Se você gosta de decorar a casa com pinturas e fotografias, certamente, reconhece a importância da moldura na proteção das obras.
Além dessa funcionalidade, o acabamento também exalta a beleza das imagens e ainda harmoniza o objeto decorativo com o estilo de cada ambiente. Entretanto, nem sempre é uma tarefa fácil emoldurar um quadro.
Por isso, no post de hoje, vamos te apresentar alguns tipos de molduras para quadros e dicas para escolher a que mais combina com a sua decoração, confira!
Os principais tipos de molduras de quadro
Existem diversas opções de estilos e modelos de molduras de quadros para escolher. Elas estão disponíveis em diferentes cores, larguras, materiais e designs.
A escolha dependerá do estilo da obra ou fotografia, da decoração do ambiente e também do gosto pessoal dos moradores. No fim deste post, daremos algumas dicas de como escolher e fazer algumas combinações.
Pronto para conferir quais são os tipos mais comuns de molduras de quadro em relação ao material que são confeccionadas?
1. Moldura de madeira
As molduras de madeira são as mais conhecidas e mais usadas para obras de arte e fotografias.
Além de estar presente na decoração de interiores, ela também é muito comum em galerias e museus, por fornecerem à obra uma aparência tradicional.
Essas molduras podem ser confeccionadas em carvalho, mogno, pinus e outros tipos de madeira, onde cada uma delas fornece cor e beleza diferente ao objeto.
Elas ainda podem ter acabamento liso, diferentes ranhuras, entalhes e relevos que fornecem um toque mais elegante, clássico ou moderno à moldura.
2. Moldura de metal
A moldura de metal fornece um toque contemporâneo ao ambiente. É uma ótima escolha destacar obras e fotos modernas.
Você pode encontrar opções disponíveis no dourado, prata ou preto. É um material leve, durável e de fácil manutenção.
3. Molduras de acrílico
Em decorações que seguem o estilo minimalista, as molduras de acrílico são recomendações perfeitas.
Podem contar com fixação aparente com parafusos cromados ou mais discretos, que fornecem um efeito flutuante da foto ou obra de arte.
Para as pessoas que gostam de cor, é possível encontrar opções de molduras de acrílico no verde, laranja, preto, amarelo e azul. São opções para compor ambientes mais modernos e alegres.
O quadro é um objeto decorativo muito versátil que pode compor o quarto, a cozinha, a sala, o escritório e até mesmo o banheiro. Conheça alguns modelos de quadros decorativos.
Como escolher a moldura do quadro?
As molduras são acabamentos que exaltam os quadros. É ainda uma forma de harmonizar esse objeto de decoração com o estilo já existente em um ambiente.
Mas diante da variedade de tipos de molduras, muitas pessoas sentem dificuldade na hora de escolher qual é o melhor na proposta de cada ambiente.
Por isso trouxemos 4 dicas para te ajudar nessa missão de deixar sua casa mais bonita decorada com os quadros, confira:
1. “Vista” os quadros com a moldura
A dica é essa mesmo: escolher o “look” certo para cada quadro. Podemos relacionar a moldura com uma roupa, escolhendo a que mais combina.
- Pinturas pedem uma moldura mais tradicional, como as de madeira;
- Já fotografias ou obras modernas podem explorar opções de acrílico e metal.
2. Atente-se a cor da moldura
Quando pensamos nas cores das molduras, logo vem a mente as neutras como branco e preto ou cores mais claras. Mas é possível ousar com opções coloridas e ter um resultado harmônico.
No caso de um quadro com cores fortes, podemos optar por uma moldura que segue a mesma paleta de cor. Outra dica é explorar a temperatura das cores: telas com cores frias casam bem com molduras que seguem o mesmo tom. Já as quentes, combinam com molduras quentes.
Mas é preciso tomar cuidado com essa dica nos quadros mais clássicos. Neste caso, prefira os tons claros e bege que vão realçar as cores das imagens.
3. Escolha uma proporção agradável
Você pode usar uma moldura larga para quadros menores, mas temos que analisar se essa obra ficará sozinha em uma parede ou se vai agregar uma composição de quadro.
Caso faça parte de uma composição, é mais harmônico manter a mesma proporção em todos os quadros combinados ou, ao menos, encontrar outro ponto de correspondência entre eles.
4. Invista em materiais de qualidade
Além de toda a parte estética da moldura, lembre-se que é um acabamento que vai proteger a obra ou a fotografia.
Por isso, escolha materiais de qualidade que sejam duráveis e fáceis de limpar. Afinal, o quadro na parede pode fazer parte da decoração por muitos anos.
Aqui, no blog da Meu Rodapé, você encontra diversas dicas de decoração para deixar seu lar mais bonito e decorado. E se você gostou das nossas dicas de moldura, confira no nosso site uma seção com quadros decorativos de diversos estilos.