Reunir-se em volta da mesa com quem amamos, não tem preço, não é mesmo? Esse tipo de evento ganha uma aura ainda mais especial quando ocorre no Natal!
O jantar e as comemorações são momentos aguardados por todos, ideais para enfeitar a casa com o espírito natalino, se reunir com amigos e familiares para passar bons momentos e trocar presentes.
Mas você já sabe como montar a ceia de Natal deste ano? Nós, da Meu Rodapé, estamos aqui para te ajudar nessa tarefa! Preparamos um post completo com 9 dicas para você montar uma ceia natalina completa.
Por aqui você vai conferir desde ideias de cardápio e sugestões de planejamento até inspirações para a decoração da mesa. Então, não perca tempo: veja 9 dicas para preparar a ceia e surpreender todos os seus convidados!
Veja como montar uma ceia de Natal inesquecível!
Para montar uma ceia de Natal especial para você e para aqueles que ama, é importante pensar em todos os detalhes quanto ao visual e conforto da casa, além, é claro, de preparar aquele cardápio delicioso.
Pode parecer um desafio muito grande, mas fato é que com a devida organização, a tarefa se torna não somente possível, quanto muito agradável de se fazer para agradar familiares e amigos.
Siga essas dicas para garantir que sua ceia será um sucesso desde o início!
1. Calcule o número de convidados
Antes ainda de sair às compras e decidir o cardápio, calcule o número de convidados que farão parte da sua ceia de Natal e faça uma lista. Conte o número de adultos, crianças — e não se esqueça dos agregados!
Tenha a lista em mãos na hora de comprar os itens para a ceia. Além de indicar a quantidade de comida que será necessário, o número de convidados também determina a quantidade de pratos, talheres, cadeiras, copos e a disposição da mesa.
2. Comece planejando
Para evitar correria e imprevistos de última hora, comece planejando o quanto antes. Para fazer as compras de final de ano com calma, garantindo que não faltará nenhum detalhe, recomendamos que você coloque no papel tudo que deve ser adquirido, indo da decoração, aos alimentos e até algum novo móvel que possa ser utilizado para dispor os pratos de maneira elegante e organizada.
Já fica a dica, também, de pesquisar o quanto for possível pelo melhor preço para aproveitar ao máximo o que as tradicionais promoções de Natal oferecem no comércio!
3. Decida o cardápio
O jantar é o grande momento da ceia e, apesar de o peru de Natal ser o clássico, cada família pode decidir pelo cardápio que preferir. Está sem ideias e quer inovar este ano ou quer reforçar o tradicional cardápio da sua família?
Então confira as nossas sugestões a seguir:
Sugestão de cardápio para a ceia de Natal
Além das principais refeições, sua ceia de Natal pode contar com aperitivos que podem ser apreciados enquanto vocês aguardam a meia-noite (caso você e a sua família siga essa tradição natalina).
Veja dicas do que você pode servir!
Aperitivos para a ceia de Natal
Bolinho de bacalhau;
Tábua de frios, com: queijos, salame, presuntos;
Espetinho de tomatinho cereja e muçarela de búfala;
Dadinhos de tapioca;
Croquete de queijo;
Carpaccios;
Bruschettas.
Já entrando na ceia de fato, é possível elaborar um cardápio completo, com entradas e pratos principais.
É normal que em muitos casos tudo seja servido junto, mas além da divisão com entradas deixar tudo mais organizado, torna-se possível desfrutar melhor de cada uma das opções, que pode ser:
Entradas para a ceia
Salada verde mista com frutas;
Salpicão;
Barquetes recheados com patê;
Legumes assados;
Salada de lentilhas;
Maionese.
Pratos principais para a ceia
Aves de Natal assadas;
Bacalhau;
Arroz à grega;
Lombo suíno assado;
Farofa temperada;
Assados de quinoa e lentilha;
Seitan assado.
Aqui, é interessante atentar-se às restrições e preferências alimentares — vegetarianos, veganos, celíacos, intolerantes à lactose, por exemplo — para que todos se sintam bem-vindos na ceia.
Por mais que parte dos pratos tradicionais já atendam essas demandas, é importante preparar mais opções do gênero caso tenha um convidado com essas e outras especificações alimentares.
4. Não se esqueça da sobremesa
Às vezes nos preocupamos tanto com o prato principal que acabamos esquecendo da sobremesa. Mas elas são tão marcantes quanto os pratos salgados no Natal, fechando a refeição com chave de ouro.
E dentro das possibilidades de doces deliciosos para se servir no Natal, é possível ir desde verdadeiros clássicos — como
Pavês;
Pudins;
Mousses de diversos sabores;
Biscoitinhos de gengibre;
gelatinas coloridas.
Pode ter até novidades estrangeiras que já garantiram seu espaço nas mesas brasileiras e tem tudo a ver com o período natalino, como o Brownie com sorvete e a torta Banoffe. Opções não faltam!
5. Lembre-se das bebidas
Para a ceia de Natal, você pode preparar drinks especiais (com e sem álcool). As sodas italianas são uma ótima pedida e super fáceis de fazer.
Se a sua família gosta de comemorar com bebidas alcoólicas, você pode servir vinhos, espumantes, caipirinhas e cervejas. Já para quem prefere festejar sem álcool, que tal sucos naturais de frutas e cidras?
Mas há ainda a clássica bebida do Natal: a gemada! Essa mistura simples de leite, ovo, açúcar e canela (se for do seu gosto) vai muito bem para fechar a noite do dia 24 ou para abrir o café do dia 25 com muito sabor!
6. Comece os preparativos cedo
Apesar da ceia de Natal tradicional acontecer apenas meia-noite, é preciso começar os preparativos na cozinha logo cedo.
Lembre-se que as aves como o peru e o chester demoram horas para assar. Aqui, a dica é deixar os alimentos semi-preparados e, já no final da tarde, colocar as carnes no forno.
Para sobremesas que também precisam de resfriamento para chegarem no ponto certo, também vale a ideia de preparar tudo cedinho, dando o tempo necessário para que pavês, pudins e afins cheguem no ponto.
7. Monte a mesa de Natal
De nada adianta preparar uma ceia belíssima se a mesa não estiver arrumada. Para facilitar, você pode decidir uma temática para o seu Natal. Por exemplo, dispor vários elementos em tons de vermelho e dourado na mesa.
Para te ajudar, montamos um passo a passo para você montar a mesa para a ceia:
Comece pela toalha de mesa. Se possível, opte por um modelo branco ou nas cores natalinas (verde e vermelho);
Invista em um caminho de mesa para dar ainda mais destaque para os alimentos;
Se você tiver, posicione os jogos americanos e os sousplats;
Disponha os pratos, talheres, copos e taças;
Reserve um espaço no centro para colocar os pratos principais da ceia;
Se quiser adicionar um toque de sofisticação, invista em enfeites natalinos, como: mini-árvores, pinhas e velas para decorar;
Complemente com guardanapos de tecido ou temáticos!
8. Chame os familiares para ajudar
Você não precisa dar conta de tudo sozinho! Chame os seus familiares para te ajudar e distribua as tarefas para ninguém ficar sobrecarregado.
Por exemplo, enquanto alguém prepara o jantar, outra pessoa pode arrumar a mesa. Quem cozinha, não lava a louça e assim por diante!
A ceia de Natal é uma celebração em conjunto. Por que não, então, fazer com que esse momento super especial seja feito por todos?
9. Não se esqueça dos preparativos além do jantar
Além do jantar, atente-se a outros detalhes como: organização da casa, decoração de Natal dos ambientes, espaço disponível para todos ficarem confortáveis na sala de estar e jantar, entre outros. Crie o ambiente certo para que todos se sintam à vontade e desfrutem da magia do Natal!
Com essas dicas, você deixará todos os seus familiares encantados! Então, não perca tempo! Vá fazer a sua lista de convidados e boas festas!
Continue acompanhando o blog do Meu Rodapé para as melhores dicas de decoração e instalação!
Até o próximo post!