Ao pensar nos principais tipos de fachadas a serem explorados, muitos podem estranhar, em um primeiro momento, a ideia de uma fachada de pedras.
Entretanto, essa opção ganha cada vez mais espaço ao trazer aspectos rústicos para a frente dos imóveis que, de quebra, oferecem muita originalidade e praticidade na manutenção.
Para explorar da melhor maneira possível essa possibilidade, confira, aqui no blog Meu Rodapé, os conceitos, principais vantagens e tantos tipos de pedras que podem ser utilizadas para a composição destas fachadas.
Veja todas as informações que você precisa para começar a construir a frente dos sonhos para o seu lar!
O que é uma fachada de pedras?
Uma fachada de pedras é, como o nome entrega, um muro composto principal ou totalmente por rochas.
É possível explorar estilos em que a superfície seja composta por pedras em estados mais naturais — com tamanhos e formas irregulares — ou versões mais trabalhadas, com rochas cortadas e polidas para uma parede mais uniforme.
É um modelo que remete aos designs mais clássicos, tanto pelo perfil da própria matéria-prima como por conta da paleta de cores mais terrosa e densa que podem ser exploradas com os minérios.
Quais as principais vantagens de uma fachada de pedras?
As principais vantagens de optar por uma fachada de pedras vão de aspectos práticos até questões estéticas que, se é a primeira vez que você está buscando informações sobre essa possibilidade, pode te surpreender!
As questões de praticidade na manutenção passam diretamente pela resistência natural das pedras. Trata-se de uma fachada plenamente capaz de aguentar danos proporcionados por fenômenos climáticos e até mesmo impactos, o que reduz os gastos com manutenção.
Sem contar que também está entre os modelos que menos exigem cuidados especiais para lavar.
Mas quando pensamos na estética, as vantagens vão além do ar mais “raiz” dado ao imóvel. Ao considerar que cada pedra conta formas e padrões únicos, cada parede construída de pedras — mesmo as versões polidas e devidamente igualadas — uma fachada composta por rochas permite que você tenha um muro exclusivo!
7 melhores pedras para se utilizar em fachadas
Com tantas possibilidades disponíveis, separamos para você as 7 melhores pedras para se utilizar na elaboração de fachadas.
As opções vão de rochas versáteis, que podem ser aproveitadas em diversos estilos, até versões com visual e formatos clássicos, prontos para compor o visual do imóvel com características únicas.
1. Granito como matéria-prima para fachadas
Um exemplo muito tradicional, que alia perfeitamente aspectos de beleza e durabilidade é o granito.
Muito presente em outras partes da casa, como em bancadas, pias, balcões e demais revestimentos, é uma opção sofisticada para fachadas, mas que ainda apresenta preços mais acessíveis do que o mármore, por exemplo.
Essa rocha magmática é encontrada em cores e padrões variados, que reforçam a beleza e a exclusividade de cada unidade dessas pedras.
Além disso, você pode explorar o granito também em versões escovadas — que deixam o material ainda mais impermeável — jateados ou flameados, que alteram a textura e deixam o granito mais aderente.
Veja também: 10 modelos de muros modernos para você conhecer se inspirar!
2. Pedra de São Tomé
A pedra de São Tomé é mais uma opção de alta durabilidade, baixo índice de absorção de água e, ao mesmo tempo, características que auxiliam no controle térmico do ambiente.
É um verdadeiro coringa, considerando que você consegue encontrá-la em variedade de tons, sendo elas mais brancas, amarelas, rosas ou mescladas, e em diferentes formatos — quadradas, retangulares, em cacos, filetes ou próprias para a elaboração de mosaicos.
Elas podem lembrar as fachadas de tijolinho! Aproveite para conferir essa opção também!
3. Ardósia
A ardósia é outra alternativa muito bonita utilizada em outros pontos do acabamento de uma casa, como compondo o piso.
É uma rocha metassedimentar de baixa porosidade e fina granulação, o que faz que você encontre ardósias em diferentes texturas para aproveitar nas fachadas.
As tonalidades de cinza e verde são elegantes e ornam muito bem como destaques em meio a outros tipos de componentes por cerca de 30 anos, sem absorver calor ou umidade.
4. Pedra de Seixos
Os seixos são facilmente reconhecidos pelo seu formato arredondado e superfície lisa, resultado, no caso das rochas naturais deste tipo, do constante contato com as águas dos rios onde são coletados.
Quando feitos artificialmente, são podem ser feitos de diversos tipos de pedras diferentes, enquanto as opções originais geralmente seguem um padrão quando comparadas com rochas coletadas no mesmo rio ou em regiões similares.
Considerando essas características e possibilidades, é possível levantar muros inteiros padronizados ou paredes que explorem seixos de diferentes cores.
5. Quartzito
O quartzito é uma pedra natural composta, em sua maioria, por quartzo, além de contar com outros minérios na sua estrutura.
Essas rochas metamórficas possuem granulação média além de ser recristalizada, o que além de reforçar a estética única, garante ainda mais dureza para o material.
Assim como o granito, seus padrões únicos transmitem requinte às paredes em um nível próximo do mármore, enquanto conta níveis de resistência que aguentam química e é mais um componente capaz de resistir bem ao calor do sol e à água.
6. Pedra Miracema
Pedras Miracemas são facilmente encontradas em uma variedade de formas, mais naturais ou trabalhadas.
Entretanto, está entre as opções que mais remetem à rusticidade das rochas — que combina muito bem com tendências da arquitetura brutalista — considerando seus tons acinzentados clássicos, além de resistência e durabilidade ideal para compor os espaços externos.
As texturas e padrões de cor brutos podem oferecer um destaque único para a sua fachada, além de contar com toda a resistência necessária para proteger sua casa!
7. Ônix
Fechamos essa lista especial com uma variante semipreciosa do quartzo, ideal para dar aquele toque requintado e muito elegante para sua fachada.
O ônix original pode ser encontrado em preto, branco — com algumas variantes apresentando listras brancas —, marrons e até vermelhas, enquanto versões artificiais podem contar com tons mais claros.
Fato é que, além dos aspectos físicos elegantes e brilho inconfundível, o ônix também é considerado por muitos como um cristal capaz de proteger energeticamente a casa, bem como canalizar energias para a conquista de objetivos.
Seja por questões práticas ou energéticas, essa pedra é mais uma alternativa marcante para você considerar.
Agora, você conhece melhor as 7 principais opções de materiais para você construir sua fachada de pedras. Explore combinações envolvendo essas rochas e outros elementos, ou opte por estruturar muros inteiros com este elemento clássico e rústico que, sobretudo, garantem muita proteção ao seu lar.
E conte com o blog da Meu Rodapé para conhecer outras opções de fachadas que podem ser utilizadas por você para dar um estilo marcante à sua casa.
Confira mais detalhes de como utilizar plantas para decorar e refrescar sua fachada — podendo até mesclar folhagens com as próprias pedras para criar uma frente única!