Conhecida como um famoso movimento artístico, a Art nouveau tem como principal vertente as artes decorativas, no qual se abrangem o design, as artes visuais e a arquitetura. Originada na França do século XIX, o contexto histórico do estilo é tão interessante de analisar quanto suas obras.
Quando falamos do movimento, lembramos daquelas artes encantadoras, cheias de curvas — e que lembram até um conto de fadas, essa é exatamente a sensação que os artistas pretendiam passar.
O movimento defendeu a produção em massa, um reflexo da Revolução Industrial e a experimentação de materiais novos para a realização das obras. Essas artes inspiraram outras vanguardas de artes da arte moderna e, ainda, influenciou o design de interiores.
Prontos para conhecer mais sobre a Art Noveau?
O que é o estilo Art Nouveau?
Antes de definirmos as características, artistas e obras da Art Nouveau, precisamos determinar o que é, de fato, esse movimento.
O estilo, que significa em tradução literal “Arte Nova”, é um tipo de arte que coloca em foco representações orgânicas, elegantes e até mesmo oníricas.
Ao ver uma obra, deparamos com formas que não focam em uma simetria perfeita e detalhadamente calculada. Pelo contrário, encontramos figuras que remetem a ondas assimétricas, flores que enaltecem a natureza e figuras, principalmente femininas, que chegam a ser sublimes.
Nas artes decorativas e arquitetônicas do estilo, a criatividade e elegância fascinam. Com o uso de materiais considerados marcantes naquela época, como o ferro e o vidro, as construções se assemelham aos deslumbrantes palácios do Barroco e Rococó na França, assim como em seus vitrais.
As características dos materiais remetem bastante à decoração rústica! O que acha de aproveitar para conferir tudo sobre o assunto?!
Em qual contexto social a Art Nouveau se destacou?
A Art Nouveau se destacou no contexto social referente à Segunda Revolução Industrial, um momento em que as tecnologias de manufatura eram cada vez mais aprimoradas.
Assim, com as grandes fábricas, a questão da produção em massa passou a se fazer presente em muitos movimentos artísticos, incluindo esse.
No entanto, é importante mencionar que alguns artistas do movimento defendiam a produção em massa, uma vez que viabilizava o consumo de diversas camadas da população. Em contrapartida, outros artistas valorizavam o artesanato — o oposto da produção em massa.
Dessa forma, no ramo das decorações e construções arquitetônicas, enquanto uns artistas desse estilo utilizavam materiais de baixo custo, produziam a obra em grandes quantidades por valores baixos, outros utilizavam materiais caros, o que encarecia a obra.
Essa duplicidade evidenciou a questão social e econômica que a sociedade passava naquele século, e essa questão se refletiu diretamente nas artes.
Já que abordamos tópicos sociais, o que acha de saber mais sobre o estilo vitoriano? Veja os detalhes da decoração inspirada na monarquia.
Qual foi a principal conquista da Art Nouveau?
A Art Noveau conseguiu atingir a unificação da ideia de arte. Ou seja, não eram apenas pinturas que possuíam um viés decorativo e artístico característicos, elementos de decoração, escadas, espelhos, móveis e outros objetos cotidianos passaram a seguir o estilo.
O mesmo pode ser dito das construções arquitetônicas da Art Nouveau, que contavam com esses mesmos traços assimétricos, orgânicos e românticos. Assim, estamos falando de uma unidade do estilo, que se fez presente em diversos aspectos do dia a dia.
Quais são as principais características da Arte Nouveau?
Com obras tão únicas e magníficas, fica fácil identificar os traços marcantes da Art Nouveau. No entanto, o estilo possui um leque de aspectos para entender os detalhes do movimento artístico do século XIX.
Você vai ver que é bem fácil identificar uma obra do movimento, devido às características singulares! Entre as principais características temos:
1. Foco na arte decorativa
A principal característica do estilo é o foco nas artes decorativas. Ou seja, o design de interiores e de arquitetura eram o objetivo dos artistas da época, consequentemente as obras carregavam diversas características dessas artes.
2. Formas lineares assimétricas
No movimento, não existe um estudo rigoroso das formas a fim de deixá-las simetricamente alinhadas. As formas muitas vezes seguiam um padrão de ondas irregulares, remetendo aos elementos da natureza.
3. Elementos da natureza
Podemos ver nas obras muita presença da natureza, como folhas, flores e plantas. Esse fator se tornou uma das marcas registradas, de forma que o espectador passa a ter a sensação de harmonia com a natureza.
4. Influência do Barroco e Rococó
Sabemos que o Barroco e o Rococó foram estilos artísticos que se preocupavam com os elementos decorativos, as formas eram pomposas e chamavam bastante atenção. E é exatamente essa característica também adotou, com muito foco nas artes decorativas.
5. Presença do ferro, vidro, metal e madeira
Com a primeira e segunda Revolução Industrial, os artistas passaram a utilizar novos materiais descobertos pelas grandes fábricas. Com isso, as construções da arquitetura e outros elementos eram produzidos a partir desses quatro materiais.
Veja também os detalhes que fazem parte da arquitetura neoclássica, um movimento que visa inovar os conceitos já estabelecidos historicamente!
Qual foi a obra mais famosa da Art Nouveau?
A obra mais famosa da Art Nouveau é a litografia Zodíaco, do artista tchéco Alphonse Maria Mucha, o maior nome do movimento na área das ilustrações.
As obras de Mucha representam bem as características principais desse movimento artístico, sobretudo na questão das artes decorativas.
O artista tcheco, considerado por muitos um multi talentoso pintor e designer, fez obras incríveis e que se tornaram modelos atemporais de ensino para quem ingressa no mundo da ilustração.
Com cores outonais, marcadas por suas flores, natureza e mulheres, seus traços são inesquecíveis e inconfundíveis. Daydream, Gismonda, Spring e Sarah Bernhardt são lindas obras feitas por Alphonse e que inspiraram vários outros artistas, como Jasmin Darnell.
Já que estamos falando de pinturas, o que acha de conferir os quadros que fazem parte do catálogo da Meu Rodapé?! No nosso site, você encontra obras das seguintes categorias:
Quais os principais artistas da Art Nouveau?
Apesar do estilo artístico ter sua origem na França, a Art Nouveau foi propagada em vários outros países da Europa.
Dessa forma, a Art Nouveau foi ganhando força por todo o continente. Veja abaixo os principais artistas do movimento:
- Alphonse Maria Mucha;
- Gustav Klimt;
- Antoni Gaudí;
- Emile Gallé;
- Victor Horta;
- Pierre Bonnard,
- Jan Toorop.
Qual artista que influenciou diretamente o Art Nouveau?
O artista que influenciou diretamente a Art Nouveau foi o francês Henri de Toulouse-Lautrec, um famoso pintor pós-impressionista.
Além disso, é importante citar também que o movimento artístico japonês ukiyo-e também foi uma inspiração para esses artistas. Na área das artes visuais, essas estampas se tornaram uma característica marcante, com figuras compostas de ornamentos muito elegantes.
Assim, esse foi um dos estilos artísticos que mais marcou a arte moderna e, ainda, representou de forma clara como a situação social e econômica se encontrava naquelas épocas.
As obras da Art Nouveau atualmente voltaram a fazer sucesso na opinião popular, com elementos neoclássicos e elegantes que deixam a decoração de qualquer lugar elegante e repleta de criatividade!
O que acha de complementar a leitura conhecendo os principais estilos arquitetônicos existentes?