As almofadas na decoração têm o poder de levar mais cor e aconchego aos ambientes! Versátil, elas podem ser usadas em diversos lugares, como no sofá, na poltrona, em um banco ou na cama para finalizar a decoração e deixar cada cantinho mais convidativo e acolhedor.
Mas diante de tantas opções de cores, tecidos, formatos, tamanhos e texturas, podem surgir dúvidas na hora de selecionar os modelos que vão compor a sua casa.
Para te ajudar, hoje, o blog da Meu Rodapé trouxe algumas dicas de combinação de almofadas para você fazer escolhas certeiras e criar ambientes harmônicos. Continue a leitura!
1. Use a paleta de cores do ambiente
Seja para ser um ponto de destaque ou um detalhe discreto, é muito importante escolher almofadas que estejam dentro da paleta de cores do ambiente.
Para decorações mais clássicas, que exploram cores neutras e terrosas, a aposta é combinar tom sobre tom. Uma almofada laranja, por exemplo, é uma ótima escolha para uma sala com sofá off-white e móveis em madeira crua.
Já para lugares onde se deseja destacar a almofada na decoração, cores vivas, como amarelo, roxo e azul, podem ser inseridas na decoração. Nesse caso, a dica é trazer outros objetos coloridos ao local, como um quadro na parede ou um puff.
As almofadas brancas e nudes são opções coringas que combinam com diversos estilos e podem decorar poltronas e sofás claros, escuros ou coloridos.
Além das almofadas, os quadros na parede ajudam a dar mais personalidade à decoração. Você tem dúvidas de como usá-los? Confira dicas de composição de quadros para a sala.
2. Aposte em texturas
As almofadas podem ser confeccionadas de diferentes tecidos e tramas. Suede, linho, seda, tricot, algodão, matelassê, plush e crochê são algumas das opções facilmente encontradas nas lojas de decoração.
Se quiser destacar esse objeto na decoração da sala de estar ou no quarto, experimente descombinar o tecido da almofada com o tecido do sofá ou da colcha. Elas podem até seguir o mesmo tom, mas as diferentes texturas farão uma diferença visual charmosa.
3. Cuidado com a quantidade
Um sofá cheio de almofadas atrai os olhares e convida ao descanso, não é mesmo? Mas, apesar de não ter uma regra, é preciso tomar cuidado com a quantidade desse item no local. O exagero pode criar um desequilíbrio na decoração e ainda deixar a superfície do móvel sem espaço para sentar e se acomodar.
A escolha vai depender do tamanho do sofá e se a sala de estar conta também com outros assentos que podem ser decorados com uma almofada, como uma poltrona ou um banco. A média de almofadas para decorar o sofá geralmente é de uma ou duas unidades a mais que o número de assentos. Assim, em um sofá com quatro lugares, o máximo de almofadas recomendadas é cinco.
Quanto à posição, em sofás menores, a dica é agrupar as almofadas nos cantos. Já nos maiores, pode-se criar composições de 2 ou 3 e distribuí-las ao longo do assento.
Você tem uma casa ou apartamento pequeno e quer dicas de decoração? Confira nosso post e saiba como ter uma sala pequena bem decorada!
4. Combine peças estampadas e lisas
As almofadas estampadas dão um toque especial na decoração! Você pode combinar diferentes padronagens como listras, florais, poás e cortes geométricos em um mesmo ambiente. Para deixar tudo bem harmonizado, o importante é elas terem um ponto de ligação como uma cor ou desenho.
A estampa com folhagens verdes é uma das preferidas para decorar uma varanda gourmet. Você pode adicionar almofadas com estampas de costela de adão e mesclar com opções listradas em cima de um espaçoso futon. Com certeza, esse será o local mais charmoso da casa!
5. Abuse da versatilidade das almofadas
Se você gosta de estar sempre mudando a decoração da casa, as almofadas são ótimos recursos para investir como ponto de alteração!
Elas são relativamente baratas se comparadas com pisos, revestimentos, móveis e acabamentos. Assim, podem ser trocadas facilmente sempre que você enjoar da combinação escolhida. A dica é manter uma base neutra e deixar esse acessório de decoração brilhar e definir o estilo do ambiente!
6. Equilibre diferentes formatos
Redonda, quadrada, formatos irregulares ou personalizadas! Equilibrar diferentes formatos de almofadas pode deixar a composição de um ambiente mais fluida e charmosa.
Em um quarto infantil com tema de astronauta, por exemplo, podemos explorar diferentes combinações de almofadas: uma com formato de foguete, unidades quadradas com desenho de planetas e modelos menores retangulares. Já no quarto de adolescente feminino, a almofada nó pode ser combinada com uma com tecido de pelinho seguindo a paleta rosa, cinza e preto.
E você, já tinha parado para pensar no poder das almofadas na decoração? Esperamos que as dicas sejam úteis para criar espaços bonitos e confortáveis aí no seu lar!
Aqui no blog da Meu Rodapé, você encontra conteúdos de decoração e diversas dicas de como combinar e harmonizar móveis e outros objetos no ambiente. Continue nos acompanhando!