A ideia de renovar ambientes ao mudar as paredes de um cômodo sempre é uma alternativa eficiente, isso considerando o aproveitamento do potencial de uma estrutura que pode apresentar muito mais do que uma cor simples, ou do que ser somente apoio para outras decorações.
Aplicar, portanto, uma nova textura de parede se torna uma solução para adicionar beleza, personalidade e muito estilo às estruturas do cômodo, aproveitando melhor a superfície para trazer mais um elemento estético que agregue à sua decoração e te faça se sentir ainda mais em casa.
E dentre as opções para se aplicar, o uso da textura de esponja nas paredes se destaca como possibilidade prática, que te dá total autonomia de trabalhar como quiser para criar padrões exclusivos.
Confira esse post da Meu Rodapé para aprender como fazer a textura de parede com esponja e deixe o interior das suas casas ainda mais bonitos.
Boa leitura!
O que é textura com esponja e como fazer?
A técnica de aplicação de textura com esponja se baseia em utilizar as respectivas esponjas sobre diversas superfícies.
O efeito se realiza ao pressionar ou bater rapidamente a ferramenta — a depender do efeito visual que se deseja obter — sobre as telas de pintura, peças de artesanato e, claro, também nas paredes.
Ainda no âmbito das pinturas, é possível encontrar essa técnica, também chamada de estêncil (em inglês, stencil), sendo classificada como algo próximo ao famoso pontilhismo.
Até por conta dessa referência, o ideal na aplicação da textura de parede com esponja é não arrastar a esponja, mas sim conservar o aspecto poroso deixado pelo instrumento.
O que é preciso para se aplicar a textura de esponja?
Para realizar a aplicação de textura de parede com esponja, o principal elemento é, obviamente, a esponja.
Aqui, vale ressaltar que há uma preferência pelo uso dos modelos de poliéster, considerando o toque macio e estrutura mais aerada que permite um efeito visual muito interessante. Mas o fato é que esse método é tão acessível que pode ser feito mesmo com as esponjas de lavar louça.
Fora isso, é necessário contar com a tinta que dará vida à textura de esponja na parede — sendo essa uma escolha que depende exclusivamente do seu gosto e do efeito que você busca aplicar.
Um detalhe que pode fazer a diferença, mas que também passa pelo seu gosto e opinião, é a aplicação de uma camada de massa antes de aplicar a técnica.
Isso permite que você possa contar com uma superfície mais lisa para aplicar a técnica, enquanto aproveita para oferecer uma camada de proteção contra a umidade e as altas temperaturas para sua parede.
Quais as possibilidades para aplicar textura de parede com esponja?
Por mais que a técnica seja relativamente simples, podendo ser feita por qualquer um, fato é que você precisa pensar bem em como você vai usá-la.
E mais: é preciso considerar, ainda, os melhores acompanhamentos na sua decoração para destacar a estética que se quer empregar.
Confira conosco algumas possibilidades para você explorar!
1. Textura de esponja por toda a parede
Você pode optar por utilizar a esponja por toda a parede, deixando a textura “esfumaçada” por toda a estrutura.
Essa é uma boa forma de destacar uma parede importante do cômodo, indo muito bem com quadros para enriquecer a estética da parede e contrabalancear o padrão proposto.
Nessa opção, você pode escolher por aplicar uma tinta de tonalidade similar à que já existe na parede, intensificando o efeito da textura de parede com esponja.
Outra possibilidade é usar uma cor que contraste com a atual do muro, já que o aspecto vazado deixado pela esponja deixaria esse contraste à mostra, dando uma cara única para o ambiente!
2. Textura de esponja em pontos estratégicos
Outra aplicação da textura de parede com esponja é de usar a técnica em pontos estratégicos, trazendo a leveza da esponja como elemento de destaque na superfície da estrutura.
Uma possibilidade interessante para se combinar nesse caso é apostar nos boiseries, que podem servir como molduras para a textura utilizada.
Agora você sabe tudo o que precisa para usar a textura de parede com esponja na sua casa. Não deixe de aproveitar da extrema praticidade que essa alternativa oferece, sendo possível que você mesmo faça e melhore visual da sua casa. Prepare sua esponja e as tintas, pense bem no estilo que vai abordar e na decoração que vai acompanhar e divirta-se!
Siga conferindo o blog da Meu Rodapé para aprender ainda mais sobre decorações e instalações que deixarão sua casa ainda mais bonita e aconchegante.
Conheça, por exemplo, 12 maneiras práticas de se aproveitar dos espaços embaixo da escada, para revolucionar esse espaço, muitas vezes, ignorado e trazer uma funcionalidade completamente nova ao cômodo.
Até o próximo post!