As paletas de cores servem para transmitir sensações e criar atmosferas em qualquer ambiente, dependendo de como são utilizadas.
Se você quer um ambiente mais aconchegante e confortável, deverá optar por uma paleta de cores diferente daquelas voltadas para um ambiente mais sóbrio e formal.
As cores são fundamentais para dar vida e personalidade ao ambiente. Por meio da combinação de cores é possível alterar as dimensões do espaço e criar formas. Uma boa escolha de paleta com a iluminação resulta em um cômodo vivo, daqueles que não dá vontade de sair.
Para não errar na escolha da sua paleta, selecionamos um conteúdo explicando o que é paleta de cores, como criar uma, quais combinam com determinados estilos e mais! Inspire-se.
O que é paleta de cores na decoração?
A paleta de cores é uma seleção de tons que formam uma combinação harmoniosa e equilibrada e pretendem transmitir sensações ao observador.
Não existe uma regra para determinar quantos tons uma paleta deve conter. Isso dependerá da intenção de quem está criando a identidade visual e dando personalidade ao ambiente.
Os tons de uma paleta ajudam a determinar o estilo da decoração, atrair o olhar para determinados pontos do ambiente e criar uma atmosfera capaz de transmitir sensações.
Um ambiente que deseja transmitir uma atmosfera natural pode contar com os tons em verde, marrom e azul, por exemplo — isso porque são cores que estão relacionadas ao nosso planeta, daí surge o conceito de natureza.
Como criar uma paleta de cores na decoração?
Na internet, existem muitas ferramentas que possibilitam ter uma boa ideia das combinações de cores e como montar uma combinação cromática agradável. Mas quando falamos em decoração, essas ferramentas prontas não bastam.
É preciso ir além, incluir nessa pesquisa cromática detalhes sobre a personalidade e o gosto pessoal de quem estará no ambiente. Para te ajudar nessa jornada, listamos algumas dicas para você fazer uma boa escolha!
1. Pondere sobre o gosto e a personalidade
Se estiver planejando um ambiente para você ou até mesmo para outra pessoa, sempre considere os desejos e expectativas de quem estará no ambiente. Esse é um bom começo para eliminar tonalidades que poderiam incomodar a percepção dos usuários.
Entender a personalidade de quem vai usar o ambiente é fundamental para criar uma atmosfera acolhedora. Feito isso, é hora de definir o estilo da decoração.
2. Defina o estilo da decoração
O estilo arquitetônico e decorativo do espaço também deve concordar com as preferências pessoais dos usuários.
Existem estilos de decoração que naturalmente possuem paletas que combinam com seus aspectos, como uma decoração mais rústica, comum em casas de campo e casarões antigos, combina muito bem com os tons marrons ou tons terrosos. Eles proporcionam uma sensação de acolhimento.
Então, não deixe de se atentar ao conceito que será empregado à decoração, elas vão ajudar — e muito — na ambientação do lugar.
3. Entenda o significado das cores e o que transmitir
Não existe um significado padrão, pois cada contexto pede um tipo de análise sobre a simbologia e a teoria das cores.
Como já comentamos antes, as preferências e gostos são importantíssimos durante o processo de seleção das cores, por isso o que cabe aqui são sugestões para decorações agradáveis.
Branco: limpeza ou impessoalidade
Um tom neutro muito usado em diversas situações, transmite sensações de paz, calma e limpeza. É recomendado para qualquer tipo de ambiente, mas é preciso combiná-lo com cores vivas em objetos e acessórios ou o ambiente vai ficar com uma atmosfera impessoal.
Preto: sofisticação e escuridão
Outro tom neutro, o preto é associado a formalidade e sofisticação. Assim como o branco, não deve ter predominância extrema. Dessa forma evita atmosferas que transmitam sensações negativas como angústia, escuridão e tristeza.
Tons em azul: água e calmaria
O azul tem a característica de passar sensações de introspecção e meditação, indicado para ambientes que querem transmitir calma, serenidade e aconchego.
Por diminuir a frequência cardíaca e acalmar a respiração, o azul é recomendado para ambientes como quartos, salas para relaxamento e espaços de estudo. Assim como todos os tons, seu uso em demasia pode intensificar as sensações, provocando sono e angústia, por exemplo.
Tons em amarelo: luz e comunicação
Os tons amarelos estimulam o raciocínio, abrem o apetite e representam a luz, indicados para espaços escuros combinados com uma iluminação bem distribuída.
São recomendados para áreas comuns de convivência e lazer. Os tons mais claros emitem uma sensação de neutralidade, oposto aos tons fortes que são super estimulantes e podem passar a sensação de confusão se usado em demasia.
Tons em laranja: coragem e criatividade
Em doses certas, o laranja é um convite à criatividade, estimula também os sentidos e cria uma atmosfera comunicativa. Indicado para ambientes de muita interação, como áreas gourmets e salas de estar.
Por ser uma cor viva e vibrante, não é recomendada para quartos — e se usada excessivamente pode criar sensações de desentendimento.
Tons em verde: natureza e bem-estar
Os tons em verde sempre são associados à natureza e combinam muito bem com mobiliário em madeira.
Seu significado de crescimento e esperança estimula o bem-estar de quem permanece no ambiente. Em tons mais claros, transmite a sensação de serenidade, enquanto tons mais fortes e concentrados aumentam a energia.
Se usado incorretamente pode dar a impressão de opressão. É recomendado para salas de estar e ambientes sociais ou salas de espera e espaços de reunião.
Varie nas combinações
Agora é a hora de harmonizar os tons que você escolheu. É preciso pesquisar e pensar sobre como cada cor fará seu papel na decoração antes de partir para a ação.
Você pode decidir entre qual cor será predominante e qual estará presente apenas nos detalhes. Existem aplicativos que podem te auxiliar nessa decisão, mas como tudo na decoração, não deixe de considerar seus gostos e preferências pessoais.
Aposte nos contrastes
Os contrastes costumam ser uma opção certa para combinações. Além de trazer uma sensação mais ousada para o ambiente, destaca pontos específicos que você queira colocar em primeiro plano.
Para ter certeza que está acertando no contraste, experimente usar uma cor neutra como base, o cinza-escuro, por exemplo. Isso dará destaque para objetos e decorações coloridas no ambiente.
Paleta de cores dos principais estilos decorativos
Existe uma grande variedade de estilos e combinações de paletas para decoração. Listamos algumas das que estão mais em alta.
Minimalismo
A paleta minimalista geralmente usa cores neutras, combinando com o estilo, que preza pelo mínimo de informações no ambiente. Se você não quer tons neutros, a outra opção para o estilo minimalista é tom sobre tom.
O importante é procurar manter uma paleta monocromática para corresponder ao estilo arquitetônico.
As paletas que combinam com o estilo minimalista são:
- Tons neutros (cinza, branco, preto);
- Verde-escuro;
- Madeira clara.
Boho
As paletas para decoração em estilo Boho sempre são contrastantes. Um dos tons favoritos para esse estilo é o caramelo — e tanto o mobiliário quanto a decoração podem se misturar, criando uma atmosfera libertadora, vintage e rústica.
As paletas que caem bem com o estilo Boho na decoração são:
- Azul (escuro, claro e turquesa);
- Madeira avermelhada;
- Terracota;
- Verde;
- Creme;
- Branco.
Escandinavo
As paletas de decoração em estilo escandinavo contrastam tons neutros com cores vibrantes e decoração rústica.
O branco predomina, justamente para trazer a sensação de frio e neve das terras escandinavas. Mobiliário com madeira de demolição, objetos pendurados e expostos dão um tom mais despojado e casual, uma característica do estilo escandinavo.
Cores usadas em paletas para estilo escandinavo:
- Tons neutros (branco, preto, cinza);
- Amarelo;
- Madeira escura;
- Madeira branca;
- Azul-escuro.
Industrial
O estilo de decoração industrial deve conter elementos de concreto, tijolos aparentes e ferro. Nesse estilo, a beleza está muito além do acabamento bem finalizado. Por isso, as paletas escolhidas devem ser de tons sóbrios.
As cores que combinam com paletas industriais são:
- Tons neutros (cinza, preto, branco, grafite);
- Madeira;
- Verde.
Retrô
O estilo retrô é o mais descolado, pois é versátil e muito adaptável ao ambiente. As cores são fundamentais na decoração retro por conseguirem mexer com as sensações e o imaginário dos usuários.
A paleta de cores que combina com o estilo retrô pede:
- Rosa;
- Tons neutros;
- Tons pastéis;
- Branco;
- Preto;
- Castanho;
- Creme.
Clássica
Quando pensamos em clássico, pensamos em luxo. A decoração clássica pede um ambiente elegante, com decoração ornamentada e cores sofisticadas.
O estilo clássico também fica muito bem com brilho, então a paleta de cores na decoração clássica pode conter:
- Dourado;
- Prateado;
- Madeira escura;
- Creme;
- Branco;
- Marrom.
Agora que você já se inspirou, é só começar a planejar qual o seu estilo e paleta de cores favoritas. Continue acompanhando nossos posts!
Sempre estamos trazendo dicas de como decorar ambientes para seu lar ficar cada vez mais a sua cara!
Até a próxima!