Após as paredes estarem erguidas e a laje da casa pronta, é hora de realizar o chapisco nessas superfícies. Essa camada é a que vai proteger as áreas contra umidade e garantir uma base mais aderente e lisa para o reboco.
Mas, em alguns casos, o chapisco não é alisado e é usado como uma técnica de textura de parede. A parede chapiscada normalmente fica na parte externa da casa. Sua textura irregular é muito explorada em muros e fachadas.
Quer saber mais sobre o chapisco e como conquistar esse efeito mais rústico na parede? Acompanhe o post de hoje!
O que é uma parede chapiscada?
Antes de explicarmos o que é a parede chapiscada, vamos entender primeiro o que é o chapisco.
A mistura de areia e cimento é chamada de, um tipo de massa, que forma uma base irregular e áspera na parede. É a camada que prepara a estrutura de tijolos para o acabamento liso do reboco, massa corrida e pintura.
Ele tem a principal função de dar mais aderência à superfície para o acabamento com o reboco. Uma parede onde o reboco é aplicado sem o chapisco tem grandes chances de apresentar problemas futuros como rachaduras e descolamentos. Além disso, o chapisco também protege a parede da umidade.
Por ter uma textura irregular e interessante, muita gente explora esse visual e opta por não fazer o acabamento liso em cima dessa camada. A parede chapiscada pode ser finalizada com o uso de tintas e impermeabilizantes para compor paredes bonitas e bem protegidas.
Esse tipo de acabamento é mais utilizado em áreas externas como fachadas, varandas, muros e garagens.
Quais são os tipos de chapiscos?
Existem basicamente 4 tipos de chapisco, classificados conforme a sua composição, características e aplicação, confira:
- Chapisco tradicional: composto por cimento, areia ou pó de pedra — proporção 1:2 a 1:3 — esse é o tipo mais comum de chapisco. Tem consistência para ser aplicado com colher de pedreiro. Ele possui a característica de ter excelente aspereza, resistência, endurecimento e adesão;
- Chapisco colante: utiliza argamassa de alta consistência formada por areia, cimento, aditivos retentores de água, polímeros e retardantes de pega. Tem propriedades adesivas e endurecimento para superfícies de baixa porosidade como vigas e colunas;
- Chapisco rolado: como o próprio nome sugere, este tipo de chapisco pode ser aplicado com rolo de pintura. A composição da massa leva cimento, areia fina e aditivos adesivos. Possui características físicas para ser aplicado em superfícies como EPS (poliestireno expandido);
- Chapisco com brita: esse é o tipo de chapisco menos conhecido. É utilizado mais para fins decorativos para criar texturas, principalmente em ambientes externos. Sua massa de aplicação leva britas ou pedra na composição.
Como fazer parede chapiscada?
Agora que você já sabe o que é chapisco e conheceu os principais tipos, que tal conferir como é feita a parede chapiscada? Já adiantamos que o processo é bem simples, mas precisa de alguns cuidados durante a execução. Acompanhe:
1. Separe os materiais de uso
Para fazer a parede chapiscada, você vai precisar de poucos materiais, veja a lista:
- Argamassa para o chapisco: vai depender de qual tipo você vai fazer. Para o preparo, siga as recomendações do rótulo e veja quais materiais extras você vai precisar, como areia, cimento e algum outro aditivo;
- Recipiente para diluir a massa;
- Colher de pedreiro, rolo de pintura ou desempenadeira (vai depender da consistência da massa);
- EPIs: óculos e luvas de proteção.
- Tintas ou impermeabilizantes, caso não for partir para a etapa do reboco.
2. Prepare a parede
Antes de partir para a aplicação da argamassa, é preciso preparar a parede para receber essa camada. Comece varrendo a superfície para retirar poeiras e impurezas. Essas partículas podem interferir na aderência da massa na parede.
Após isso, molhe a parede com água. É interessante destacar que os tijolos precisam de uma maior hidratação do que o concreto, então, capriche nesta etapa, caso este seja o seu caso.
3. Aplique a argamassa na parede molhada
Com os materiais em mãos e a parede molhada, é hora de começar a aplicar a massa! Existem algumas formas de fazer essa aplicação, que vai depender do tipo de chapisco que você quer fazer:
Chapisco tradicional, chapisco colante e chapisco com brita
Pegue a massa com a colher de pedreiro, ou desempenadeira, e lance a massa contra a parede. Esse processo pode ser um pouco difícil no início, mas com um pouco de treino ficará mais fácil.
Tome o cuidado de não jogar massa no mesmo lugar duas vezes. O resultado é uma parede irregular, mas não com relevos com muita diferença.
Chapisco rolado
No chapisco rolado, utiliza-se um rolo de espuma com poros, próprio para a técnica. A argamassa pode ser pega no balde ou na carriola diretamente com o rolo e aplicada na superfície da parede, como se fosse uma tinta.
Independentemente da técnica, a espessura do chapisco deve ser uma camada fina, com espessura de 3mm a 5mm.
4. Espere secar
O chapisco na parede pode demorar até mais de dois dias para secar. Sempre verifique as recomendações do fabricante quanto ao tempo de cura da massa. Após a secagem, já pode seguir com o reboco ou com a pintura.
Dúvidas na hora de pintar paredes? A Meu Rodapé preparou um passo a passo para quem quer começar a mudar as cores das paredes de casa.
Pode pintar parede chapiscada?
Sim! A textura da parede chapiscada é muito explorada e você pode mudar a cor do cimento com uma boa pintura para adequar ao estilo da sua casa. Porém, o processo pode ser um pouco trabalhoso.
Devido à irregularidade da superfície, a pintura com rolo pode não atingir as áreas mais baixas e você precisará retocar com um pincel onde a tinta não conseguiu chegar.
Aqui no blog da Meu Rodapé, você encontra diversas dicas sobre decoração. Hoje vimos sobre a parede chapiscada, um preparo comum nas construções, mas que também é explorado na decoração.