Pular para o conteúdo
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Menu
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Pesquisar

Arquitetura escandinava: definição e 5 conceitos principais

  • Tendencias
  • 04/09/2023
  • Meu Rodapé

Download em formato PDF: 

Download PDF

O estilo arquitetônico escandinavo, apesar de ter se originado em uma região europeia de geografia muito específica, é um dos modelos de aplicação mais práticos, versáteis e eficientes de todos.

E mesmo com o contexto de criação sendo bem diferente do que se encontra na maior parte dos climas e recursos brasileiros, fato é que a resiliência escandinava ganhou seu espaço por aqui e se tornou uma alternativa viável tanto para a estrutura, quanto para a estética.

Para conhecer melhor essa alternativa e todos os benefícios que ela pode trazer para você, siga lendo esse post do Blog Meu Rodapé e entenda a melhor forma de aplicar o conceito na sua casa. Boa leitura!

Indíce

  • O que é o estilo escandinavo?
  • Detalhes que fazem parte da arquitetura escandinava
    • 1. Valorização de elementos naturais
    • 2. Foco na simplicidade e praticidade
    • 3. Preferência por cores mais claras
    • 4. Mescla entre pontos clássicos e modernos
    • 5. Estruturação e organização simples de ambientes

O que é o estilo escandinavo?

A arquitetura escandinava foi criada, como o nome sugere, na Escandinávia — região ao norte da Europa composta pela Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia — ganhando destaque internacional no decorrer do século XX.

Assim como as características geográficas dos países em questão também denotam, este estilo arquitetônico clássico foi criado no contexto de resistência e ambientação ao frio intenso, o que exige que o lar se torne não só um abrigo aconchegante, como também um ambiente prático que aproveite da melhor maneira possível os recursos e espaços disponíveis.

mapa da europa

Isso faz com que a linha seguida valorize a simplicidade dos itens, as formas envolvidas e os elementos nacionais como um todo, apostando na descrição do essencial, o que oferece um resultado minimalista e muito requintado aos ambientes.

Detalhes que fazem parte da arquitetura escandinava

Com todos esses conceitos em mente, confira mais detalhes sobre as principais características da arquitetura escandinava:

1. Valorização de elementos naturais

Considerando as dificuldades extremas que os povos nórdicos enfrentavam para garantir matérias-primas para a construção de suas casas, um dos elementos mais característicos da arquitetura escandinava é a valorização de materiais tradicionais, como o couro e, principalmente, a madeira.

Outro aspecto natural extremamente considerado na estruturação da casa, posicionamento de janelas, materiais utilizados e afins é a valorização da luz natural.

Isso porque em muitos períodos do ano, trata-se de um recurso escasso ao considerarmos o tempo nublado ou a baixa luminosidade, o que fez com que os escandinavos valorizassem seu uso ao máximo.

Conceitos naturais também são valorizados na arquitetura tropical. Confira o que você pode absorver também dessa vertente!

cadeira de madeira ao lado de um buffet com plantas e livros

2. Foco na simplicidade e praticidade

Seguindo a linha de raciocínio de valorização destes recursos simples, mas cruciais, a arquitetura nórdica preconiza estruturas com linhas retas simples, com elementos funcionais que reúnam características de conforto e praticidade de uso, visando otimizar o aproveitamento dos objetos.

Isso faz com que, muitas vezes, os móveis e decorações incluídos nessa arquitetura sejam classificados como funcionais ao reforçarem o lar esteticamente e oferecerem uma ou mais utilidades para o dia-a-dia.

Dessa forma, a cultura do “menos é mais” também se aplica por aqui, o que ajuda a dar um tom elegante ao ambiente enquanto evita exageros no minimalismo.

mesa de centro elaborada em palet com rodinhas

3. Preferência por cores mais claras

A proposta do estilo nórdico de arquitetura estabelece preferências por paletas de cores mais claras, que acompanha a discrição nítida na estrutura física priorizada e, ainda mais, auxilia na valorização da luz natural.

Por isso, é comum ver as paletas de branco, bege, verdes e azuis-claros como protagonistas no conceito, com cores mais vivas aparecendo em detalhes decorativos.

Essa tendência se aplica aos materiais utilizados nos móveis, pisos e itens de decoração ao dar preferência às madeiras e fibras naturais de cores mais claras — sejam elas pintadas ou naturais — e que, simultaneamente, oferecem boa resistência, como a laca branca, o pinho e o carvalho.

sofa cinza encostado em uma parede branca e ao lado uma mesinha lateral com almofadas em cores claras

4. Mescla entre pontos clássicos e modernos

A busca por itens de qualidade, duradouros e cada vez mais eficientes torna a arquitetura escandinava um conceito que, naturalmente, reúne aspectos concebidos como mais contemporâneos junto a verdadeiros clássicos da engenharia ou do ramo da decoração.

É comum, portanto, ver cômodas modernas que contam com cachepôs e demais ornamentos de pegada mais tradicional, ou mesmo o oposto, com duradouros armários de madeira ornamentados por itens multifuncionais de design moderno.

sala de estar com mesa de centro de madeira, sofá cinza com almofadas verdes e ao fundo mesa com plantas

5. Estruturação e organização simples de ambientes

A madeira é vista como o material de principal destaque no contexto. Entretanto, com o passar dos anos, é possível encontrar a simplicidade priorizada em materiais de construção mais modernos, como os tijolos e o cimento.

A rusticidade visual proposta pelos dois elementos em questão são muito bem-vindas pela arquitetura escandinava, tanto por conta das texturas propostas quanto pelos tons terrosos e acinzentados, como também pode ocorrer na arquitetura brutalista.

Outro aspecto em que a exploração destes materiais no ambiente pode servir é na delimitação de espaços abertos, onde o uso destes elementos, da madeira e de similares pode ajudar a organizar visualmente os espaços que apresentam diferentes usos.

mesa de jantar redonda com plantas, armários de madeira ao redor

Agora você tem à disposição as principais informações e características da arquitetura escandinava para aplicar no ambiente desejado! Fique à vontade para retomar o post sempre que quiser conferir alguma coisa e caprichar no planejamento que abordará um dos estilos mais práticos, elegantes e eficientes do planeta!

Siga explorando as escolas de arquiteturas europeias, mas dessa vez recolhendo referências de climas mais amenos: a arquitetura mediterrânea te espera para inspirar lares e ambientes de trabalho com inspirações espanholas, gregas, italianas e de outros lindos países!

Meu Rodapé

Meu Rodapé

Nós, da Meu Rodapé, somos muito mais do que apenas uma fábrica de rodapés, molduras de EVA e acabamentos, somos também um portal de informações dedicado em ajudar e inspirar você, nosso leitor, a transformar seus ambientes favoritos. Tudo isso, por meio de dicas de decoração, tendências e novidades do ramo.Afinal, sabemos que só quem mora em um ambiente realmente confortável – e que seja completamente a sua cara –, vai saber o prazer e aconchego que essas decorações oferecem. E, por mais que muitas pessoas já tenham o hábito de procurar inspirações e trends relacionadas ao famoso DIY (Do It Yourself), aqui você tem centralizado os assuntos que mais se destacam.Bom, e aqui estamos! A Meu Rodapé, por meio deste blog, é um dos principais canais de DIY do Brasil, que já é muito forte nas redes sociais, pois mobilizamos mais de 400 mil pessoas para ver dicas de "faça você mesmo".Enfim, é porque a Meu Rodapé acredita que todo mundo merece viver em um ambiente confortável, que tenha a aura de lar, que nós trazemos tantos atalhos decorativos e todos os conteúdos cuidadosamente produzidos.Mantenha-se atualizado nas tendências e nos clássicos da decoração, e sinta-se preparado para transformar o seu lar, seu ambiente de trabalho e também, a sua forma de aproveitar bons momentos. Aqui, sempre terá um universo infinito de possibilidades.
PrevAnteriorArquitetura neoclássica: elementos e características
PróximoPainel ripado no teto: veja como agregar beleza ao ambienteNext
Roda teto: como aplicar e transformar o visual do seu ambiente Como usar cores neutras para valorizar painéis ripados, rodapés e boiseries Quais rodapés usar com piso vinílico: altura, cor e material ideais Erros comuns ao calcular metro quadrado: evite desperdícios em obras e reformas Rodapé de poliestireno ou MDF? Entenda as diferenças e vantagens
Roda teto: como aplicar e transformar o visual do seu ambiente
Como usar cores neutras para valorizar painéis ripados, rodapés e boiseries
Quais rodapés usar com piso vinílico: altura, cor e material ideais
Facebook Instagram Youtube Pinterest

©2021 Blog Meu Rodapé | UI & UX projetada por liveSEO