Na hora de decorar e criar ambientes, a escolha das cores desempenha um papel fundamental na criação da atmosfera desejada. Levando tudo isso em conta, o marfim aparece como uma opção ao considerarmos sua suavidade e versatilidade.
Pensando nisso, o blog Meu Rodapé elaborou um guia exclusivo sobre a cor para descobrir como tirar o que há de melhor do marfim em elementos decorativos, móveis e até mesmo em combinações com outras paletas de cores na decoração. Conheça melhor a tonalidade e explore as muitas possibilidades que o marfim oferece.
Boa leitura!
Quais são as principais características da cor marfim?
A cor marfim pode ser classificada como um tom off-white — comparado, também, ao creme-claro por algumas pessoas — que apresentam toques de amarelo e marrom, resultando em uma tonalidade suave e muito elegante. O nome vem da clara semelhança com o tom do marfim natural — encontrado em presas de morsas e elefantes.
As principais características da cor marfim giram em torno da elegância discreta e versatilidade de aplicação na decoração, sendo uma escolha certeira para criar ambientes sofisticados. Outro aspecto importante a se considerar é sua natureza neutra, permitindo sua harmonização com uma variedade de cores e estilos, tornando-a uma opção de amplo uso na hora de dar o tom a uma decoração.
Conceitos artísticos e decorações onde o marfim se destaca
Todos os fatores já citados, que destacam o amplo potencial da cor marfim para decorar, também foram plenamente aproveitados por diversos movimentos artísticos e arquitetônicos. Vão dos conceitos mais tradicionais aos mais contemporâneos.
O marfim é uma ótima escolha para os estilos clássicos, adicionando uma sensação de sofisticação e atemporalidade aos ambientes. Indo além, a cor combina perfeitamente com linhas artísticas mais eruditas, como as pinturas barrocas e a arte nouveau no geral.
Prosseguindo na linha do tempo, chegamos à proximidade do marfim com a arquitetura minimalista. A cor aplicada em paredes proporciona uma base neutra e relaxante. Já móveis de design simplificado também ficam belíssimos com a tonalidade.
Por fim, é possível aproveitar a cor combinando-a com elementos da decoração tropical. Combine tons de marfim com azuis suaves e detalhes inspirados no mar para criar um refúgio à beira-mar em sua própria casa!
6 dicas de aplicação do marfim elementos decorativos e móveis
A cor marfim pode ser aplicada de várias maneiras na decoração de interiores, seja por meio de móveis, acessórios ou detalhes arquitetônicos, confira:
1. Aposte no marfim em móveis tradicionais
Opte por móveis em tons marfim para adicionar um toque de elegância aos espaços. Sofás, poltronas, mesas de centro e armários em marfim são escolhas populares que podem servir como peças-chave em sua decoração.
Outra bela alternativa é combinar detalhes da tonalidade com estrutura de mesas, estantes e demais móveis de madeira, apostando em detalhes que remetam ao marfim natural como complemento às madeiras nobres.
2. Adquira acessórios decorativos que ajudem a destacar o marfim
Adicione toques de marfim ao ambiente com o reforço de itens decorativos: almofadas, mantas, tapetes e cortinas que emulam a cor ou estejam em paletas que combinem com o tom são muito bem-vindas. Não podemos esquecer dos vasos, estatuetas e até mesmo composições de quadro para dar o toque final para o cômodo pautado na paleta marfim.
3. Associe os detalhes arquitetônicos minimalistas a tonalidade
Assim como nas artes plásticas, destacamos a proximidade do marfim com a elegante arquitetura minimalista. Isso porque, além da paleta no geral combinar bem com o conceito por trás do minimalismo no geral, a cor vai muito bem nos detalhes que compõem cada ambiente.
Considere pintar rodapés, molduras de janelas e portas para adicionar um toque de charme e elegância aos ambientes.
4. Combinações de cores com marfim
Para criar um ambiente harmonioso ao usar o marfim em combinação com outras cores, é importante considerar alternativas que complementem sua suavidade e delicadeza por aproximação ou por contraposição.
Azul-petróleo
A combinação da cor marfim com tons de azul-petróleo é perfeita para salas de estar — promovendo requinte para receber convidados. A junção das cores também é belíssima para ser aplicada em escritórios.
Verde-menta
O verde-menta adiciona um toque de frescor e serenidade quando combinado com marfim. A combinação é um excelente ponto de partida para estruturar uma decoração tipicamente tropical. A dupla é ideal para espaços de relaxamento, como banheiros, áreas de leitura e até mesmo ambientes externos.
Tons terrosos
Por fim, destacamos a paleta de cores terrosas — contendo bege, taupe, caramelo, marrom e similares — como combinação que não erra com o marfim. A indicação aqui é utilizar o mix das cores em áreas de convívio.
Esperamos que você tenha gostado de mais um material especialmente feito pelo blog da Meu Rodapé. E falando de mais conteúdos de qualidade disponíveis nas páginas, fica nossa recomendação para você explorar mais detalhes da decoração minimalista — conceito que, conforme destacado por aqui, tem tudo a ver com a cor marfim.
Até o próximo post!