas trazendo uma nova estética às obras e aos monumentos.
Já que estamos falando sobre um estilo antigo, o que acha de conhecer também a arquitetura clássica?
Arquitetura barroca brasileira
No Brasil, a arquitetura barroca demorou um pouco para chegar, aconteceu apenas no século XVIII — continuando até, aproximadamente, o começo do século seguinte.
Assim como o modelo europeu, a arquitetura barroca brasileira também foi impactada pela religião. Isso significa que a grande maioria das obras estão relacionadas à exaltação da fé, especialmente a católica.
O “Século do Ouro”, época famosa pela exploração de recursos no estado de Minas Gerais, colaborou muito com a arquitetura barroca. Em algumas cidades como Ouro Preto e Mariana, é possível identificar, até hoje, os traços do estilo.
Além de Minas Gerais, algumas cidades também foram contempladas com a grandeza da arquitetura barroca, como Salvador e Rio de Janeiro.
Quais as principais características da arquitetura barroca?
Assim como todo estilo arquitetônico, o barroco possui algumas características que se sobressaem a outros modelos. Além da questão religiosa, podemos elencar como essencial ao barroco:
1. Exaltação da religião
Como o barroco surgiu em um período onde a igreja católica era muito relevante, podemos dizer que o estilo está diretamente relacionado à fé.
Portanto, é extremamente comum encontrar esculturas, pinturas e outras artes que buscam dar forma a elementos divinos.
2. Espaços e formas ovais
Para trazer o conceito de centralização, o barraco aposta muito em formas ovais, tanto para espaços maiores quanto para ambientes menores.
Como o barroco é muito replicado em igrejas, a criação de um ambiente circular ajuda a promover uma sensação de acolhimento.
3. Detalhes realistas
Para ajudar o cristão a ter um contato mais próximo com as figuras religiosas, o barroco tenta ao máximo representá-las com detalhes.
Acredita-se que quanto mais realista, melhor será a receptividade de quem percebe o estilo. Assim, o barroco é riquíssimo em detalhes e elementos que conhecemos muito bem, como o ouro — ou até mesmo a representação dele com o dourado.
4. Movimento
Com o intuito de possibilitar uma sensação de movimento, o barroco utiliza linhas curvas — até mesmo espirais. O exemplo perfeito é a Igreja de São Carlos nas Quatro Fontes, desenhada por Francesco Borromini.
Na fachada da obra, é possível ver nitidamente a brincadeira do arquiteto com as linhas. Então, o barroco também aposta em formas inovadoras.
5. Teatralidade
Com o intuito de ajudar os cristãos a “aprimorar” a sua espiritualidade, o barroco aposta também em uma questão teatral.
Para isso, os artistas barrocos vão além da arquitetura, apostando também em esculturas e pinturas que ajudem os fiéis a ter uma sensação de proximidade com o espiritual.
Já que as igrejas entraram no assunto, é o momento certo para conhecer também os detalhes da arquitetura gótica!
5 nomes da arquitetura barroca que você precisa conhecer
Francesco Borromini
Um dos principais arquitetos barrocos, Francesco Borromini foi a mente por trás da belíssima San Carlo alle Quattro Fontane, que mencionamos anteriormente devido à sensação de movimento da obra — e justamente a brincadeira com a geometria das obras fez com que Borromini tivesse destaque na época.
François Mansart
Um perfeccionista de mão-cheia, François Mansart é considerado o introdutor do barroco na França.
Entre seus trabalhos notáveis, podemos elencar o Château de Maisons-Laffitte, um castelo magnífico repleto de detalhes e características relacionadas ao barroco.
Jules Hardouin-Mansart
Sobrinho-neto de François, Jules também escreveu seu nome na história como um dos maiores arquitetos do estilo.
Entre suas principais obras estão: Palácio de Versalhes, Place Vendôme, Castelo de Chambord e diversos outros projetos que surgiram no fim do século XVII.
Claude Perrault
Arquiteto e médico, Claude Perrault faz parte da lista dos principais profissionais barrocos — especialmente por ter sido o responsável pela ala leste do Louvre.
Antônio Francisco de Lisboa
Conhecido popularmente como Aleijadinho, o arquiteto, que também era escultor e entalhador, é o principal nome do barroco no Brasil.
Apesar de ser conhecido pelas suas esculturas, como arquiteto Aleijadinho possui duas fachadas de igrejas relacionadas ao seu nome, sendo elas: Nossa Senhora do Carmo, em Sabará, e São Francisco de Assis, em Ouro Preto.
O que achou da arquitetura barroca? Os detalhes são encantadores, não é mesmo?! Se você quiser continuar aprendendo sobre o assunto, o blog do Meu Rodapé está com um conteúdo incrível, não deixe de conferir!