O painel ripado é um elemento decorativo que traz um charme a mais nos ambientes. Este item pode ser usado em paredes, como divisórias de cômodos, painéis de TV e até na cabeceira da cama.
Inicialmente, os painéis ripados eram produzidos somente em madeira, compostos por várias ripas. Atualmente, o mesmo efeito pode ser atingido com os painéis de EVA autocolante, uma opção mais acessível e de fácil instalação.
Independentemente do material escolhido, uma coisa é certa: este é um elemento versátil e moderno que combina com diversos ambientes e estilos decorativos.
Se você quer saber como fazer painel ripado, onde eles podem ser usados e conferir modelos de inspirações, continue a leitura!
O que é painel ripado?
Você, com certeza, já viu algum painel ripado em algum lugar, mas pode não ter associado o nome. Essa tendência está sendo muito utilizada tanto em ambientes residenciais quanto comerciais.
O painel ripado é uma estrutura formada por tiras compridas de madeira com espaçamento uniforme entre as unidades.
O efeito visual 3D é o que caracteriza o conjunto e, por isso, ele é usado como revestimento de parede para acrescentar textura, profundidade e elegância aos espaços.
Onde o painel ripado pode ser usado?
Para garantir um ar mais sofisticado para os cômodos, você pode usar o painel ripado na sala de TV, em escritórios, estabelecimentos comerciais, espaço de home office, salas de jantar, cozinhas, áreas gourmet e até em áreas externas.
Ele pode ser combinado com outros materiais e texturas como madeira lisa, tintas de diferentes cores, papel de parede, espelhos e revestimentos.
Qual o melhor material para painel ripado?
Quando entramos em uma discussão para chegar em qual o melhor material de painel ripado para escolher, é preciso considerar fatores como: durabilidade, preço e praticidade. No mercado, os principais disponíveis são: a madeira MDF, MDP e o EVA autocolante.
Os clássicos painéis em MDF têm uma estética muito bonita, porém tem um custo elevado e precisa de um cuidado para não manchar ou estufar. Já o MPD é mais barato, mas é uma madeira de qualidade inferior.
O EVA autocolante é a melhor opção para o painel ripado! Ele é um material resistente, econômico e maleável. É importante destacar que esse não é o famoso EVA utilizado em projetos escolares, é um material com características próprias para ser usado na decoração.
Assim como os rodapés, rodameios e boiseries feitos nesse material, os painéis de EVA são laváveis e possuem uma durabilidade enorme, facilitando a manutenção. Além disso, eles aceitam pintura, sendo totalmente personalizáveis.
As peças vêm com superfície autocolantes facilmente encaixadas para formar o painel, como veremos com mais detalhes no decorrer deste post, evitando gastos com mão de obra terceirizada.
Tipos de painéis ripados
Procurando no mercado, é possível encontrar variações de modelos de painel ripado para usar na decoração.
Nos elaborados em madeira, o que os diferencia é o tipo do material escolhido, a largura das ripas, as cores e a profundidade dos frisos.
Nos feitos em EVA autocolante, a variação dos estilos é um pouco maior. Afinal, além da largura e espaçamento das “ripas”, nesses modelos é possível trabalhar com formatos diferentes e padrões mais variados para formar diferentes paginações, como o desenho com tiras com recortes irregulares nas extremidades irregulares.
E também contamos com os modelos elaborados em EVA com laminação! A nossa linha Urban e Play, agora, integram o time dos melhores painéis ripados.
Como usar o painel ripado na decoração? Veja 5 inspirações!
O painel de parede pode ser usado na decoração de diversas formas e em diversos ambientes. Veja abaixo algumas sugestões:
1. Painel ripado na sala de estar
Este item decorativo é muito utilizado na sala de estar como painel de TV, ele pode ser combinado com uma madeira lisa e compor apenas uma parte da parede.
Outra forma de uso neste ambiente é instalá-lo atrás de uma poltrona ou sofá para destacar o móvel.
2. Painel ripado no quarto de casal
No quarto de casal, o painel de parede pode ser usado para compor a cabeceira de cama. Ele pode ocupar a parede toda ou harmonizar com outras texturas como papel de parede ou espelho.
Neste ambiente, também fica super charmoso embutir uma iluminação amarela no painel ripado para agregar mais aconchego o local.
Veja também: Como usar painel ripado com iluminação
3. Painel ripado quarto infantil
O painel ripado, muitas vezes, é associado ao uso da madeira em seu tom natural e, por isso, logo pensamos em espaços com decoração mais séria. Mas sabia que ele também é muito utilizado em quartos de crianças?
Aqui podemos explorar a técnica de meia parede para não deixar o ambiente carregado. Ele pode ser usado atrás do berço ou da cama para criar um ambiente lúdico na área de brincar.
O painel confeccionado em madeira e os em EVA estão disponíveis em diversas tonalidades que podem ser usadas de diversas formas.
4. Painel ripado no banheiro
O painel ripado também pode ser usado no banheiro ou lavabo para compor o móvel da bancada e dar um toque especial no ambiente. Combinar o uso com um espelho redondo com iluminação em LED quebra a linearidade e deixa um ar sofisticado.
Se você gosta do estilo de decoração industrial, por exemplo, vale a pena investir em painéis ripados em diferentes tonalidades de cinza ou até mesmo preto para combinar com revestimentos amadeirados.
5. Painel ripado em ambientes comerciais
O painel de parede é uma ótima opção para agregar projetos de escritórios, lojas, clínicas e salas de espera.
O item deixa esses ambientes comerciais mais aconchegante, podendo ser aplicado na área do café ou em uma parede grande, combinado com a logomarca do local.
6. Painel ripado na sala de jantar
Na sala de jantar, os móveis protagonistas são as cadeiras e as mesas. É muito comum utilizar um lustre para destacar e deixar essa área ainda mais iluminada para os momentos de confraternização.
Aqui, podemos explorar o painel ripado em uma das paredes e seguir para o teto para formar uma linha acima e agregar a decoração.
Se a sala de jantar é integrada à cozinha, o painel ripado pode ser instalado com um espaço maior entre as ripas e formar uma divisória charmosa entre estes ambientes.
Como fazer painel ripado em EVA?
Agora que já vimos como usar e as variações que existem, que tal colocar a mão na massa e montar um painel ripado aí na sua casa? Isso é possível com as peças em EVA autocolante.
Confira abaixo um passo a passo do processo:
- Determine o desenho que você irá fazer: parede toda, meia parede ou um detalhes;
- Meça o espaço de aplicação;
- Selecione a metragem correta considerando 10% a mais para percas em recortes;
- Corte as peças com estilete e uma régua;
- Retire a película da superfície autocolante;
- Aplique a peça na parede;
- Encaixe a próxima peça, formando o painel ripado.
Superfícies com tintas brilhosas, acetinadas, resinas ou vernizes precisam ser lixadas superficialmente no local onde o produto será aplicado para uma melhor aderência da cola. Caso seja preciso, pode aplicar a cola de contato para o reforço da instalação.
E aí, gostou de saber mais sobre esse recurso decorativo e conferir ideias de painel ripado? Aproveite e compartilhe este conteúdo com aquela amiga ou parente que pode estar vivenciando uma reforma!0