Na hora de escolher as cores de um ambiente, muita gente esquece que podemos ousar também na textura das paredes.
Dentre as opções disponíveis, o grafiato se destaca por ser uma opção charmosa que pode ser usada tanto no interior quanto no exterior de casas e apartamentos.
Além de ter uma presença visual interessante, essa textura também é uma ótima opção de acabamento, visto que é resistente a rachaduras, as intempéries do tempo e ainda disfarça imperfeições das paredes.
Disponível em diferentes cores e modelos, o grafiato é super fácil de aplicar e pode ser usado em novas construções ou em reformas.
Hoje, a Meu Rodapé trouxe algumas características deste tipo de textura e dicas de aplicação, confira!
O que é grafiato?
Grafiato é um tipo de textura de parede muito utilizado no acabamento de casas e apartamentos.
É composto por uma mistura grossa de cal, cimento, água e aditivos especiais que formam uma camada espessa na parede onde é possível trabalhar diferentes ranhuras e relevos mais delicados ou rústicos.
É uma técnica muito utilizada em áreas externas, como fachadas e muros. Mas também pode ser utilizado em ambientes internos com moderação, como recurso decorativo para destacar uma parede ou meia parede com um belo quadro na sala de estar, jantar ou escritório.
Quais são as vantagens do grafiato?
O grafiato é um acabamento muito utilizado em projetos novos e reformas devido às suas diversas vantagens, olha só tudo que a textura pode oferecer:
- Resistência: é um acabamento resistente a rachaduras, descamação e desgaste;
- Proteção: além de melhorar a estética, o grafiato também protege a superfície da parede contra danos causados pelos raios solares, sujeira e poluição.
- Variedade de texturas: o grafiato está disponível em diversas texturas, permitindo criar acabamentos personalizados, que podem variar de rugosos a mais suaves, tudo dependerá da estética escolhida para cada ambiente;
- Versatilidade: pode ser usado tanto em áreas internas quanto externas;
- Fácil manutenção: fácil de limpar e de manter. Uma simples lavagem ou limpeza ocasional é geralmente suficiente para mantê-lo com boa aparência;
- Camuflagem de imperfeições: pode ser aplicado para esconder pequenas imperfeições na superfície, como fissuras, rachaduras ou irregularidades;
- Resistência ao mofo e umidade: pode resistir a problemas comuns de umidade e mofo, o que é muito útil em áreas externas ou molhadas como a lavanderia;
- Estética personalizável: pode ser encontrado em diferentes cores para se adequar a proposta de cada projeto de decoração. Outra opção é adicionar pigmentos ou corantes à massa do grafiato para obter a cor desejada;
- Isolamento térmico e acústico: pode proporcionar algum isolamento térmico e acústico, ajudando a melhorar o conforto em ambientes internos.
- Durabilidade: quando aplicado e mantido adequadamente, o grafiato pode durar muitos anos, tornando-se uma escolha econômica de acabamento a longo prazo.
Nos ambientes internos fica muito bonito combinar um grafiato com outra parede lisa da mesma cor, veja um passo a passo completo de como pintar parede.
Como aplicar grafiato na parede?
Agora que você já conhece algumas características do grafiato, que tal colocar a mão na massa para renovar alguma parede aí da sua casa?
Separamos um passo a passo para te ajudar, acompanhe:
1. Prepare o ambiente
Antes de sair passando o grafiato na parede, proteja os móveis e o chão com um pano ou plástico.
Para um acabamento perfeito, cole fita crepe nos rodapés e no teto. Caso você queira uma meia parede, use este material também para delimitar a área que deseja alterar.
2. Prepare a parede
Verifique se não tem relevos, fissuras e trincados na parede. Você pode usar a massa corrida e a lixa para deixar a superfície mais lisa possível.
Ao terminar, lembre-se de limpar o pó que a lixa deixou, ele pode atrapalhar a fixação do grafiato. É importante também passar um selante para deixar a superfície pronta para o grafiato.
3. Aplique o grafiato
Algumas massas para grafiato já vem prontas para serem aplicadas, mas é sempre bom ler o rótulo para confirmar se não precisa adicionar alguma proporção de água.
Você precisará de uma desempenadeira de aço para aplicar o produto na parede e uma espátula para auxiliar em todo o processo.
A massa do grafiato é arenosa e grossa, comece pegando uma quantidade pequena com a espátula e coloque na desempenadeira de aço.
Aplique a camada na parede, a princípio a camada vai ficar bem grosseira. Depois da aplicação, corra a desempenadeira na superfície para retirar o excesso de massa.
4. Faça o acabamento
Para fazer os riscos característicos do grafiato você precisará de uma desempenadeira de plástico.
Existem diversas formas de “riscar” como na horizontal, na vertical ou nos dois sentidos, formando um xadrez. Aqui é a hora de usar a imaginação e ver o que mais te agrada e combina com o visual da sua casa.
E você já conhecia o grafiato? Se você continua em dúvidas no acabamento da sua parede, dê uma olhadinha no efeito da textura com parede com esponja.
Aqui no blog da Meu Rodapé você encontra diversas ideias para deixar sua casa ainda mais linda, continue acompanhando!