A decoração vintage é um estilo que ganhou forças em projetos decorativos para o lar, afinal de contas, o vintage não representa apenas elementos esquecidos em décadas passadas. Hoje, representa o clássico de forma poética e agrega personalidade para um espaço que poderia ser básico.
Por isso, se você deseja conhecer os fascínios desse estilo, sua definição, e ainda, como decorar os ambientes da casa com elementos desse aclamado estilo, não perca este blog post completo que nós da Meu Rodapé preparamos para você.
Siga conosco nessa interessante leitura!
O que é a decoração vintage?
A decoração vintage é um estilo decorativo que utiliza, como ornamentos, mobílias e objetos antigos ou com design que retratam décadas passadas, além disso, as paletas de cores equilibradas nesses itens também são usadas para referenciar a moda do passado.
Essa tendência, pode inclusive, estar presente também em outros elementos culturais, tais como estilos musicais, automóveis, vestuário ou em acessórios que compõem a decoração do lar.
Mas, afinal de contas, decoração vintage é o mesmo que retrô? Nós da Meu Rodapé trazemos a resposta para essa pergunta! Depois de conferi-la, aproveite também para conhecer decoração para o cantinho do café: do clássico ao moderno.
Quais as diferenças entre retrô e vintage?
Sim, a decoração vintage apresenta diferenças significativas do estilo retrô. A principal delas encontra-se no fato de que, o vintage utiliza elementos em ótimas condições, ainda que confeccionados em décadas passadas.
Por sua vez, o retrô faz menção apenas ao estilo, mas utiliza matéria-prima atual para a confecção de novas mobílias, eletrodomésticos ou elementos decorativos do lar.
Deseja conhecer os elementos da decoração vintage e como decorar um ambiente contando com móveis em geral, rodapés ou molduras, além de outros produtos decorativos em grande estilo? Confira na sequência!
Como decorar um ambiente vintage?
Agora que nós da Meu Rodapé já explicamos o que é essa decoração, além de como ela é diferenciada do estilo retrô, iremos apresentar, à seguir, algumas ideias de como decorar um ambiente com esse objetivo.
Você já está com papel e caneta em mãos? Vamos às dicas!
1. Selecione objetos e mobílias antigas
A primeira dica essencial para você que deseja implementar elementos da decoração vintage no lar, está interligada com a necessidade de seleção em móveis e objetos decorativos confeccionados em décadas passadas.
Sabe aquele sofá que o seu avô adquiriu em 1940, já restaurado e em ótimas condições? Adicione-o ao seu projeto! O mesmo vale para jogos em porcelana, mesinhas e uma série de elementos presentes no dia a dia familiar.
Não desperdice a chance de combiná-los em decorações que contem com rodameios ou boiseries, elementos essenciais em projetos decorativos.
2. Atenção na paleta de cores
Para trazer esse aspecto ao seu ambiente de forma genuína, é essencial a escolha de cores presentes em ambientes nas décadas passadas. Para lhe auxiliar na seleção, nós preparamos algumas sugestões para sua paleta: veja abaixo.
- Marsala
Marsala é uma cor presente em decorações vintage, afinal de contas, ela representa paletas em vermelho com um toque envelhecido, preciosos a este estilo.
- Tangerina
A cor tangerina é utilizada em projetos que visa o alto astral e a positividade. Deseja criar um ambiente vibrante, ainda que ressaltando elementos antigos? Aposte nessa opção!
- Rosé
O rosé é uma cor clássica entre os tons românticos, criando climas ainda mais intimistas. Opte por paletas românticas caso você queira criar salas, quartos ou demais ambientes aconchegantes.
- Creme
A cor creme é uma bela opção entre os tons amendoados. De fácil combinação, ela adapta-se a outros elementos decorativos presentes no espaço, como quadros, vasos, molduras e mobílias.
- Azul Tiffany
O azul tiffany é uma cor inspirada no azul turquesa, e como o próprio nome apresenta, busca elementos refinados em pedras preciosas e talhe de joias, criando ambientes versáteis e sofisticados.
3. Flores e folhagens são bem-vindas
Você consegue imaginar uma casa de avós sem a presença de flores e folhagens na composição? Pois na decoração vintage, os florais são elementos essenciais.
Adicione-os no planejamento de espaços com estes ares românticos, contando também com roda tetos, quadros decorativos e molduras que ressaltem as características vivas e naturais destas escolhas!
Decoração vintage para cada ambiente
Deseja incluir a decoração vintage em cada um dos ambientes da casa? Pois confira agora mesmo a seleção de imagens inspiradoras, que nós da Meu Rodapé, preparamos para você!
O papel de parede é um importante aliado na decoração vintage de salas de estar:
Aposte em tons pasteis ou paletas de cores românticas para a composição da decoração vintage de quartos:
Tapetes são elementos indispensáveis em ambientes vintage, adicione-os em sua sala de jantar, além de incluir roda tetos para ótimos contrastes:
Aposte em combinações de estilo na cozinha, espaço que pode conter eletrodomésticos modernos em sintonia com elementos da decoração vintage:
Nós da Meu Rodapé destacamos o investimento em elementos da decoração vintage no banheiro, inclua molduras de espelho, banheiras e iluminação neste estilo:
Os itens de iluminação são um ponto auge da decoração vintage, contado com arandelas em áreas externas:
Aposte em lustres, luminárias e castiçais para a composição da iluminação em decoração vintage nos ambientes sociais:
Quadros são itens decorativos essenciais para a composição de decoração vintage de todos os espaços da casa, além de ambientes corporativos, como escritórios:
Adicione plantas e folhagens no seu banheiro social: desta forma você terá o charme da decoração vintage no seu lar:
Conheça também a definição de banheiro social: o que é e dicas de como organizá-lo que preparamos especialmente para você!
Gostou deste blog post completo relacionado a decoração vintage e como implementá-la no seu projeto decorativo do lar? Pois acesse outras dicas e conteúdos presentes aqui no blog da Meu Rodapé, e siga-nos nas redes sociais.
Até a próxima!