Dezembro traz uma das datas mais especiais do calendário: o Natal! É tempo de comemorações, reuniões entre amigos e de confraternizar com os familiares. E para se preparar para tantos momentos especiais, nada melhor do que preparar sua casa com uma decoração temática, não é mesmo?
Se você gosta de inovar a cada ano, mas dessa vez está em dúvidas do que fazer, preparamos o conteúdo para te ajudar! A seguir, confira ideias de decoração de Natal simples e criativas para deixar a casa mais bonita e aconchegante!
Vamos lá?
8 Dicas para começar a planejar a decoração de Natal
Com planejamento e um pouco de criatividade, é possível transformar os cômodos da sua casa em ambientes mágicos para o Natal! Confira dicas para deixar o clima natalino invadir o seu lar!
1. Escolha o estilo de decoração
Escolher o estilo que mais gosta é o primeiro passo para começar a planejar sua decoração de Natal. Ela pode explorar tons mais neutros, coloridos e o clássico vermelho e o dourado.
Além disso, também é hora de selecionar quais enfeites farão parte da sua casa nesse período.
- Se você gosta de celebrar o Natal religioso, objetos como velas, mini estatuetas de anjos e presépios não podem faltar.
Agora se você deseja seguir uma decoração contemporânea e quer manter esse estilo no Natal, opte por elementos em tons neutros. Por exemplo, que tal uma árvore de Natal branca decorada com enfeites em tons prateados? É super elegante!
- Já para decorações no estilo rústico, você pode investir em peças de madeira, guirlandas com galhos naturais e, claro: nos tons clássicos verde e vermelho!
2. Comece pela árvore de Natal
Entre os elementos que não podem faltar na sua decoração de Natal está a árvore! O pinheiro verde recebe bolas, luzes, fitas e outros enfeites natalinos que dão o colorido especial.
Ela é um dos principais símbolos da data que representa renovação, esperança, vida e conexão com a natureza.
Se você não conta com muito espaço em casa, pode investir em tamanho pequenos e até nas minis para colocar em uma mesa lateral, na prateleira ou no rack da sala. Fica um charme!
Além dos modelos tradicionais, você pode colocar a mão na massa e criar uma árvore de Natal diferenciada. Uma dica é usar luzes ou festões para desenhar uma silhueta do pinheiro na parede.
3. Não se esqueça da guirlanda
A guirlanda na porta principal da casa é um convite ao Natal! Ela deve seguir a paleta e o estilo de decoração escolhido para casa. A decoração também pode ser pendurada em paredes, no portão, na área de lazer e até no banheiro.
Existem diversas opções de guirlandas para comprar pronta, mas se você tiver um tempinho livre e um pouco de habilidade, não tem nada mais especial que montar a sua personalizada.
Veja um passo a passo:
- Separe o material: você precisará de um aro circular (pode ser metal, de papelão ou outro material que você tenha aí na sua casa), um festão, cola quente e enfeites diversos;
- Comece formando a base: cole o festão em volta do aro circular utilizando a cola quente;
- Adicione os enfeites: vá encaixando os enfeites entre o festão e prenda-os com linha transparente ou com a cola quente. Você pode usar bolas pequenas de Natal, pinhas e laços.
- Pendure onde desejar: após chegar em um resultado que te agrade, pendure sua guirlanda em um local especial da casa.
4. Realce a decoração com as luzinhas
Ao lado do vermelho e do dourado do Natal, não podem faltar as luzes! É ela que vai valorizar a decoração e garantir que o ambiente fique com aquele clima especial. Você pode combinar luzes de diversos tipos como pisca-pisca, coloridas, em tons quentes.
As luzes podem ser usadas para abrilhantar a árvore de Natal, para compor a decoração da mesa e também podem ser penduradas nas paredes externas da casa. Há diversas maneiras de usá-las, use a sua imaginação!
5. Invista em velas
Mesmo com as luzinhas de Natal, combine algumas velas na decoração da casa. Ela tem um significado muito especial, além disso, elas trazem uma sensação de aconchego nos espaços.
Você pode decorar a mesa da ceia com as velas, colocá-las na bancada do banheiro ou da cozinha. Se tiver animais ou crianças em casa, você pode usar lanternas com velas artificiais em LED para evitar acidentes e dar um charme na decoração.
6. Utilize cores e estampas na decoração
Para ambientar a casa para o clima natalino, considere incluir as cores principais vermelho e dourado nas almofadas, nos tapetes, toalhas e em utensílios de uso diário.
Você pode usar também estampas com desenhos natalinos. Só tome cuidado para não exagerar! Mescle tecidos estampados com opções neutras e claras para chegar em um equilíbrio e não sobrecarregar o ambiente visualmente.
7. Explore a versatilidade das bolinhas de Natal
As bolinhas são enfeites clássicos do Natal! Além de poderem ser penduradas na árvore e nas guirlandas, você pode pendurá-las em diversos pontos da casa e até mesmo fazer arranjos colocando-as em vasos de vidro com diferentes alturas.
Invista em bolas de tamanhos e acabamentos diferentes como as com superfície metalizadas, brilhante ou transparentes com luzinhas. Você pode combinar duas ou mais cores conforme a paleta de cores que escolheu para a decoração.
Para uma decoração natalina elegante e glamourosa, priorize as bolinhas em tons de prata e dourado. Já para um Natal mágico e cheio de cor, aposte em bolinhas vermelhas, verdes, azuis e outras.
8. Aposte em peças DIY
Adora enfeitar a casa para o Natal, mas não está podendo gastar muito? Sem problemas! Há diversas inspirações natalinas DIY (Faça Você Mesmo) que saem por um preço acessível e são super divertidas de fazer!
Além da guirlanda que já te demos a dica, você pode reunir a família e as crianças e confeccionar enfeites de feltro, de EVA, peças em crochê, estrelas em papel e customizar a decoração do jeito que quiser.
Com essas ideias de decoração de Natal ficou fácil organizar a casa para a data, não é mesmo? Continue acompanhando o blog da Meu Rodapé para conferir mais conteúdos sobre decoração!