Pular para o conteúdo
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Menu
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Pesquisar

Estilo Vitoriano: a decoração inspirada na monarquia

  • Tendencias
  • 18/09/2023
  • Meu Rodapé

Download em formato PDF: 

Download PDF

Já imaginou morar em um lugar que lembra o Palácio Real? Com um lar em estilo vitoriano é possível se aproximar!

Hoje, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre o estilo vitoriano: como ele surgiu, suas principais características e elementos e como implementar na sua casa.

Continue a leitura.

Indíce

  • O que é estilo vitoriano?
  • Onde surgiu o estilo vitoriano?
  • Quais são as principais características do estilo vitoriano?
    • 1. Madeiras escuras
    • 2. Paredes ornamentadas
    • 3. Cores Claras
    • 4. Acabamento em capitonê
  • Quais os objetos decorativos que fazem parte do estilo vitoriano?
    • Utilize vasos
    • Quadros e espelhos
    • Luminárias são bem-vindas
    • Lustres e candelabros
  • Quando usar o estilo vitoriano em um projeto?

O que é estilo vitoriano?

O estilo vitoriano é um modelo de decoração de interiores que faz referência à “Era Vitoriana” (1837-1901) — quando o Reino Unido era governado pela Rainha Vitória.

Este período foi caracterizado pela prosperidade e lucros do reinado, que foram refletidos como ostentação e riqueza na arquitetura.

Embora antigo, o estilo perdurou por séculos e recentemente vem retornando ao gosto popular, com uma pegada mais moderna e que se adapta ao período atual.

Madeiras pesadas, cores claras e linhas curvas fazem desse um estilo muito único. Seus elementos são inconfundíveis e te transportam para outra época sem precisar sair de casa.

Onde surgiu o estilo vitoriano?

A arquitetura com estilo vitoriano surgiu no Reino Unido em 1837, quando a monarquia era reinada pela Rainha Vitória de Hanover.

O reinado de Vitória foi extremamente impactante na economia, política e cultura devido às grandes transformações que ocorreram na época.

Neste momento, o Reino Unido presenciava um grande crescimento econômico, decorrente da consolidação da supremacia inglesa no processo de colonização da África e da Ásia.

Ao mesmo tempo, a Revolução industrial acontecia a todo vapor, o que mais uma vez beneficiou as terras da rainha. A este ponto, a Inglaterra já era uma das nações mais poderosas do mundo, se espelhando no estilo de vida da população.

Classes que uma vez foram médias, prosperaram financeiramente, avançando para a classe burguesa. Esse crescimento econômico destacou o estilo vitoriano, onde o objetivo era ostentar suas riquezas, de maneira sofisticada e elegante.

Rainha Vitória de Hanover

Quais são as principais características do estilo vitoriano?

A arquitetura vitoriana foi altamente influenciada pelos movimentos Barroco, Rococó e Louis XV, que eram principalmente caracterizados por sua robustez, linhas curvas e cores claras, sem deixar de lado a sofisticação.

Móveis de madeira pesada, ornamentos de parede e o capitonê são elementos que compõem toda essa atmosfera nostálgica.

Vamos conhecer melhor algumas das principais características do estilo?

1. Madeiras escuras

A madeira é um item que aparece recorrentemente nas casas que seguem esse estilo. Peças em tons escuros ajudam a construir um ambiente clássico.

Os móveis elaborados em madeira maciça são muito bem estruturados. É comum você encontrar mesinhas de centro e cômodas produzidas para durar anos.

E já que estamos falando de madeira, nada melhor do que utilizar painéis ripados para aprimorar a decoração, certo? Eles integram salas de estar e deixam o ambiente equilibrado, além de potencializar o fator aconchego.

cadeira vitoriana bege e marrom

2. Paredes ornamentadas

As paredes do estilo vitoriano são charmosas e muito bem decoradas. Objetos como quadros e espelhos ganham molduras rebuscadas que destacam sua presença no ambiente.

Além das lindas molduras, a decoração se estende aos mínimos detalhes como rodapés e roda tetos, trazendo aconchego ao local.

parede com boiserie preto

3. Cores Claras

Mesmo que a extravagância faça parte deste universo, a sofisticação e requinte não podem ficar de fora.

Por isso, tonalidades claras e neutras são utilizadas nos espaços.

  • Cores claras como o rosa, bege e creme trazem leveza para as composições;
  • Já as neutras, como o marrom, verde e azul, agregam sobriedade.
  • O dourado também é bastante utilizado para integrar os móveis, seja em molduras, luminárias ou em pernas de cadeiras e banheiras.

Essas cores trabalham bem com detalhes delicados como os boiseries, que destacam a sua parede de forma discreta e elegante.

sala de estar monocromática

4. Acabamento em capitonê

O capitonê é um tipo de acabamento onde o tecido é finalizado com a aplicação de botões ou pespontos, formando quadrados e losangos no móvel.

Você já deve ter visto ele por aí em poltronas, sofás e até mesmo cabeceiras de cama. Ele é frequentemente encontrado no estilo vitoriano e harmoniza perfeitamente em quartos e salas.

sofá em capitonê

Quais os objetos decorativos que fazem parte do estilo vitoriano?

É claro que não só de móveis é feito o estilo vitoriano. Outros objetos decorativos contribuem para construir essa estética de forma efetiva!

Confira os principais elementos que você pode encontrar com facilidade e que vão fechar com chave de ouro a decoração:

Utilize vasos

Sim, os vasos são um ponto-chave para esse estilo!

Você pode preencher um vaso com um lindo arranjo de flores e colocá-lo sob um móvel que queira destacar. Mesinhas de centro, estantes e cômodas ficam ainda mais delicados com esse toque especial.

cadeira vitoriana ao lado de uma mesa lateral com vasos de flores e atrás uma cortina

Quadros e espelhos

Como mencionado anteriormente, quadros e espelhos são essenciais para a ornamentação de paredes.

Você pode ousar nas molduras, utilizar formatos bem robustos, e até aplicar uma outra dica, que é a utilização do dourado.

Se você tem receio de exagerar nos itens, calma! Isso porque tudo dependerá de como estiver o seu arranjo. Para isso, utilize cores que ajudem a destacar essas peças, assim o ambiente ficará equilibrado.

escrivaninha com espelho vitoriano

Luminárias são bem-vindas

Aqui, a dica é a mesma dos vasos. Procure um ponto da casa que você queira destacar e coloque uma luminária.

Além de existir uma infinidade de opções lindas, a luminosidade mais focada transforma qualquer ambiente em um espaço aconchegante.

luminária laranja acesa

Lustres e candelabros

Apesar do apelo de antiguidade que esses elementos possuem, sua presença é notável no estilo.

Você pode procurar opções repaginadas e modernas, que não alteram a simbologia do artefato, mas complementam sua decoração. São pontos de realce e chamam a atenção pela beleza inegável.

quarto vitoriano

Quando usar o estilo vitoriano em um projeto?

O estilo vitoriano pode ser aplicado em qualquer casa, desde que sejam feitas as escolhas certas para cada espaço.

Este tipo de decoração é indicado para quem procura sofisticação e elegância. Ele apresenta conforto e aconchego, sendo mais utilizado no quarto, salas de estar e de TV.

estampa estilo vitoriana

Agora, se você é uma pessoa minimalista, que preza pela praticidade e agilidade, não recomendamos muito. Ele é composto por diversos elementos e pode acabar dificultando a limpeza ou abertura de espaços.

Agora que você já conhece o estilo vitoriano, o que acha de aplicar em sua casa? Esperamos ter te ajudado!

Continue acompanhando o blog do Meu Rodapé para ficar por dentro de todas as novidades de design e decoração.

Meu Rodapé

Meu Rodapé

Nós, da Meu Rodapé, somos muito mais do que apenas uma fábrica de rodapés, molduras de EVA e acabamentos, somos também um portal de informações dedicado em ajudar e inspirar você, nosso leitor, a transformar seus ambientes favoritos. Tudo isso, por meio de dicas de decoração, tendências e novidades do ramo.Afinal, sabemos que só quem mora em um ambiente realmente confortável – e que seja completamente a sua cara –, vai saber o prazer e aconchego que essas decorações oferecem. E, por mais que muitas pessoas já tenham o hábito de procurar inspirações e trends relacionadas ao famoso DIY (Do It Yourself), aqui você tem centralizado os assuntos que mais se destacam.Bom, e aqui estamos! A Meu Rodapé, por meio deste blog, é um dos principais canais de DIY do Brasil, que já é muito forte nas redes sociais, pois mobilizamos mais de 400 mil pessoas para ver dicas de "faça você mesmo".Enfim, é porque a Meu Rodapé acredita que todo mundo merece viver em um ambiente confortável, que tenha a aura de lar, que nós trazemos tantos atalhos decorativos e todos os conteúdos cuidadosamente produzidos.Mantenha-se atualizado nas tendências e nos clássicos da decoração, e sinta-se preparado para transformar o seu lar, seu ambiente de trabalho e também, a sua forma de aproveitar bons momentos. Aqui, sempre terá um universo infinito de possibilidades.
PrevAnteriorMeia parede: dicas, usos e aplicação com painel de EVA
PróximoSócalo e roseta: conheça os benefícios destes acabamentos!Next
Roda teto: como aplicar e transformar o visual do seu ambiente Como usar cores neutras para valorizar painéis ripados, rodapés e boiseries Quais rodapés usar com piso vinílico: altura, cor e material ideais Erros comuns ao calcular metro quadrado: evite desperdícios em obras e reformas Rodapé de poliestireno ou MDF? Entenda as diferenças e vantagens
Roda teto: como aplicar e transformar o visual do seu ambiente
Como usar cores neutras para valorizar painéis ripados, rodapés e boiseries
Quais rodapés usar com piso vinílico: altura, cor e material ideais
Facebook Instagram Youtube Pinterest

©2021 Blog Meu Rodapé | UI & UX projetada por liveSEO