Com uma influência espanhola, grega e italiana marcante, a arquitetura mediterrânea é um estilo bastante característico que une elementos naturais com uma ampla presença da cor branca, tanto em áreas internas quanto externas. Sabe aquelas clássicas casinhas brancas, cheias de detalhes em azul, que vemos frequentemente em fotos de férias nas regiões da Grécia? Pois é, essa é uma ótima forma de definir esse estilo!
Mas, é claro que essa arquitetura não está presente apenas em regiões mediterrâneas. Com uma característica marcante de iluminação ampla, harmonia com a natureza no entorno e aspectos limpos, os projetos com o estilo mediterrâneo servem de inspirações para casas contemporâneas e para casas de praia em todas as regiões do mundo.
O efeito curvilíneo também é um aspecto que marca presença na arquitetura, conferindo um efeito improvisado, sabe? Esse efeito é, inclusive, originário do método artesanal que era muito utilizado em construções passadas e que, atualmente, remete a um projeto com aspecto natural rústico incrível! Quer conhecer mais sobre o estilo mediterrâneo? A gente te conta!
O que é a arquitetura mediterrânea?
A arquitetura mediterrânea são decorações e projetos que remetem casas das regiões litorâneas da Grécia, Turquia, Espanha, Itália e norte da África. A inspiração principal desse estilo, como o próprio nome sugere, é o mar mediterrâneo, transmitindo muito calor e, ao mesmo tempo, frescor presente nestas regiões.
Aliás, você notará que cores como azul, verde e branco são protagonistas nestes projetos justamente por essa inspiração vinda do mar mediterrâneo. Materiais naturais também são pontos marcantes nesse estilo, como vime, pedras e muita madeira. Isso porque, esses elementos proporcionam um visual aconchegado como ninguém!
Casas com arquitetura mediterrânea costumam apresentar terraços e aberturas. Acabamentos de gesso ou pedra, revestimentos cerâmicos, pisos em tons de terracota e madeira são outras características que você verá com frequência nesse estilo.
As paredes brancas podem ser consideradas o elemento chave dessa arquitetura. Além da luminosidade que o branco total transmite, paredes com essa tonalidade remete as casinhas gregas que ficam à beira-mar. Agora chegou a hora de saber como adicionar o estilo em seus projetos, vamos lá?
Como decorar com estilo mediterrâneo?
Com o frescor e o calor característico das regiões em que se originou, o estilo mediterrâneo é baseado no visual natural que encontramos nas zonas costeiras mediterrâneas. Dessa forma, as palavras-chave para adicionar aos projetos com essa décor é luminosidade e materiais naturais. Além disso, investir em cores neutras e que remete o mar e o céu também é um caminho certeiro para adquirir esse efeito leve e harmônico.
Conheça nossas dicas para criar uma decoração mediterrânea e se surpreenda com o resultado:
Revestimentos
Para o estilo mediterrâneo, os revestimentos para parede e piso contam, e muito! Aposte em paredes lisas brancas – que não podem faltar –, pisos em cores terracota, de azulejo ou madeira. Se desejar adicionar algo a mais nas paredes, os acabamentos em gesso ou pedra também são ótimas alternativas.
Móveis
Já para a mobília, móveis com acabamento em madeira oferecem um visual convidativo no espaço. Estas peças serão destaque na decoração interior dos espaços com o estilo. Investir em peças como vime e acabamentos mais rústicos também são bem-vindas!
Acabamentos
Apesar de ser uma arquitetura com um quê improvisado e despretensioso, os acabamentos ajudam a criar o efeito leve que é tão priorizado pelo estilo. Componha, por exemplo, as paredes internas brancas com rodapés autocolantes na mesma cor. Ou então, se não tiver medo de ousar, adicionar cores, como azul ou verde, nessas peças dá um toque mais chamativo para o espaço.
Para as fachadas, é possível investir no pórtico em forma de arco que remete às casas mais rústicas. Pergolados em varandas ou tendas de tecido também podem ser ótimas alternativas de acabamento para as áreas externas.
Cores
Para refletir a luminosidade do sol presente nessa arquitetura, invista em elementos, móveis e acabamentos em cores claras ou até mesmo pintadas totalmente de branco. Já para complementar a decoração, cores vibrantes são bem-vindas, desde que sigam a cartela de tons do mar. As cores mais presentes no estilo são azul, off-white, cinza, verde e marrom: tudo muito clean, hein?
Decoração
Com um visual muito similar ao estilo boho, as decorações da arquitetura mediterrânea são simplórias, clean e discretas. Espelhos com molduras em madeira, mesas e cadeiras com estilo industrial, sofás em tonalidades claras e tapetes de palha e sisal são vistos frequentemente nesses projetos.
Componha essa decoração com almofadas em estampas de azulejos ou listras, acessórios em madeira, abajures e todos os outros itens decorativos que transmitem simplicidade e aconchego.
O paisagismo também é indispensável, tanto em áreas externas quanto internas. Para as fechadas vidros em portas e janelas deixam o projeto mais iluminado. Não tenha medo de criar uma decoração com plantas, elas ajudam a transmitir o convite de relaxamento que o estilo mediterrâneo propõe. Inclusive, esses projetos também lembram o ar refrescante campestre, pode se inspirar neles para criar o seu!
E aí, gostou do estilo mediterrâneo? Lembre-se que a simplicidade e a preferência por materiais naturais são os elementos indispensáveis para formar esses projetos. Aposte também em características que oferecem aconchego e tranquilidade que essas regiões inspiradas proporcionam. Basicamente, espaços limpos, relaxantes, amplos e luminosos são a caracterização da arquitetura mediterrânea.
Esperamos que tenha gostado das dicas que selecionamos e que essa arquitetura tão completa tenha te inspirado a decorar ou redecorar a sua casa. Se você gosta de assuntos como esse de arquitetura e decoração, aqui no blog Meu Rodapé nós temos uma variedade de conteúdo, basta conhecê-los e ficar por dentro de todas as tendências de decoração!