Quando queremos mudar por completo o visual interno ou externo de uma casa, aplicar uma nova pintura nas paredes se torna uma saída interessante para renovar os ares.
Mas fato é que, muitas vezes, essa mudança não é suficiente, com o uso de texturas de parede oferecendo mais uma possibilidade de renovação e reforço estético na estrutura.
Para te ajudar a fazer a melhor escolha possível de textura de parede para sua casa, o blog da Meu Rodapé te apresenta as vantagens de uso dessas técnicas e as 9 texturas mais famosas para você aplicar nas paredes e transformar ambientes de maneira única.
Boa leitura!
O que é a textura de parede?
A textura de parede é, no fim das contas, uma camada aplicada sobre a parede que, por meio de diversas técnicas, pode ser manipulada para adicionar um novo efeito estético à estrutura.
Essa alternativa pode ser feita com as próprias espátulas de construção, pincéis, esponjas e até mesmo o atrito com pedras menores. Tudo o que puder oferecer um visual e um toque diferenciado à parede que antes era plana e sem detalhes.
Quais as vantagens ao aplicar uma textura na parede?
O primeiro benefício que a textura de parede traz é, com certeza, quanto à renovação do visual da casa. Uma superfície que antes só apresentaria cores ou serviria de apoio para pendurar quadros poderá, a partir da texturização, adicionar mais uma informação estética à decoração do seu lar.
Outro aspecto de destaque, ainda no campo estético, é que mesmo com os principais tipos de textura de parede já sendo amplamente utilizados, cada aplicação é única, dando origem a formas e padrões que não se repetirão em nenhum outro lugar.
Por fim, mas definitivamente não menos importante, essa técnica oferece aos muros internos e externos mais uma camada de proteção, que ao depender da massa utilizada, pode se tornar também impermeável.
Confira as 9 principais texturas de parede
Conheça agora os detalhes dos 9 tipos de texturas de parede que podem ser utilizados para dar vida nova à sua casa!
Apesar da recomendação de sempre contar com um profissional especializado para a melhor execução possível desse processo, fato é que essas são alternativas simples e sem riscos para reforçar a estética do seu lar.
1. Chapiscado
O chapiscado é uma das mais conhecidas alternativas para texturizar paredes, proporcionando um efeito uma superfície irregular, que se assemelha ao visual de uma fachada de pedras.
Vale ressaltar que o chapiscado já pode ser uma alternativa interessante para não precisar rebocar o muro, com esse efeito sendo aplicado ainda durante a obra para se obter o melhor resultado possível.
2. Riscado
Proporcionar o efeito riscado nas paredes já é uma alternativa mais possível e comum de se utilizar mesmo para paredes internas.
Outro aspecto que indica a praticidade do processo é que essa textura pode ser feita por qualquer um — apesar da preferência por um profissional para se obter o melhor resultado possível.
Movimentos verticais lentos, mas precisos e firmes proporcionam essa textura de parede capaz de dar nova vida ao cômodo e muito indicado para combinar com diversas decorações!
3. Ranhura
No caso das ranhuras, a texturização é mais padronizada, podendo apresentar diversos tipos de formas a serem trabalhadas em conjunto, formando verdadeiros mosaicos.
Os formatos mais explorados tradicionalmente nessa técnica são os semicírculos, que juntos proporcionam um visual que remete às ondas do mar — estética que cabe muito bem desde ambientes externos próximos à piscina, até mesmo junto à decoração de quartos com estética mais praiana.
4. Quadriculado
Essa técnica é muito similar à já mencionada ranhura. Entretanto, o padrão criado explora, especificamente, a criação de quadriculados por toda a parede.
Você pode pedir para o profissional fazer quadriculados em menores e mais discretos ou maiores, feito em marcações mais profundas na massa. É muita liberdade para você explorar essa textura em paredes e muros, podendo criar um padrão único para sua casa!
5. Cimento queimado
A elaboração de paredes em cimento queimado vem ganhando cada vez mais espaço na decoração moderna, sobretudo quando utilizada junto às decorações industriais.
Apesar do resultado apresentar uma textura menos “forte”, fato é que o resultado é vital para proporcionar o realce ao cinza característico da parede com cimento queimado.
Resultante da mistura de água, cimento e areia, esse é um dos casos em que se torna necessária a ajuda de um profissional para que o trabalho seja o mais bem feito possível.
O resultado, aliás, torna-se um excelente plano de fundo para composições com quadros em cores que contrastam com o cinza-escuro, como o branco.
Confira os rodapés brancos de EVA da Meu Rodapé para garantir um contraste elegante e o acabamento ideal para as paredes em cimento queimado!
6. Grafiato
O grafiato é uma das texturas de paredes mais utilizadas e não é à toa!
O resultado de uma aplicação bem-feita proporciona um efeito visual único com as ranhuras, além de criar uma camada de proteção contra umidade e altas temperaturas.
As marcas são feitas com uma massa específica para grafiato, que propicia o efeito com seus polímeros acrílicos e cargas minerais contidas na mistura.
7. Esponjado
O nome já entrega que essa técnica trata-se de uma alternativa também delicada, que oferece uma textura mais suave no toque, mas com muito impacto visual — proporcionando um efeito “esfumaçado”, muito utilizado em pinturas e demais trabalhos manuais artísticos.
A textura esponjada é belíssima e combina muito bem em paredes únicas! Então, se você não pretende realizar texturas em um cômodo inteiro, ela é uma ótima opção!
8. Marmorato
Trata-se de mais uma alternativa de maior impacto estético do que propriamente físico, sendo indicado para uso em paredes internas — sobretudo de salas.
A ideia é emular o visual do mármore e utilizá-lo como plano de fundo para destacar decorações com cores mais claras e vivas.
Ele é feito com uma massa especial aplicada sobre a parede, já ficando também a dica para finalizar o serviço com a aplicação de uma camada de verniz para dar aquele brilho característico do mármore também à parede!
9. Pátina
O uso da técnica de pátina para textura de paredes ajudam a dar um aspecto rústico à parede, com manchas feitas para remeter ao aspecto envelhecido, mas de maneira controlada — combinando muito bem, aliás, com decorações clássicas e diversos tipos de quadros.
Agora você conhece os principais tipos de textura de parede para você explorar, seja pensando em caprichar nas paredes de fora de casa ou nas estruturas internas, trazendo mais um detalhe estético interessante para salas, quartos, cozinhas e escritórios.
Aproveite para aprender mais sobre as possibilidades que os boiseries te proporcionam, adicionando ainda mais estilo às paredes da sua casa.
Até o próximo post!